A dor de não poder ser mãe

5.6.17
Sempre vivi aterrorizada pela possibilidade de não poder ter filhos, quis Deus que os tivesse e sou grata por isso.

Mas sei de pessoas que por vários motivos não o conseguem ser e por mais que não seja a minha realidade, acredito que deva ser dos maiores golpes para uma mulher.

Até porque existe uma grande pressão social para que a mulher seja mãe e muitas vezes damos por nós em perguntas indiscretas, "quando é que vais ser mãe?; Para quando um bebé?
Perdendo a noção de como aquelas perguntas podem afetar aquela mulher.

Depois de conhecer esta realidade de perto, muitas vezes evito estas perguntas inconvenientes pois sem querer posso estar a fazer sofrer alguém.

Deve ser uma dor muito forte!

Uma coisa é a mulher por opção não querer ser mãe, que para mim é super válido. Até porque nem todas as mulheres tem de ser mães.

Outra é ser obrigada a isso. Contudo mãe não é só quem gera mas sim quem cria com amor.

Todas as mulheres que não podem ser mães biológicas devem procurar outros caminhos. Pois o mais importante numa mãe é criar, é dar afectos, é educar.



No outro dia tive oportunidade de conhecer uma associação que ajuda crianças com carências afetivas. Basicamente tem a missão de encontrar para cada criança ou jovem sinalizado, uma família voluntária que pretenda ser um amigo p'ra vida. Proporcionando assim à criança momentos em família.  Ou então ajudar no processo de adopção, para quem tenha esse objetivo.

Vim de coração cheio e com imensa vontade de abraçar essa causa, mas tem de ser uma situação bem ponderada em família. Até porque crianças não são objetos decorativos, são para ser criados com amor e respeito.

Para todas as mulheres que passam por esta dura realidade o meu sincero respeito.






37 comentários:

  1. Por tudo isso, fiquei chocada quando vi a reportagem na tv, a semana passada, que o ano passado tinha sido o ano em que tinham havido que mais devoluções de crianças adotadas! E pior na sua maioria eram crianças até aos 3 anos :(...se o processo de adoção é moroso, se são feitos testes psicológicos aos futuros pais, se lhes são facultados todos os elementos da criança, se lhes é mesmo dada a possibilidade de conviverem antes da adoção, porque razão isso acontece? Que será destas crianças que voltam a ser abandonadas por quem as tinha escolhido amar?!
    Quando somos pais biológicos não temos escolha, aceitamos de coração e incondicionalmente o que nos calha na "rifa", mas quando somos pais de coração ainda temos a hipótese de escolher a quem amar...porque razão voltam a dececionar quem mais deles precisa?! Fico revoltada!!

    ResponderEliminar
  2. Deve ser uma dor muito forte quando uma mulher percebe que será difícil ou até impossível ser mãe.
    Não há nada melhor no mundo que gerar um bebé... e depois há quem os tenha e não os queira (não consigo perceber este facto) e esses bebés precisam tanto do amor de alguém...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dói muito sim.
      Dói muito quando o problema não é nosso e por amor continuamos a estar com a pessoa e pensar que o nosso amor é grande o suficiente para superar tudo isso, até ao dia (20 anos) que nos deixa, ai dói muito mais é uma dor de vazio, perda,
      de já passou o nosso momento agora é tarde...
      Dói não ter esse dom
      A sociedade faz com que essa ferida seja constantemente tocada e dói..
      A nossa sociedade coloca nos de lado, em uma simples conversa de mulheres a quem não tem filhos é de imediato negado o acesso (mesmo que inconscientemente) a certas conversas "nunca nos vais entender não és mãe"
      DÓI um dor que só que o queria muito entende

      Eliminar
  3. Sou uma mulher entre tantas que quis ser mãe e senti que o meu desejo poderia nunca ser concretizado. Não tem explicação o que se sente... Quem não passa por esta situação não dá valor o que é. Tive a sorte de ter um médico 5*****, ter amigas que me ouviam, ter uns chefes que entendiam o motivo das minhas ausências e tinha carta branca para faltar as vezes que fossem necessárias. Foram 3 longos anos com muitos períodos em baixo, muito choro, muita tristeza. Ao fim do 4º. tratamento de Fertilidade, quando menos contava que tivesse sucesso, engravidei de um embrião congelado. Ao fim de 2 anos, estava novamente grávida sem tratamento :). Sou uma mãe muito babada e orgulhosa de duas pestinhas lindas :).

    ResponderEliminar
  4. Olá Andreia,

    Tenho 25 anos, sonho com o dia que terei o meu bébe nas mãos.. embora toda a gente me diga que sou nova e que tenho imenso pela frente o meu coração aperta. Este ano fiz a minha consulta anual no ginecologista e segundo ele tenho "ovários preguiçosos", sim foram essas suas palavras e depois disso fui pesquisar o que poderia ser, quando obtive uma explicação ao termo dito pelo médico, foi como se alguém me tivesse tirado o tapete dos pés, como se o meu chão estivesse a desabar.. fez 2 anos que tento engravidar mas sem sucesso. A dor, a desilusão, a tristeza que me invade por saber que não consigo e não sei se vou conseguir invade-me dia após dia! Todos os dias vejo a sua storie no Instagram e o sorriso dos seus filhos alegram-me o dia!

    ResponderEliminar
  5. Lindo texto! Sou uma mulher que não pode gerar um filho. Uma anomalia genética me impedia de engravidar naturalmente. Além disso, não encontrava um companheiro de vida e o tempo foi passando. Aos 39 anos, a coisa piorou e fui obrigada a tirar o útero. As hemorragias eram constantes. Sim, é uma dor sem fim! Não descarto adotar uma criança, porém engravidar de quem você ama, parir, amamentar e reconhecer você naquela pessoinha é algo que nunca vou viver.

    ResponderEliminar
  6. Como é NÃO SER MÃE no dia das mães.
    Bom!...é ficar na expectativa de quem vai te ligar,
    Quem vai te mandar um bela mensagem de Tia eu te amo.
    É ruim acordar e não ver os filhos trazerem um cafezinho na cama kkk...
    Mas com o café também iriam vir aqueles probleminhas que toda mãe tem todos os dias e EU não tenho...
    Adoro NÃO te-los !!!

    Cheguei a conclusão de que ser TIA é bem melhor ...
    Vou inventar o dia das tias pra eu ganhar bastante presentes somente por isso!!!
    No mais, o meu amor é distribuído por onde eu vou.
    Até o marido acaba recebendo amor duplo de mãe, e ele aproveita e abusa da boa vontade de uma mulher cheia de carinho, tempo e amor ...
    Falando sério agora
    Eu creio que quando aceitamos a vontade de Deus em nossa vida,
    A vida fica mais leve...Você encontra alegria em outras coisas ...Com certeza.
    Eu AMO ser TIA e graças a Deus não sofro por não ser mãe. Sou uma Tia Feliz
    Amo demais meus sobrinhos
    Estou na área pra quando precisarem de mim ...
    Sou uma mulher ...
    sensível ...carinhosa ... amiga... até uma boa filha ...
    Sou boa cunhada também
    Mas...
    SOU uma SUPER TIA
    ARASEI no dia das MÃES
    Marice Campos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o seu testemunho. Parabéns por ser uma grande tia :)

      Eliminar
    2. ohhhhh q linda vc!!! Amo ser tia tb, sou daquelas bem corujas kkk. Ainda não separei minha NÃO MATERNIDADE, mas creio que um dia conseguirei.

      Eliminar
  7. Parabéns por se sentir assim. Eu sou tbm uma grande tia,mas,as vezes sinto uma angústia por nao poder ter filhos. Ate hoje,ja tenho meus 45 anos

    ResponderEliminar
  8. Que Deus abençoe a todas mulheres,mães ou não..

    ResponderEliminar
  9. Sei como é difícil, é uma dor muito ruim, sou casada ha 5 anos nos meus 2 anos de casamento eu e meu esposo descobrimos q eu n poderia ter filhos! E nois vem tentando a 5 anos ter um bebê!! É muito ruim quando saímos com algumas mães ou pais, q eles pergunta quando vai c os de vcs! Simplesmente temos de responder vamos deixar mais p frente um pouquinho... Pq sinto vergonha de poder dizer q eu não posso ter, me sinto mto envergonhada por isso.....😢

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Difícil muito difícil, sinceramente por vezes sinto não ser uma mulher completa, não sei se um dia superou, mas vamos seguindo.

      Eliminar
  10. E muito triste mesmo saber que você nunca vai poder ter filho por afim poder ser o sonho de muitas ser mas e isso acaba comigo por dentro 😪😪

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compartilho muito muito da sua dor. Fico arrasada vendo mulheres tendo filhos e mais filhos sem condições alguma e do outro lado mulheres sonhando como nós e não tem o direito.

      Eliminar
    2. Eu também agora que tá chegando dias das mães me sinto inútil uma árvore sem frutos

      Eliminar
  11. É uma dor insuportavél ameniza um tantinho e de repente vem nos massacrando e a pergunta que não se cala nunca. O porquê de nâo ser!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah 7 anos também vivo com essa angústia que nada é ninguém preenche esse vazio. Sou tia mais quero ser mãe é a cada dia meu ser fica triste porque não consigo e exames e mais exames e nada de descobrir porque não consigo essa dádiva. Mas tenho que conviver com isso ejá tenho 35 anos e cada dia tenho medo de não realizar esse sonho só Deus pode fazer isso e ninguém aqui na terra pode. A vida só vem ao mundo por permissão de Deus só peço a Ele que se não conseguir, não me deixe com esse vazio.

      Eliminar
    2. NOSSA É BEM ISSO!!! EU ME PERGUNTO PORQUE NÃO TIVE ESSE DIREITO? PORQUE NÃO ACONTECEU?

      Eliminar
  12. Como doe sob todo quando passam os anos e vc percebe que não tem nada mais a fazer

    ResponderEliminar
  13. Dói, mas dói muito. Estou com dificuldades em aceitar essa realidade em minha vida. Quero me libertar dessa dor, eu preciso continuar a viver. Eu desejo por muito tempo ser mãe, mas esse sonho tem ficado distante todas as vezes que eu e meu esposo consultamos o nosso médico. Eu me sinto desgastada. Eu preciso de força e fé no Senhor.

    ResponderEliminar
  14. Estou passando um momento difícil na minha vida. Sonhava em construir uma família. Ter meus filhos, mas muitas coisas aconteceram no caminho que não permitiram os meus sonhos se realizar. Tenho 38 anos e vejo que cada dia os meus sonhos se distânciam mais. Atualmente estou sem um companheiro e provavelmente vou ter que passar por uma cirurgia para retirar um ovário por motivo de cisto(endrometrioma). Isso está me causando depressão pelo fato de não ser mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exatamente assim minha vida. O tempo passou, cirurgia, marido errado, faculdade, trabalho.... Aos 42 tudo estabilizado marido novo ( ele vasectomizado, com filhos) reverter é caro, fertilidade para minha idade é cara e eu agora madrasta tentando amar e viver com meu maior sonho despedaçado.

      Eliminar
    2. Tenha calma eu também choro muito mesmo sobre

      Eliminar
  15. É exatamente o que sentimos quando não vemos mais saída, tenho 26 anos e hoje foi o dia de desistir do meu sonho. Um tratamento seria impossível pra mim nessas condições de hoje. Tenho endométriose e endometrioma no ovário perdi um, e mês que vem vou perde o outro. É algo que não dá pra explicar é uma dor imensurável, foi tudo tão rápido. Nem tive tempo de tentar entender tudo. Mas Deus sabe de todas as coisas mas é uma ferida que sempre estará aberta, e sempre vai ter alguém tocando.😕😢

    ResponderEliminar
  16. Eu n posso ter filhos, pois fiz uma cirurgia aos 13 anos histerectomia e não é fácil ser julgada por tanta gente

    ResponderEliminar
  17. Difícil mesmo só Deus para dar força 🙌

    ResponderEliminar