Os primeiros 1000 dias do nosso bebé

27.6.17
Em tempos tive oportunidade de assistir a uma conferência da Nestlé sobre a importância dos primeiros 1000 dias do bebé.

Ao contrário do que pensava, os primeiros 270 dias são contabilizados na gravidez, seguindo-se os 365 dias do primeiro ano de vida e por fim os 365 dias do segundo ano de vida. Tudo somado dá os 1000 dias.

É importante perceber que os primeiros 1000 dias tem uma influência muito grande na saúde futura do nosso filho.

Além de ter vindo com um conhecimento ainda maior sobre a alimentação que devo dar aos meus filhos vim de lá feliz pois percebi que embora a Nestlé seja uma empresa que produz leite adaptado é a favor da amamentação, aliás grande parte da conferência foi a falar da suas vantagens.

Para mim é de louvar essa atitude visto que a marca tem uma quota parte do seu negócio em leites adaptados. Só por isso a maneira que olhava para a marca mudou por completo.

Não que não gostasse da marca mas por tudo o que já tinha ouvido falar sobre os açucares inerentes aos seus produtos. Mas isso falarei noutro post.

Inclusive referiram o quanto é importante dar mama em exclusivo até aos 6 meses e que devemos sempre escolher o leite materno como primeira opção.

Isto porque não existe no mercado nenhum leite comparável com o da mãe. Contudo todo o leite adaptado que a Nestlé oferece é sujeito a estudos constantes para que se consiga igualar ao LM.
O Leite materno têm uma quantidade pequena de proteína e uma qualidade fantástica de aminoácidos que até a data por mais estudos que haja não se consegue imitar.

Não sou fundamentalista da amamentação, mas tenho consciência dos seus benefícios, por isso sempre incentivei os meus filhos à mama, não dando chuchas nos primeiros dias de vida e nunca usando tetinas que não se aproximassem do mamilo. Nem sempre o percurso foi fácil mas sempre que as dificuldades surgiam consultava uma CAM e aos poucos e poucos as coisas foram correndo bem.

Mas cada filho é um filho e se do T só consegui dar mama até aos 5 meses já do Baby FM ainda mama com 13 meses .

Fotografia | Sugar & Soul




O LM é o único alimento dinâmico, que se vai adaptando às necessidades do bebé pois vai variando com a lactação, ao longo do dia, entre mamadas e de mãe para mãe.




O LM reduz a diarreia, as infecções respiratórias, reduz a morte súbita e ajuda a diminuir a obesidade infantil e o aparecimento de cáries dentárias.

Mas para a mãe também tem imensas vantagens pois favorece a involução uterina (ocitocina) evitando assim as hemorragias no pós parto, ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade,  reduz o risco de cancro da mama e dos ovários e até ajuda a perder os quilinhos acumulados durante a gravidez.

Contudo é importante referir que não deixamos de ser piores mães senão amamentarmos, existem várias realidades e estas devem ser respeitadas pois o LM materno só funciona se a mãe tiver feliz.

Os bebés tem uma capacidade gástrica limitada, daí a importância de começar a diversificação alimentar entre os 4 e 6 meses.

É importante que após o LM tenhamos consciência do que é na realidade importante para os nossos filhos. E é aqui que entra a Nestlé, a maior empresa de nutrição infantil do mundo.

Sou aquela mãe que se preocupa em proporcionar uma alimentação saudável aos meus filhos e também sou daquelas que torce o nariz a tudo o que é comprado já feito. Embora por vezes para ser mais prático recorra eles mas dias não são dias.

O que é certo é que depois de ter ouvido nutricionistas e até pediatras a falar, deixei um pouco de lado a minha obsessão em fazer tudo em casa, pois na realidade quando preparamos a comida para os nossos filhos não sabemos quais as quantidades nutricionais que estamos a dar e é importante não exceder as doses recomendáveis de proteínas, de vitaminas. É aqui que entra as papas de compra pois ao contrário do que pensava são completamente seguras e com elevados padrões de qualidade pois tudo o que se refere a nutrição alimentar infantil está muito bem legislado.

O T com 20 dias
Fotografia by Centrimagem 






1 comentário: