O direito (ou não) de escolher o filho que vive e que morre

25.8.17


Partilharam comigo este filme e ao vê-lo é inevitável não ficar com um nó na garganta.

Questionei-me de imediato se nós pais temos o direito de escolher qual o filho que merece viver.

Será que nós pais temos direito em decidir??
Será que o governo tem direito em decidir quem nasce e morre??
Será que os médicos têm o direito de incentivar os pais a "matarem" os seus próprios filhos??

A minha opinião (que vale o que vale) é que NÃO!

O filho é nosso, sangue do nosso sangue e cabe a nós amá-lo, aceitá-lo da sua forma, do seu género tal como ele é.

Talvez o mundo onde vivemos nos leve à loucura da perfeição. Aliás a médica que falou comigo sobre a suspeita de T21 no T, foi peremptória "Se pudéssemos escolher filhos por catálogo, não escolheríamos este".

Na altura não respondi, não tive essa força, mas se fosse hoje tinha-lhe respondido, "tem razão doutora, jamais escolheria um tão perfeito como este".

Não é só os bebés de cor imaculada, de olhos claros e cabelos dourados que tem direito à vida mas sim todos.

A busca da perfeição assusta-me pois torna-nos pessoas mais pobres de espírito.

As crianças com T21 ou com outra patologia têm tanto direito à vida como outra qualquer. São estas crianças que tornam o mundo melhor, que fazem parar quem acha que é dono da razão, são elas que transmitem paz ao mundo.

É triste saber que em Portugal existe uma taxa de aborto de 95%, na Dinamarca 98%, em Inglaterra 90%, em França 77%, nos EUA 67% e que na Islândia atinge mesmo os 100%. Números assustadores, e que deixam pouca esperança aos pais que decidem continuar com a gravidez.

É triste saber que houve tantos bebés que não tiveram a oportunidade de serem felizes...





Trissomia 21 não é doença, não é uma aberração da natureza, não é incompatível com a vida! Trissomia 21 é apenas uma condição genética, provocada pela presença extra do cromossoma 21.



Posso afirmar que sou uma pessoa muito mais feliz com o T. Olhando para trás, choraria tudo da mesma forna pois independentemente de tudo nunca estamos preparados para tal, mas uma coisa é certa tinha aproveitado mais o T enquanto bebé, tinha perdido menos tempo a ler sobre a sua trissomia e tinha olhado mais para ele.

Tenho dois filhos, um achinesado, com o cromossoma extra, o outro com o cabelo dourado, com um sorriso que encanta um mundo. Os dois fazem-me feliz à sua maneira, os dois completam-me, os dois desafiam-me, os dois mostram-me o caminho que querem seguir.

Tenho poucas certezas na vida, mas tenho como certo que jamais seria uma mãe tão feliz e completa senão tivesse o T.

Como mãe do T tenho dúvidas, muitos medos, incertezas mas também tenho isso tudo com o Baby FM.

Este vídeo faz pensar e questiona-nos sobre os nossos valores humanos.

Para pais que tenham um diagnóstico com trissomia 21, antes de qualquer decisão, percebam o que é na realidade e ouçam quem vive de perto com o cromossoma do amor.

Hoje sou grata pelo filho que tenho e por não ter tido esta decisão cruel nas minhas mãos.



14 comentários:

  1. Não podia concordar mais com o q foi escrito! Durante a minha gravidez gemelar num dos bebés a probabilidade de T21 era enorme de 1/31 e foi-me aconselhado na altura fazer biópsia. Na Mac qdo fui repetir a eco e o resultado foi semelhante o médico referiu-se à bebé como o feto mau. Ainda me arrepio quando me lembro das palavras " se quiser optar por tirar o bebé mau corre o risco de perder o bebé bom" ao q eu respondi " para mim não existe nem bom nem mau eu não faço a biópsia pq para mim T21 não é doença"
    Saí da Mac indignadíssima e a pensar como pode um médico, ainda para mais ginecologista, referir-se a um bebé como bebé mau? aquele que não interessa para este mundo, aquele q não se vai adaptar, não interessa? Vivi a gravidez tranquilamente e até com a certeza que ia ter uma bebé com T21, nasceu sem mas tenho a certeza que se tivesse nascido com T21 eu seria igualmente feliz! Obrigada por existirem pessoas como a Andreia que não tiveram medo e seguiram em frente com a gravidez e hoje será muito mais feliz que aquelas que resolveram interromper a felicidade de serem mães de crianças especiais! Parabéns pelo Tomás que me parece ser maravilhoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Lilia, fico perplexa com a insensibilidade dos médicos. Parece que estudaram anos para nada pois na realidade pouco sabem dos síndromes. Fico feliz em saber que o seu "bebé mau" nasceu bem. Obrigada pelas palavras. Um beijinho

      Eliminar
  2. Ai Andreia...tenho 3 filhos "perfeitos", vivi 2 gravidezes normais, mas tentei sempre fugir ao exame da picada. Questionava porque tinha de o fazer, se era assim tão necessário. Eu não tinha medo do resultado, mas sim do que poderiam temtar convencer-me medoante o resultado.
    Passei por um aborto espontâneo entre aa dias gravidezes e não o desejo a ninguém.

    Felicidades para toda a família, que linda que ela é. O Tomás parece ser uma criança muito feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Clara pela sua mensagem e carinho :)
      O Tomás é sem dúvida muito feliz!!
      Muitas felicidades!
      Um grande beijinho nosso

      Eliminar
  3. Primeiro que tudo boa noite. Gostava de lhe colocar uma questão. A Andreia não teve opção de escolha tal como eu não tive, apesar dos nossos bebés terem patologias completamente diferentes. Acredito que efectivamente e depois do nascimento do T. a sua opinião tenha mudado (uma experiência destas faz com que tudo mude nas nossas vidas) mas se tivesse havido opção de escolha? Teria pensado da mesma maneira? Se o bebé FM fosse diagnosticado com T21? A verdade é que pode não ser uma doença, mas carece de outro tipo de cuidados que como nós bem sabemos não têm ajudas de ninguém. Gostaria de saber a sua opinião sincera. Beijinhos para o T, que é um menino adorável e fofo que doi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tónicha, só soube no parto é uma verdade mas foi sempre um assunto que não perdi muito tempo a pensar. Posso dizer-lhe que eu e o meu marido nunca falamos sobre a trissomia ou outros síndromes. Não consigo dizer o que faria porque acho que só quem passa pela situação é que sabe o que lhe vai no coração naquele momento. Uma coisa é certa se soubesse o que sei hoje não hesitaria em ter. Os únicos cuidados que tenho com o Tomás é no seu desenvolvimento, onde tento lhe dar acesso a muitas terapias para que ele se desenvolva de uma forma natural. Felizmente que os cuidados médicos que tenho com o T são exactamente iguais ao que tenho com o Francisco. O que acho é que existe muita falta de apoio do estado aos pais pois as terapias são todas muito caras.
      Fui o mais sincera :)
      Muito obrigada pelo carinho :)
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Pois......mas o problema para muitos pais é esse mesmo, não terem dinheiro para que os filhos tenham acesso ao maior numero de terapias diversificadas e tantas outras coisas que sao relevantes no seu desenvolvimento. Na vida real existem muitas famílias que vivem com pouco e mal dá para as despesas de casa e alimentação e o sns pode dispor somente de 0.45m semanal de terapias....e os pais p acompanharem o filho têm q falltar pois não há entidades patronais de dêem uma manhã por semana ao funcionario.....e estaria aqui a mencionar mais situações. A Andreia pertence a uma classe social que pode pensar assim.....mas quem não tem essas oportunidades deve pensar muito bem na opção de ter ou não. A vida é injusta ��

      Eliminar
    3. Pois......mas o problema para muitos pais é esse mesmo, não terem dinheiro para que os filhos tenham acesso ao maior numero de terapias diversificadas e tantas outras coisas que sao relevantes no seu desenvolvimento. Na vida real existem muitas famílias que vivem com pouco e mal dá para as despesas de casa e alimentação e o sns pode dispor somente de 0.45m semanal de terapias....e os pais p acompanharem o filho têm q falltar pois não há entidades patronais de dêem uma manhã por semana ao funcionario.....e estaria aqui a mencionar mais situações. A Andreia pertence a uma classe social que pode pensar assim.....mas quem não tem essas oportunidades deve pensar muito bem na opção de ter ou não. A vida é injusta ��

      Eliminar
  4. olá eu estou a gestar um menino com t21 foi-me explicado da pior maneira possível o que é a trissomia 21 com uma serie de nuncas, falaram logo para ponderar o aborto pois sendo na opinião da doutora o mais viável. Nao vou interromper mas peço a Deus todos os dias que me ajude e agradeço-lhe por me dar força suficiente para ouvir o meu coração e não o coração dos outros porque não vejo a hora de ter meu Rafael nos meus braços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Carla, vai correr tudo bem acredite, vai ser super feliz com o seu Rafael e ele todos os dias vai mostra-lhe o caminho. Força!! Parabéns :) Um grande beijinho

      Eliminar
  5. Eu acho que filho é filho, é do nosso sangue, da nossa carne! Se eu tivesse um filho com t21 eu não abortaria, porque é como a Andreia diz, não é uma doença é só uma diferença. Agora existem doenças bem piores, que certamente é melhor abortar que ter porque serão crianças que nunca serão felizes, que só irão sentir dor. Não é o que se deseja, mas o Tomás, é a prova de que efetivamente uma familia pode ser feliz ao conviver de frente com este problema. Ainda bem que a Andreia criou esta página, pois isto certamente vai ajudar muita gente a desmistificar a doença, a ajudar a provar como uma criança de T21 pode ser linda (apesar dos olhos mais rasgados) e pode ser bem tratada e acarinhada pelos pais. Ser feliz com este problema é possivel, basta ter muito amor para dar e ter bom senso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia, é isso mesmo que penso. Um filho é nosso e deve ser amado desde sempre. E a pequena diferença não deve ditar o "fim" do nosso filho. Agora casos incompatíveis com a vida, sou a favor porque não adianta de nada.
      O Tomás é o meu maior orgulho e sou super feliz por ser a mãe dele. :)

      Eliminar
  6. Boa noite a todas.
    Eu coloco as coisas de outra forma ainda... E quando recebemos nos braços um filho "perfeito" e por alguma contrariedade da vida, seja ela uma doença ou um acidente, esse nosso filho "perfeito" fica menos "perfeito"?
    Também seremos aconselhadas a nos desfazer dele? E se isso acontecer quando o nosso filho "perfeito" tiver 7, 10, 18, 30 ou 50 anos? O "melhor" também será não o termos?
    Durante a minha primeira gravidez também eu passei pela angústia de ouvir "temos que fazer o exame para descartar todas aa situações e no caso se alguma suspeita se confirmar, ainda ter tempo de agir". Foi devastador... Graças a Deus tenho um Filho tão "perfeito" quanto o seu T, só não tem nenhum cromossoma a mais. Mas desde dessa altura que penso que a partir do memomento que sabemos que vamos ser mães vivemos e viveremos para sempre com a angústia de que poderá acontecer alguma coisa ao nosso Ser "perfeito". E isso pode acontecer a qualquer momento! No momento da concepção, durante a gravidez, durante o parto ou até mesmo ao longo do resto das suas vidas!
    Temos o direito de escolher, sim e a decisão cabe única e exclusivamente aos pais. O que eu espero e anseio para todos é que acima de tudo seja uma escolha consciente e informada. Mesmo porque os exames não são 100% fiáveis. E se na maioria das vezes os resultados acabam por se confirmar outras vezes não...
    Ao longo de todo o texto coloco o perfeito entre "", porque para uma mãe todo o filho é perfeito independentemente das diferenças que possa ter. Seja ele um cromossoma a mais, um pé boto, uma fenda palatina, uma perda auditiva... São a Nossa Perfeição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100% Todas as mães tem um filho perfeito com as suas virtudes e defeitos como todos nós. A perfeição só se consegue com a imperfeição. Uma mãe desde que sabe que está grávida nunca mais está descansada porque nunca estaremos livres que algo aconteça ao nosso filho. Nem tudo na vida pode ser controlado por nós 😘

      Eliminar