Socorro! O meu bebé não dorme

31.8.17
Podia ter sido eu a escrever isto, mas não...

Socorro! O meu bebé não dorme é o mais recente livro da Dra. Clementina Almeida, Psicóloga clínica especialista em bebés.

Aproveitei as férias para ler, algo que já não fazia há três anos. Infelizmente o stress do dia a dia não me deixa tempo (nenhum) para grandes leituras... tenho uma série de livros na mesa de cabeceira que gostava de ler mas sempre que os vou para ler não passo da primeira página.


Este livro devia fazer parte da lista da maternidade. Desde o seu prefácio até ao fim que é fantástico! Só tenho pena de não o ter lido antes de o T ter nascido.

Não vos quero desvendar muito sobre este livro pois tiraria toda a sua piada mas deixo-vos algumas notas que acho importantes.

"É lindo, pega bem na mama, só chora quando tem fome... e já dorme cinco horas seguidas!". 

Uma frase tão curta e simples mas tão inalcansável para a maioria das mães. Pelo menos eu faço parte daquela percentagem de mães que nos primeiros meses de vida do seu filho nunca dormiu mais de 2 horas seguidas.

O Sono do bebé é dos assuntos que mais preocupa os pais, mas na realidade e se pensarmos bem o mais natural e normal é os bebés acordarem, seja pelas cólicas, porque têm frio, calor, fome ou simplesmente porque precisam de um aconchego.

Todos os bebés são diferentes, uns demoram dias, outros meses e outros anos para dormirem a noite toda. No meu caso o T demorou seis meses até dormir uma noite compelta, já o Baby FM já contamos com 16 meses de noites mal dormidas. Houve uma altura que começou a dormir a noite toda, até que de um momento para o outro sem saber como e porquê voltou a acordar várias vezes durante a noite.

Com o livro percebei que muitas vezes o "excitex" dos bebés é derivado a quererem a nossa atenção. A realidade é que nós pais temos muito pouco de qualidade com os nossos filhos e por isso eles à noite resistem tantas vezes para se manterem acordados, tudo isto porque querem a nossa atenção, querem sentir o nosso cheiro, querem o nosso mimo.

O período mais crítico dos bebés é do fim da tarde à meia noite, pois eles tentam a todo o custo manterem-se acordados para captarem a máxima a nossa atenção.

Os bebés precisam de nós o dia todo e não é só durante o dia que devemos satisfazer as suas necessidades, eles à noite também precisam de nós por mais que isso implique umas belas horas de sono.

Outra coisa que li e que fez todo o sentido para mim foi, quantas de nós já ouvimos que os bebés devem de aprender a acalmarem-se sozinhos? Muitas! Mas se pensarmos bem, nós adultos quando estamos tristes e desamparados precisamos de um ombro amigo para nos aconchegar o coração. Porque é que com um bebé seria diferente? Dá que pensar...

Deixar um bebé a chorar é como se lhe estivermos a dizer que não nos importamos com ele...  Os cérebros dos bebés que são deixados sozinhos, forçados a dormirem sozinhos perdem oportunidades únicas de estimulação sensorial pois o toque é muito importante nesta fase. Os bebés que choram sozinhos começam a deixar de nos chamar (chorar) pois a memória que têm é que de nada vale chorar pois ninguém aparece.
Quando os bebés choram sozinhos produzem no cérebro cortisol (hormona do stress) e se o seu cérebro ficar cheio de cortisol, inevitavelmente vai queimar neurónios.
Dar colo e responder às necessidades dos nossos filhos desenvolve uma maior capacidade dos nossos filhos se acalmarem sozinhos sempre que se sentirem tristes.
Dar colo ao contrário do que se diz não estraga um bebé mas sim contribui para adultos seguros de si próprios.

Vou dizer-vos o que fazia de mal:
  • Levar o bebé à exaustão - ERRADO 
Achava que deixá-lo exausto era o caminho certo para que ele adormecesse com mais facilidade. Afinal é ao contrário, isso só faz com que lute contra o sono. O certo é perceber quando é que eles precisam de dormir e aí pegar neles, cantar uma música, dar miminhos para que eles caiam no sono de uma forma tranquila
  • Estar a ver Televisão enquanto os embalamos - ERRADO
Uii... então aqui é melhor nem falar do meu exemplo, muitas vezes para não perder a novela, lá estava eu a tentar adormecer o Baby FM com todos aqueles estímulos visuais e sonoros. O truque é irmos para uma divisão da casa, onde possamos porporcionar um ambiente escurecido, sem estímulos exteriores.

O Baby FM ainda dorme comigo, sei que é junto a mim que se sente confortável,  e que ainda não está preparado para dormir no seu quarto. O primeiro sono é na sua cama mas assim que acorda vou buscá-lo e passa o resto da noite comigo.  Ao contrário do que se diz os bebés dormirem com as mães é favorável para eles. Os bebés precisam de nós à noite, precisam do nosso cheiro, do nosso toque da nossa respiração. Numa pesquisa feita mostra que os bebés que dormem com os pais choram menos durante a noite.

Vantagens dos bebés dormirem com os pais:
  • Têm temperaturas mais estáveis e ritmos cardíacos regulares.
  • Têm maiores níveis de hormonas de crescimento e de enzimas para o crescimento do cérebro.
  • Aumenta a autoestima.
  • Diminui problemas de comportamento.
  • Diminui problemas de saúde.
Estudos mostram que os bebés devem  ficar no quarto dos pais até aos 12 meses. A mudança para o seu quarto deve ser feita de um forma tranquila e com alguma paciência,  para isso devemos de começar a passar mais tempo no quarto a brincar com eles e nunca os devemos de meter de castigo no quarto pois assim vão associar o "mau" ao quarto. (Upssss...)

Estava aqui horas a escrever para vocês. Posso dizer-vos que aprendi bastante com este livro. 

Aprendi sobretudo que não existem fórmulas mágicas para meter os bebés a dormir, aprendi que cada bebé tem o seu ritmo e que os nossos filhos ao dormirem connosco pode ser benéfico para a sua saúde mental.

Adorei, Adorei o livro...

Tudo isto que vos escrevi é apenas uma pequena amostra do que está no livro.

Não percam a oportunidade de compra-lo, está disponível em qualquer livraria pelo preço de 14,40€.



Obrigada Dra. CA por este fantástico livro, que tanto me ensinou.

Bons Sonhos!!

Almofada | Emília - Made With Love





1 comentário:

  1. Tenho um menino de 3 meses que de dia só dorme no colo...4h na boa...se o meter na cama, acorda. De noite felizmente fica na cama mas dorme pouco de seguida...quando acontecem essas 5 horas para mim são noites fantásticas...é raríssimo... Estou a acabar de ler o livro e adorei também...

    ResponderEliminar