Seremos mães para toda a vida, mas eles só serão criança uma vez

11.8.17

"Respira. Serás mãe para toda a vida. Ensina as coisas importantes. As de verdade. A pular poços de água, a observar os bichinhos, a dar beijos de borboleta e braços bem fortes.

Não te esqueças desses abraços e não os negues nunca. Pode ser daqui a alguns anos, os abraços que sintas falta, sejam aqueles que não deste. Diz ao teu filho o quanto o amas, sempre que pensares isso.

Deixa ele imaginar. Imagina com ele. As paredes podem ser pintadas de novo, as coisas partem-se e são substituídas. Os gritos da mãe ficam. Muitas vezes podes lavar os pratos mais tarde. Enquanto limpas, ele cresce. Ele não precisa de tantos brinquedos. Trabalha menos e ama mais. Menos presentes e mais presença! E, acima de tudo, respira. Serás mãe por toda a vida, mas ele será criança só uma vez."



A vida é isto mesmo, uma correria e por vezes todos os segundos valem para o nosso crescimento profissional e deixa no nosso futuro marcas incalculáveis.

Não há dia que passe, que não pense que estou a ser "engolida" pela minha vida profissional e por querer tanto ser "perfeita" em tudo, por vezes o que importa mais na vida acaba por ficar para segundo plano.. talvez porque não sentiremos as consequências no imediato. Uma coisa tenho a certeza a vida não é feita só de email's, de reuniões, de telefonemas, de loiça para lavar, de chão para a aspirar.. a vida é muito mais que isto tudo!!

Há coisas que não abdico...

Não abdico de acompanhar o T em todas as terapias, vitórias alcançadase frustrações 
Não abdico de acomphar os meus filhos nas consultas médicas!
Não abdico de lhes dar banho!
Não abdico de brincar com eles até a noite cair!
Não abdico de ser eu a dar-lhes o beijinho de boa noite!

A mulher tem a tarefa mais difícil do Mundo, a de ser Mãe, ser Mulher e de ter uma carreira.

E nas 24 horas do dia é muito difícil atingir a perfeição em tudo. Vivemos para os nossos filhos é um facto, mas será que o dinheiro ao fim do mês que ganhamos por horas atrás de um computador vai compensar as horas distantes que estamos dos nossos filhos?!?

Penso que não... 

Talvez o T e o Baby FM prefiram a Mãe mais presente, do que ter todos aqueles brinquedos... não sei... Talvez ele deem mais valor a brincar com a Mãe todos os dias num simples jardim do que fazer uma viagem à Eurodisney.. Não sei...

Equações muito difíceis de resolver... mas que estão sempre presentes na minha cabeça.

Ninguém disse que ser Mãe seria fácil, e eu ainda estou no início... ciente que ainda tenho um longo caminho para desbravar.

Uma coisa eu sei, é hoje que lhes tenho que dar aquele beijo, é hoje que os tenho de carregar ao colo, é hoje que lhes tenho de dar aquele braço, porque o amanhã pode ser tarde...


3 comentários: