O filho perfeito

10.5.17
O mês de Maio sempre foi um mês especial para mim.

Frequentei a primária num colégio católico e lembro-me o quanto era especial para mim esse mês. Todos os dias sem excepção, as manhãs começavam na igreja a rezar o terço. E eu adorava todo aquele ritual (devia ser a única...)

Afinal Maio, é o mês de Maria. A Mãe de todos nós.

Hoje gosto em particular deste mês porque considero que também me pertence, pois também sou mãe .
Todas as mães gostam dos seus filhos sem igual, e eu não sou excepção, é por eles que o meu coração treme e que bate mais forte.

Nunca mais me esquecerei das palavras que a médica me disse quando estava a despistar a suposta T21 "Ouça Mãe, Se pudéssemos  escolher filhos por catálogo não era este que escolheríamos". Confesso que não tive resposta para tamanha barbaridade. Só conseguia pensar, como era possível estarem a dizer isso do meu filho, recusava-me a aceitar o "luto" que queriam que eu fizesse pelo meu filho que estava ali cheio de vida, com o seu coração tão pequenino a bater. Apertei a sua mão e disse-lhe bem baixinho "não importa o que as pessoas possam pensar, para mim és o filho que sempre sonhei, e por ti desbravarei caminho". 

Dois anos depois posso afirmar em voz alta, afinal aquela médica tinha toda a razão, se pudesse escolher jamais escolheria alguém tão perfeito como ele.




O T ensinou-me a olhar para a vida com outros olhos, com outra intensidade e a valorizar as pequenas conquistas como se de grandes se tratasse. Têm o melhor que se pode querer de uma pessoa, a sua sensibilidade inata e perspicácia.

Essa mesma médica disse-me que o "T nunca seria médico ou engenheiro", possível, não sei, mas também não posso garantir que o Baby FM o será. Eu própria não sou e a a maioria da população também não, por isso não consigo perceber o porquê de achar que só os médicos e engenheiros é que têm direito à vida...

Talvez pela ordem de ideias a maioria da população não devesse ter nascido. Mas acredito que assim a sociedade seria doente, sem diversidade, sem piada e sem vida pois somos todos nós com as nossas diferenças que construímos o mundo.

Infelizmente sinto que muitas vezes acabamos por estrangular os nossos filhos com esses padrões ditos perfeitos, proibindo os nossos filhos de viverem, de se desenvolverem ao seu ritmo, tudo em prol de uma perfeição que acredito que não exista.

Todos os dias olho para os meus filhos e aceito as suas valências e fragilidades tais como são pois para mim eles são perfeitos tal como são.

E se hoje me dessem a escolher, uma coisa tenho a certeza jamais iria conseguir escolher estes dois filhos, pois nunca iria escolher filhos tão perfeitos como eles.









11 comentários:

  1. Cada vez que leio os seus textos fico sem palavras...E este abalou-me profundamente pela crueldade das palavras que a senhora dra usou...Mas quem no seu juízo perfeito não quereria um filho maravilhoso como o Tomás??? Uma criança sensível, apaixonante e apaixonada pela vida, um menino de luz e com um sorriso que ilumina o mundo...E quem lhe disse a ela que o Tomás não será médico ou engenheiro??? O Tomás será o que quiser ser mas uma coisa tenho a certeza: jamais será insensível e preconceituoso como essa senhora é com toda a certeza. No mundo precisamos de seres humanos como o Tomás. Tem dois filhos lindos e maravilhosos e sem a conhecer tenho a certeza que a Andreia é também um ser humano especial e por essa razão Deus lhe deu o privilégio de ter a seu lado o Tomás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria pelo carinho. O Tomás sem dúvida que é uma criança mágica e que veio ao mundo para fazer a diferença ;) Muito obrigada pelas sua palavras.

      Eliminar
  2. Lindas palavras. Fiquei emocionada. Está tudo dito nas suas frases. Mesmo. Parabéns pela forma como escreve e transmite sentimentos. Parabéns pelos seus lindos filhos. São tudo para nós (mães) e são a eles que devemos dar o melhor de nós e filtrar opiniões ou ditos alheios. Muito bem. Beijinho e continue assim, com essa força e natureza únicas, sempre. 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho e por nos acompanhar :) São sem dúvida o melhor da nossa vida :)

      Eliminar
  3. Muito obrigada por nos acompanhar e por todo o carinho :) São uns traquinas que muitas vezes nos tiram do sério mas o melhor da vida :)

    ResponderEliminar
  4. Muito bom Andreia. Tem para o Tomás o melhor dos sonhos, amar de uma forma incondicional. A sua luta diária é fantástica e admirável. O Tomás não será médico ou engenheiro, mas será sempre muito amado e isso é lindo. Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Olá A.
    Nem sei bem o que escrever, essencialmente este é um pedido de ajuda.
    Visitei o seu blog este fim de semana, por indicação de uma enfermeira muito querida que conheci onde a minha bébé, a Maria Carolina está internada desde os 3 dias de vida.
    A Maria Carolina tem T21 e um tipo de leucemia associado á sua condição. Neste momento, graças a Deus a leucemia já se encontra "sob control" e por isso a minha cabeça está agora muito mais focada no futuro da MC. Mas tal como a A, eu também só soube no dia em que a MC nasceu (3.Abril.2017) que existiam suspeitas de T21.
    Ou seja, básicamente estou em panico, assusta-me a minha ignorancia quanto ao tema mas sei que a intervenção precoce fará toda a diferença no futuro da MC, e por isso gostaria de saber se é possivel contactá-la de alguma forma na intenção de que me possa ajudar com alguma informação e experiencia sobre o que posso eu, como mãe, fazer desde já.
    Obrigado e felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Carla, antes demais parabéns pela sua filha. Foi com um nó na garganta que li a sua mensagem..não pela T21 mas pela leucemia mas felizmente que já esta controlado!! É normal todo esses sentimentos mas a seu tempo vai ver que é tudo muito simples. Mande-me um email tomasmyspecialbaby@gmail.com para falarmos melhor e até falarmos por telefone.
      Obrigada
      Um beijinho de coração

      Eliminar