O B...A...BÁ do bebé

20.4.17
Hoje recorri uma vez mais à sessão do B...A...BÁ do bebé, feito por uma enfermeira ao domicílio. Podem ver tudo aqui.

Começamos por um momento mais dedicado a mim pois no olhar da Enfermeira é importante também olhar para a mãe. Confesso que no início não estava à espera mas depois do exercício achei super útil. Basicamente foram umas perguntas para fazer pensar no meu "eu", na minha vida de casal e na relação que tenho com os meus filhos. São perguntas que me fizeram parar e refletir sobre mim.

Depois seguimos para uma sessão de massagem aos baby's. Estavam super excitados e a massagem pouco os acalmou. As massagens aos bebés são tudo menos calmantes pelo menos para os meus filhos. (Podem ver o vídeo em no fim).



Por fim e o mais importante foi a abordagem aos temas onde estava a sentir mais "dificuldade", ou seja no sono e nas assaduras do Baby FM.
Para melhorar o sono do Baby FM aconselhou-me a criar uma rotina, criar o momento de dormir sempre à mesma hora e num ambiente calmo. Muitas vezes com o stress do dia a dia cometo o erro de querer adormecê-lo na sala e não é a melhor forma de o fazer pois existem muitos estímulos que vão influenciar o seu sono. Confesso que nunca tinha pensado nessa possibilidade.

Quanto à pele do baby por ser uma pele mais sensível aconselhou-me a mudar a fralda com uma maior frequência e embeber as compressas em água morna e limpar, secar, meter o creme barreira e voilá. Uma alternativa a água pode ser o linimento, eu utilizo o da Mustela e adoro.
Outra aspeto importante é que não devemos usar o creme barreira em todas as mudas de fralda, mas sim alternadamente.
E uma coisa que fiquei a saber, embora não usasse é que o pó de talco deve ser evitado pelo risco de toxicidade.

Houve coisas que já sabia, outras nem tanto mas é sempre bom ouvir de quem sabe todas estas dicas e sugestões.

Aconselho a 100% no primeiro ano de vida dos nossos filhos fazermos o B...A...Bá . Uma coisa é certa ficámos mães mais confiantes.

Entretanto no meio das nossas conversas desafiei a Enfermeira  para escrever uma rubrica todos os meses com assuntos do vosso interesse. Por isso em breve vamos ter uma rubrica mensal com assuntos relacionados com os cuidados de saúde para os nossos filhos. Espero que gostem da ideia. E para chegarmos ao encontro das vossas necessidades gostava que me deixassem os temas que gostassem de ver abordados.

E para quem quiser ter estas sessão em casa, deixo aqui os contatos:

Ângela Baptista 

















4 comentários:

  1. Olá para as assaduras não há nada como o Olidermil que é usado nas assaduras dos idosos acamados... Muito bom seca logo de um dia para o outro... Experimente

    ResponderEliminar
  2. A minha Maria adora uma boa massagem com esse Óleo da Mustela :)
    Anabela mãe da Maria Inês...um beijinho Andreia

    ResponderEliminar