Dicas e Truques de congelação

7.4.17
Gola | Be Chic














Para tornar a vida mais facilitada, optei por fazer sopas e pratos em maior quantidade para depois congelar e assim tornar as semanas mais calmas.

As sopas é certinho que faço sempre em quantidade para dar para vários dias, deixo no frigorífico apenas a dose para dois dias e o restante vai para o congelador.

Para o T apenas faço sopa de legumes pois já come o segundo prato, mas como Baby FM ainda só come sopa faço logo vários tipos de sopas, legumes, carne e peixe e depois vou alternando entre as refeições.

No meu caso, conservo as refeições naquelas embalagens de take away que podem encontrar em qualquer supermercado,  e as sopas ponho sempre nos copos da Avent próprios para congelação, devidamente assinalados a caneta.



Confesso que o que mais gosto é ter comida fresca, ao natural, acabadinha de sair do tacho mas como isso é utopia na minha logística familiar cedi ao congelador, mas obedeço sempre a umas regras dadas pela minha querida nutricionista Dra. MRA.

Hoje partilho convosco as dicas e truques que tanto me têm ajudado a congelar os meus alimentos:
  • A comida deve ser congelada depois de arrefecida ou seja à temperatura ambiente.
  • Congelar pequenas porções para beneficiar a congelação e facilitar o descongelamento.
  • Sempre que possível os alimentos, no caso dos pratos preparados, devem ser descongelados idealmente no frigorífico para que o processo seja o mais natural possível (para que consiga garantir o descongelamento sempre ao natural tiro a comida de véspera).
  • Os legumes/vegetais devem ser congelados sem casca ou sementes 
  • Os grãos e leguminosas pequenas podem ser congelados em garrafas de água de plástico pois assim ocupam menos espaço e é mais fácil controlar as porções ao descongelar. A garrafa funciona como um doseador.
  • Os alimentos podem ser congelados em recipientes e depois de congelados transferidos para sacos de plástico para ocuparem menos espaço no congelador.
  • Devem-se usar sacos de vácuo ou retirar todo o ar dos sacos de congelação para impedir que o gelo invada a comida.
  • Não se deve encher demasiado os recipientes pois a água presente nos alimentos expande-se na congelação e é isso que origina tampas a saltarem fora de tupperwares muitas vezes.
  • Deve-se evitar amontoar muitos sacos no congelador pois o ar frio precisa de circular e se não houver circulação há mais propensão para o aparecimento de gelo.

Espero que vos seja útil estas dicas!

Agora vou ali para a cozinha fazer sopinhas para depois congelar.








2 comentários:

  1. Obrigada pela sua partilha! Sou mãe de primeira viagem e muito Em breve vou entrar no mundo das sopas e regressar ao trabalho. Já tinha pensado nesta alternativa e agora que li este seu artigo retirei dicas muito úteis! Obrigada e felicidades! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Excelente partilha! Por aqui ainda nos estamos a habituar a várias rotinas com o baby e estas dicas vêm mesmo a calhar!

    ResponderEliminar