O lado negro da Amamentação

27.7.17
Hoje quem vos escreve é a Enfermeira Ângela...

“Enfermeira?! Já não consigo dar de mamar…ela não consegue abucanhar … as minhas mamas estão rijas…e a bebé só chora…e eu…também, são dores enormes.”


Ouvi esta frase de uma paciente minha, uma mulher com um bebé de um mês de vida. Vinha na companhia do seu marido. Ambos estavam com os olhos muito abertos, ansiosos, cansados! Felizmente estava ainda num processo inicial. Tinha o que se chama tecnicamente de mamas túrgidas ou ingurgitadas. A mama fica tão cheia (imaginem uma balão cheio quase a rebentar) que é impossível o bebé pegar para mamar. É como se escorrega-se, muito difícil fazer a prega mamária.

Como prometi no último post da “Querida Enfermeira” volto a escrever-vos sobre o mesmo tema mas, desta vez, sobre as complicações que podem surgir…e como podemos resolvê-las. Afinal…nem sempre é um processo fácil. Concordam?





Subida/Descida do Leite
  • Acontece em média ao 2º/3º dia do pós parto (+ precoce quanto mais cedo o bebé for colocado ao peito)
  • Poderá ser mais tardio se acontecer parto por cesariana, parto provocado ou 1º filho
  • As mamas tornam-se pesadas, congestionadas, quentes e dolorosas
  • É um estado de “Inflamação” considerado normal
  • É importante lembrar que o tamanho do peito não influencia a quantidade e qualidade do leite. 
Mamilos Dolorosos e/ou com Fissuras (Gretados)
  • São feridas ao nível do mamilo e auréola, mais frequente dias após começar a amamentação
  • Deve-se a uma técnica incorreta da amamentação.
Como evitar? 
  • Colocar o bebé numa posição correcta e verificar os sinais de boa pega. Podem ver tudo aqui.
  • Colocar o bebé ao peito, comprimindo ligeiramente com os dedos a zona que rodeia o mamilo facilitando a entrada deste na boca do bebé
  • Terminar a toma introduzindo o dedo suavemente na boca do bebé de forma a impedir um “largar” traumático
  • As mamadas não devem prolongar-se mais que 30 minutos (fazer da mama chucha)
  • Manter a zona limpa e seca, mas hidratada (com o próprio leite após cada mamada e o banho
  • Habitualmente assim que se corrige a pega o problema tende a desaparecer. Caso não aconteça poderá ser necessário o uso de pomada específica (recomendado pelo profissional que vos segue após avaliação).
Ingurgitamento mamário
  • Acontece quando o leite não é retirado em quantidades suficientes
  • As mamas ficam tensas, brilhantes e dolorosas e pode ser difícil ao bebé retirar o leite, pois o tecido glandular aumenta, o bico do peito torna-se mais pequeno sendo difícil de agarrar para ocorrer sucção mamária
Como resolver?
  •  Colocar o bebé à mama (se possível)
  •  Retirar o leite da mama com uma expressão manual (preferível) ou utilizar bomba de leite
  • Colocar o chuveiro com água morna antes da mamada
  • Massajar levemente com a ponta dos dedos ou com a mão fechada na direcção dos mamilos
  • Colocar compressas quentes e húmidas por cima das mamas, quando amamenta, durante aproximadamente 10minutos
  • Beber uma bebida morna
  • Após a mamada colocar gelo ou uma bolsa de frio durante 15 a 20 minutos
Bloqueio dos Ductos
  • É a obstrução de alguns dos canais que drenam o leite
  • Pode ser causado pelo uso de soutien apertado, pancada na mama ou por o bebé não sugar aquela parte da mama
  • Sente-se um nódulo doloroso (inchaço) localizado
  •  O local fica vermelho
  • Há mau estar localizado, mas sem febre
  • A sua resolução é semelhante à situação do ingurgitamento. A massagem localizada na mama tentando que ocorra a “destruição” do bloqueio é o mais eficaz.
Mastite
  • Processo infeccioso que deriva de uma obstrução não resolvida
  • É acompanhado de um conjunto de sintomas gerais: Mal-estar (tipo gripe), febre, cansaço acentuado e … Sintomas locais: Dor, inchaço, parte da mama avermelhada, quente com tumefacção e dolorosa.
Como resolver?
  • Repouso
  • Toma de antibiótico prescrito pelo médico assistente compatível com a amamentação
  • O aleitamento só deve ser interrompido se for necessário drenar cirurgicamente e/ou por indicação médica
  • Aplicação de compressas geladas após amamentação
Mum's Look
Fato de banho | Calzedonia
Chapéu | Maria Joah
Baby's Look
Body | Chilli Baby
Panamá | Be Chic 


Partilhem as vossas experiências e alguma questão que tenham sintam total liberdade de expor :)

Já sabem, têm suporte para vosso apoio: B Á BÁ do bebé.

Até breve

A vossa enfermeira

Ângela Baptista
b_a_badobebe@hotmail.com




28 comentários:

  1. Olá querida, no meu primeiro filho não consegui amamentar - tenho mamilos invertidos, e nunca consegui, mesmo com mamilos de silicone..nem com a bomba consegui retirar uma unica gota de leite! O peito virou pedra, veio a febre, e um estado de ansiedade já a virar para a depressão.. Passei muito mal. Agora, grávida novamente, tenho muito medo de voltar a tentar..fiquei muito traumatizada! O que posso fazer para que corra melhor? Obrigada! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia.Da breve descrição que fez do sucedido...parece que o ingurgitamento e possívelmente a mastite resultou do não conseguir amamentar e consequentemente acumular leite...no seu caso talvez relacionado com o mamilo invertido.Sera importante manter calma e esperar para vermos como estará a sua mama quando o bebê nascer.Compreendo que a experiencia anterior a tenha marcado,no entanto se.amamentar for algo em que acredita...tente sem pressões.Sera importante rodear se de apoio positivo.Existem tecnicas para tentar tornar o mamilo mais proeminente... será importante uma vigilancia da técnica de amamentação...se tiver interesse pode combinar um BABÁ do bebé dedicado a esse tema.Sera um prazer

      Eliminar
    2. Ola mamã Cátia.. Procure já uma CAM (conselheira de amamentação).. Se precisar de ajuda em encontrar uma diga. Essas conselheiras acompanham na presencialmente e ajudarão a ultrapassar todas as dificuldades.. Boa sorte

      Eliminar
    3. Obrigada pela partilha Sandra Lopes todavia deixe clarificar que de acordo com a evidência científica especializada não existem cuidados a realizar no pré parto que se reflitam ao nível da resolução de problemas mamários futuros.Somente usufruir ao máximo da gravidez tranquilamente com menos ansiedade possível.
      Cátia... queria acrescentar que o mamilo representa somente 1/3 da mama sendo que poderá verificar no post anterior que para uma técnica correta de amamentação deveremos contemplar outras estruturas e aspetos na mama 😉 Cá estarei com o suporte do B Á BÁ do bebé que pode visualizar no separador da Querida enfermeira.Deixo contato b_a_badobebe@hotmail.com

      Eliminar
  2. Como é que uma enfermeira diz : " fazer da mama chucha" ? A chucha é que foi inventada para imitar a mama, ou estou errada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está errada, mas só não entende quem não quer! É falar das coisas como elas são! Será preferível dizer "evitar que o bebe use a sua mama para outro fim que não alimentar-se!"?! Poupem-me!

      Eliminar
    2. Ah, já agora, a chucha para imitação está muito à quem!

      Eliminar
    3. A chucha é utilizada como técnica de sucção não nutritiva com o objetivo de satisfação oral do bebé. A expressão "nao fazer a mama de chupeta" é frequentemente utilizado pelos profissionais da área na tentativa de transmitir a ideia de que um bebe que esteja muito tempo a estimular o mamilo sem ser para succao nutritiva irá contribuir fortemente para complicações como os.mamilos gretados. A intenção do termo será facilitar a compreensão,ainda assim obrigada pelos comentários ☺

      Eliminar
    4. Sugiro ainda consulta do Manual de Aleitamento Materno no qual pode verificar a utilização da mesma expressão é demais esclarecimentos 😉

      Eliminar
    5. Enfermeira Ângela Baptista, aconselho um curso de CAM ou Assessora de Lactação. Talvez percebesse a importância da sucção não nutritiva na mama.

      Eliminar
    6. Só não entende quem não quer, não!! Será preferível dizer sucção não nutritiva. Devia mesmo atualizar esses conhecimentos, porque como já foi referido em outros comentários fica muito aquém!!

      Eliminar
  3. Olá ��
    Excelente texto!! Segundo filho e estamos em 12 meses de maminha!!! Uma dica que me ajudou no ingurgitamento mamário e no vloqueio dos ductos: para que a massagem fosse mais eficaz coloquei arroz (cru) dentro de duas meias de algodão, microondas 20 segundos para ficar morno e massagem... com uma meia acima da maminha e outra em baixo, com movimentos circulares!!! Ajudou muito mesmo!! ��

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!
    A minha bebé tem 2 meses e estou a amamentar em regime exclusivo livre demanda! Como sou muito stressadinha a probabilidade de ficar sem leite quando voltar a trabalhar é muita e gostava de ir tirando para ter algum Stock para a minha bebé.
    Tenho bomba elétrica contudo com a bomba só consigo retirar de uma das mamas, a outra como é maior a bomba não tem poder de sucção suficiente. O que me aconselha a fazer? Como é que poderei ir tirando leite sem comprometer as mamadas actuais? Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.Podera aumentar o ritmo da produção mamária, quanto maior o estímulo maior será a produção.Poderá aproveitar o período noturno,quando existe maior percentagem de prolactina.Existe depois algumas medidas que facilitam a saída do leite materno (ver post).
      Se possivel considere a hipótese de conseguir realizar extração de leite no local de trabalho,por vezes existe essa possibilidade.
      Muito importante verificar as normas para conservação segura do leite 😉
      Para.um.apoio ou mais diferenciado contacte b_a_badobebe@hotmail.com

      Eliminar
    2. Ah muito importante...usufrua com prazer de todos os momentos com o seu bebé é o maior e melhor estimulo😉

      Eliminar
  5. Peço desculpa mas existem várias incorreções neste artigo. Contar os minutos das mamadas? Isso foi à 30 anos, está mais que provado que os bebés devem mamar em livre demanda, quando e por quanto tempo quiserem. Até porque o fazer da mama chucha não existe. Existe sim sucção não nutritiva que também já foi demonstrado ser de elevada importância tanto para o bebé como para regular a produção de leite da mama. Estes são só alguns pontos, existem mais como o colocarbgelo na mama, nunca se coloca gelo mas sim frio... Devia ter mais cuidado ao escrever um artigo destes, pois para mamãs de primeira viagem ou pouco informadas poderá levar a uma negativa experiência de amamentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Félix Santos.Toda a informação colocada é devidamente sustentada e revista como não poderia deixar de ser.Alguma questão disponha em b_a_badobebe@hotmail.com obrigada

      Eliminar
    2. Olá Angela! Sou enfermeira pediatrica e CAM, será que me poderia facultar as referências de tais afirmações devidamente sustentadas e revistas? E que concordo plenamente com Félix Santos nas correcções que faz. E se uma enfermeira acha que a amamentação deve ter um papel puramente nutritivo, então algo está de facto muito mal na nossa sociedade!
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Sugiro leitura do post anterior ao esta explícito o papel da amamentação.Terei todo o prazer em esclarecer através do e-mail b_a_badobebe@hotmail.com

      Eliminar
    4. Sugiro leitura do post anterior onde está explícito o papel da amamentação, que nunca é referido como.somente nutritivo
      Terei todo o prazer em esclarecer através do e-mail b_a_badobebe@hotmail.com

      Eliminar
    5. Caras colegas enfermeiras, não sendo especialista na área, apelo para q sejamos menos críticas e vejamos as coisas com clareza! Sobre o tema "fazer da mama chucha" neste post, insere-se no capítulo evitar mamilos dolorosos e fissuras, ou seja, perante a situação podemos evitá-la não sujeitando o mamilo a sucção!
      Acho que devíamos tentar ser mais cuidadosos com as nossas intervenções e tentar respeitar e não descredibilizar a classe! Há outras formas de acrescentar e partilhar conhecimento! Como por exemplo simplesmente acrescentar q na palavra de especialista e fundamentado nos livros x e y, na ausência de problemas com a mama, estão provados os benefícios na amamentaçao livre demanda (sem horários) e mesmo que sem o papel nutritivo!
      Parabéns Angela Baptista, este tema continua a ser uma lacuna enorme no apoio as mães q se vem com estes problemas em casa e q certamente favorece imenso o abandono da amamentaçao!

      Eliminar
  6. Boa noite Félix Santos.Toda a informação exposta é devidamente revista e sustentada cientificamente como não poderia deixar de ser. Algum esclarecimento cá estarei em B_a_badobebe@hotmail.com obrigada

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelo texto, Eu adorei, Tenho dois filhos e amamentei os dois, foi maravilhoso mas no início e especialmente do primeiro foi muito doloroso, o meu filho só adormecia com a mama e usava a como Xuxa, posso dizer que os meus mamilos gretaram e tive duas mastites, foi muito doloroso, mas com ajuda de muitas destas indicações, consegui hltrapasssar e continuei a amamentar, espeto que este texto ajude muitas Mummy's . Obrigada Enfermeira Angela

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente com a enfermeira Ângela Baptista... não sou profissional de saúde mas tenho felizmente a experiência de amamentação prolongada de dois filhos e sinceramente o tempo prolongado de cada mamada parece habituar o bebé a uma'manha' da mama...
    Passei por isso com o meu primeiro filho, o que não voltei a repetir com o segundo... fiz o acompanhamento pós parto com a Enfermeira Ângela e é certamente uma pessoa exemplar e muito competente... Obrigada por tudo, foi muito importante a sua ajuda com as cólicas da minha princesa, e a ajuda de uma profissional competente e disponível com o meu pequenino... um grande beijinho

    ResponderEliminar
  9. Boa noite. Tenho 2 filhos e os 2 foram amamentados exclusivamente até aos 6 meses e posteriormente continuei a amamentar. Sem dúvida que é a melhor coisa do mundo, mas também é preciso muita força de vontade e apoio. Obrigada por este post, sem dúvida que vai ajudar muitas recém- mamãs nesta nova aventura. É fundamental estarmos informadas por profissionais competentes na área, para conseguir atenuar este "lado negro da amamentação" e conseguir desfrutar deste momento tão especial.

    ResponderEliminar
  10. Olá Enf. Angela! Gostava de cumprimenta-la pelo seu trabalho e apoio na amamentação que com certeza tem ajudado muitas mães. No entanto, existem realmente algumas incorrecoes nas suas indicações e se as faz com base em sustentação e base científica agradecia as referências pois trabalho em investigação na área e honestamente desconheço. Algumas dessas práticas hoje em dia já são desaconselhadas (para citar um exemplo, a cronometragem das mamadas, etc.). Relativamente ao comentário de uma mãe, os bebés não tem "manha" da mama. Isso não existe... existem bebés com necessidades aumentadas de contacto e esse contacto e imprescindível para o seu adequado desenvolvimento a múltiplos níveis. É fundamental quebrar certos mitos, como esse da manha... Obrigada desde já pela cedência das referências, q já percebi serão úteis também a outros interessados q comentaram. Espero q continue a ajudar mães e bebes!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns por esta excelente exposição acerca da amamentação.
    Eu amamentei o meu primeiro filho e agora da segunda vez também. Esta segunda vez tem sido ainda melhor, penso que o facto de me sentir mais calma e tranquila ajuda muito. Tem sido um sucesso e adoro! Descomplicar para mim é a palavra-chave e também uma novidade desde que sou mãe.
    O mérito não é só meu, tenho tido a sorte de encontrar excelentes profissionais.

    ResponderEliminar