Ser Saudável no Verão

20.7.17




O Verão é sinónimo de praia, calor, dias longos e muita diversão. As rotinas alteram-se e as formas de cozinhar e comer também. As sopas vão para 2º plano e entram os legumes e a fruta bem frescos. Para os dias de praia é essencial levarmos lancheiras com água, snacks, refeições leves e saudáveis e com pouca gordura adicionada.

Embora nós adultos possamos ter uma alimentação menos regrada, com alguns excessos e até com algumas horas de jejum, com as crianças temos de manter o mesmo ritmo pois o organismo deles não deve de sofrer com estas alterações, por isso e porque a alimentação dos meus filhos é uma assunto que me preocupa partilho convosco algumas dicas da nutricionista dos baby boys para o Verão :)

  • Devemos ter sempre connosco água, água de coco, sumos de fruta naturais e batidos. Evite os sumos de compra que contenham açúcares adicionados ou adoçantes. Mesmo que a embalagem indique que os sumos são adoçados com stevia leia bem o rótulo para ter a certeza de que não contêm outros edulcorantes ou açúcares.
  • Se levarmos sandes para os mais pequeninos comerem na praia devemos procurar dar-lhes pães integrais que são mais saciantes, ajudam a regular o transito intestinal e previnem o desenvolvimento de apetite por doces.
  • Devemos optar por carnes magras como frango ou peru, peixe como salmão, pescada, robalo ou dourada e ovos para as refeições.
  • Apesar de serem muito práticos, evite dar às crianças alimentos altamente processados como fiambre, delicias do mar, salsichas e bolachas de compra.
  • Dependendo da aceitação dos pequeninos, devemos dar-lhes legumes sob diversas formas diferentes para estimular o gosto por estes alimentos. Podemos começar com purés (ex: puré de ervilhas, puré de brócolos, puré de tomate), passar por saladas picadinhas (ex: salada de tomate com curgete e manga aos cubinhos) e depois introduzir as folhas (alface, rúcula, canónigos) e as formas divertidas como esparguete de legumes, palitos e chips.
  • Aposte na fruta. Seja sob a forma de puré, às bolinhas, aos cubinhos, em espetada ou em sumos, as frutas da época são muito ricas em água e nutrientes essenciais para proteger a pele das crianças. Dê-lhes pêssegos, nectarinas, alperces, cerejas, morangos, amoras, framboesas, uvas, mirtilos, laranjas, melão, meloa, melancia e ananás.
  • Evite as maioneses e pastas ricas em gordura. Se quiser fazer um molho mais saudável triture um abacate até formar um creme com textura de maionese e tempere a gosto para fazer, por exemplo, pasta de atum. 
  • Leve sempre consigo snacks caseiros equilibrados como barrinhas de cereais e bolachas que saciam e são ricas em fibra. Faça barrinhas e bolachas com aveia, quinoa, millet, amaranto, teff e outros cereais integrais e use geleia de arroz, mel ou agave para adoçar, consoante a idade dos seus filhos. Use e abuse dos muffins e brownies caseiros sem gordura e com legumes ou fruta que são saciantes, equilibrados e com baixo teor de açúcar.
  • Se não tiver muito tempo, leve ovos cozidos, palitos de cenoura, grão de bico cozido, purés de fruta sem adição de açúcar, bananas e tremoços sem sal na lancheira para ter sempre consigo alimentos nutritivos e para que consiga evitar as bolas de Berlim e os gelados na praia.
  • Faça gelados em casa. Todas as crianças gostam de um gelado doce e fresquinho num dia de calor. Para evitar os gelados ricos em açúcar faça gelados em casa misturando fruta triturada com leite de coco. Coloque em forminhas no congelador e assim os seus filhos terão um presente guloso quando chegarem a casa.
Espero que gostem das dicas!!

Colares de Âmbar | Welove Âmbar



Sigam-nos também no Instagram @tomas_my_special_baby







Sem comentários:

Enviar um comentário