Bebidas vegetais

6.7.17


Existem diversas opiniões sobre o leite de vaca, sobre os seus males para a saúde, depois existem as bebidas vegetais também com diversas opiniões e muitas vezes sinto-me como uma bola de ping pong. Por isso desde os 12 meses dos meus filhos que lhes vou oferecendo diversas alternativas de bebidas.

Por tudo isto...

As bebidas vegetais são saudáveis para os bebés?

A resposta de quem sabe, a nutricionista dos baby boys fala-vos em "primeira mão", espero que gostem e alguma pergunta. Deixem aqui!

Muitos pais perguntam-me se podem dar bebidas de soja aos bebés e crianças, como alteranativa ao leite de vaca. A resposta, geralmente, é sim, mas nunca antes dos 12 meses e sempre sob a supervisão de um nutricionista ou pediatra. Apesar de não existirem muitos estudos sobre o efeito da soja em bebés, devido à sua concentração de fitoesterois e alumínio, não se consideram estas bebidas aconselháveis em bebés com menos de 1 ano de idade.

O teor de gordura destas bebidas, embora não saturada, pode ainda promover o aumento de peso nas crianças. Além disso, as leguminosas, incluindo a soja, não devem ser ingeridas antes dos 9 meses de idade sob o risco de provocarem reações alérgicas nos bebés. Se o bebé for alérgico ao leite de vaca, vegano ou se os pais não quiserem oferecer-lhe leite de vaca por opção própria, existem já no mercado fórmulas infantis à base de soja, que podem ser ingeridas sob a supervisão do nutricionista.


A partir dos 12 meses os bebés já podem variar as bebidas vegetais com mais segurança e existem mesmo algumas marcas que contêm fórmulas específicas para crianças.



Relativamente às bebidas vegetais sem soja, o ideal será ir variando o mais possível entre amêndoa, aveia, arroz, avelã, trigo espelta etc... para que consiga uma maior variedade de nutrientes. Deve optar, sempre que possível, por variedades sem adição de aromas (como baunilha ou chocolate) ou açúcares/adoçantes adicionados, tais como xarope, dextrose ou açúcar de cana. As bebidas vegetais biológicas têm, normalmente, teores de açúcar e gordura mais reduzidos. Além disso, não contêm organismos geneticamente modificados sendo, por isso, mais saudáveis.

No caso das crianças que só gostam de consumir estas bebidas com sabores como chocolate, baunilha ou morando, tenha apenas em atenção que terão um teor de açúcares muito mais elevado e que, por essa razão, deve ter atenção aos alimentos com as quais as combina para que a refeição não fique demasiado doce e com uma elevada carga glicémica. Ou seja, evite dar estas bebidas aos seus filhos com cereais com açúcar, bolachas, ou bolos.




1 comentário: