Mamã, Mamã, Mãeeeeeee

23.7.17



Uma das dificuldades da Trissomia 21 é a fala, e desde cedo que é uma das minhas maiores preocupações.

Para tentar minimizar essa dificuldade, o T tem uma terapeuta da fala semanalmente onde estimula a linguagem. Mas é um facto que uma vez por semana é muito pouco por isso todos os dias estimulo a sua fala e repito...repito... vezes sem conta a mesma palavra, muitas vezes tenta imitar outras nem tanto mas faz parte do processo.

O T já diz muitas palavras mas a que me derrete o coração é "mamã, mamã, mamã, mãeeeeeeeeee", isto é ele todos os dias a chamar-me. Depois tem grandes conversas comigo e eu com ele, embora não perceba nem metade mas somos felizes assim!!

Tento não ser engolida por essa minha preocupação pois uma das coisas que o T me ensinou é que o caminho faz-se caminhando e é isso que fazemos diariamente.

Outro tipo de estimulação que fazemos para a linguagem é apresentar frases e palavras ao longo do dia para que memorize a mancha, que depois vai originar a leitura e consequentemente a fala.

Descobri na Cut Party uns quadros personalizados com o alfabeto em que destaca a letra "T" de Tomás e assim encontrei uma maneira de lhe apresentar as letras de um forma lúdica, dando sempre ênfase à letra mais bonita do alfabeto, a dele.

E porque achei muito gira esta ideia, comprei também para o baby cá da casa, pois assim cada um tem a sua letra preferida e ninguém se chateia :)





Sem comentários:

Enviar um comentário