Mostrar mensagens com a etiqueta terapiadafala. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta terapiadafala. Mostrar todas as mensagens

Mamã, Mamã, Mãeeeeeee

23.7.17



Uma das dificuldades da Trissomia 21 é a fala, e desde cedo que é uma das minhas maiores preocupações.

Para tentar minimizar essa dificuldade, o T tem uma terapeuta da fala semanalmente onde estimula a linguagem. Mas é um facto que uma vez por semana é muito pouco por isso todos os dias estimulo a sua fala e repito...repito... vezes sem conta a mesma palavra, muitas vezes tenta imitar outras nem tanto mas faz parte do processo.

O T já diz muitas palavras mas a que me derrete o coração é "mamã, mamã, mamã, mãeeeeeeeeee", isto é ele todos os dias a chamar-me. Depois tem grandes conversas comigo e eu com ele, embora não perceba nem metade mas somos felizes assim!!

Tento não ser engolida por essa minha preocupação pois uma das coisas que o T me ensinou é que o caminho faz-se caminhando e é isso que fazemos diariamente.

Outro tipo de estimulação que fazemos para a linguagem é apresentar frases e palavras ao longo do dia para que memorize a mancha, que depois vai originar a leitura e consequentemente a fala.

Descobri na Cut Party uns quadros personalizados com o alfabeto em que destaca a letra "T" de Tomás e assim encontrei uma maneira de lhe apresentar as letras de um forma lúdica, dando sempre ênfase à letra mais bonita do alfabeto, a dele.

E porque achei muito gira esta ideia, comprei também para o baby cá da casa, pois assim cada um tem a sua letra preferida e ninguém se chateia :)





Bandas Neuromusculares

8.3.16

Muitas vezes dou por mim em pesquisas para saber mais e mais.. Parece que não quero que me falhe nenhuma terapia, nenhum método para o desenvolvimento do T.

Cada dia que passa sinto que ele é mesmo um bebé especial, não pelos olhos "achinesados" mas sim por um áurea tão mágica que ele transmite..

Não consigo explicar aquele olhar, aquele sorriso, aquela gargalhada, ou até aquela lágrima "fiteira".

E no meio das minhas pesquisas encontrei mais uma solução que achei que seria boa de experimentar, as bandas neuromusculares.

Tentei saber onde podia comprar e disseram-me que era aplicado pela terapeuta da fala. No imediato falei com a terapeuta do T, a Dra.AC que se disponibilizou de imediato para me explicar mais sobre esta técnica, assim como aplicá-la.

O objetivo de colocar as bandas em toda a boca é para estimular toda a musculatura dos lábios, para que se promova o encerramento dos lábios. Basicamente é transmitir ao cérebro, informação para que os lábios se mantenham fechados.

As bandas também servem para ajudar o excesso de baba, que não é aplicado ao T.

Além de muitas lutas, esta tem sido a mais difícil de ganhar... O T insiste em estar de boca aberta, projectando a língua para fora..por mais que insista para que ele a mantenha fechada..

Espero que esta técnica resulte com o T e que chegue toda a informação suficiente ao cérebro para que ele comece a ter a sua boquinha mais fechada.

Ele é bonito de todas as maneiras, mas confesso que ainda fica mais bonito de boca fechada!!

Agora é esperar que tenha os resultados esperados!!