Indução do parto

7.2.17




Quem diria que o iriam tirar de mim às 40 semanas...

Dizem os entendidos que o segundo parto é tudo muito mais rápido e que muitas vezes nem se chega às 40 semanas. Mas comigo foi tudo ao contrário...

O meu médico até achava estranho como é que o Baby não dava sinais. As semanas iam passando e ele parecia que queria continuar a viver junto de mim.

Entretanto a última consulta chegou, e foi marcado o parto, exatamente para o dia em que estava marcado pela minha primeira ecografia, uma data que pensei que nunca iria chegar pois como o T tinha vindo às 37 semanas, sempre achei que com o F seria igual.

Mas parece que o Baby FM estava muito quentinho e aconchegado na minha barriga e tiveram mesmo que o tirar à força.

Confesso que não adorei a ideia mas se o médico achou por bem, nem questionei.

Não sei se é coincidência ou não mas acho que o Baby por ter sido forçado a sair, não estava preparado para nascer. Noto isso na sua dependência por mim... não sei, ou então é o meu sexto sentido a falar...

Penso muitas vezes nisso. E talvez ache que devia ter deixado a natureza encarregar-se do assunto, não sei...

Mães, que o vosso parto tenha sido induzido, também sentem o mesmo



Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby

11 comentários:

  1. Olá Andreia, eu sou mãe de duas princesas com partos induzidos os dois, por opinião médica claro e também ás 40 semanas de gestação. No meu caso nem uma nem outra deram sinais de querer nascer, queriam era ficar no quentinho, bem juntinho a mim. A questão que coloca poderá ser só uma sensação sua pois somos educados e formatados que deverá ser assim e o parto induzido acaba por ser algo que nós consideramos um pouco "contra natura", afinal eles é que devem decidir quando nascem, pelo menos é o que acontece na generalidade das vezes. Eu pessoalmente não sinto isso, sinto sim que a minha 2ª filha pede muito a minha atenção por ser a 2ª filha ela sabe e sente que a atenção que tenho para com ela tem de ser partilhada e por vezes faz algumas fitas e birras, mas também acho que é absolutamente normal. Vai tudo correr bem vai ver!

    ResponderEliminar
  2. O meu primeiro parto foi cesariana, 33 semanas gémeos monocorionicos.. teve mesmo que ser.. o engraçado é que quem estava "pior" no ventre na incubadora parecia que está a passar férias, sempre sem ajuda respiratória e com os braços ao alto em cima da cabeça, de barriguinha para o ar.. dizia sempre aí que este queria mesmo nascer, estará a pensar que bem que se está cá fora!!! Já o segundo o que estava melhor no ventre ficou muito "triste" por o terem tirado de mim, teve ajuda respiratória, foi ventilado, estava sempre encolhido, e com as mãozinhas junto ao peito, achei sempre que para ele foi uma maldade ter nascido tão cedo.. mas teve que ser, ainda hoje ele é muito mais dependente de nós, vem todas as noites dormir connosco a meio da noite, e tem mesmo que estar colado a nós, mesmooooo..
    O meu segundo parto não foi induzido foi às 39 semanas mas de certeza que tinha menos semanas (as contas nunca deram certas com as da eco) Eneu por mim ele estaria até às 42 semanas, adoro te-los na barriga e senti-los só meus... Tb é muito dependente de mim, dorme todas as noites comigo, mama imenso de noite, e nunca quer estar sozinho nem um minuto que seja, tem 7 meses e como vê duas histórias diferentes.. acho que deve ser deles.. Ou não.. este último nasceu quando "quis" mas tb pode não ter sido porque ele queria mesmo nascer... E o corpo é que o "expulsou"... Sei lá...

    Felicidades!!!!!

    ResponderEliminar
  3. O meu foi induzido pelo mesmo GO que o seu mas às 41 semanas porque lhe sugeri e o JL é sempre um querido. Não colocando mãe e bebé em risco, resolvemos esperar. O médico até achou que não ia chegar às 41 semanas mas chegamos!
    Se a minha filha estava pronta para nascer?!?! Pela natureza acho que não, mas correu tudo bem!

    ResponderEliminar
  4. O meu primeiro filho foi parto induzido as 41 semanas. Pouco líquido, placenta envelhecida e bebé sem ganhar peso há 1 mês. Não havia como esperar mais.
    Apesar de ter corrido tudo bem, tenho a mesma sensação. Que ele não estava pronto para nascer. Foi sempre um bebé muito dependente da mamã.

    ResponderEliminar
  5. Tive um 2 parto induzido às 40 semanas devido ao peso do bebé (previsto de 4,500kg, se tivessemos esperado chegava claramente aos 5kgs..) e a brincar costumo dizer que o cordão umbilical estava ligado ao pai (nunca existiu essa ligação/dependência pra comigo). O G já tem 6 aninhos e continua na mesma 💙.

    ResponderEliminar
  6. Olaa mamã para já parabéns pelos dois bebés ambos são lindos e guerreiros...
    Fui mamã aos 20 anos de um menino chamado Isaac Gonçalves de 2 anos e meio nasceu as 39 semanas e 1 dia com 2.915cm 50Cm as 6:40M por parto induzido e não tenho nada a apontar adorei super tranquilo :)
    Pois tinha pré eclapesia e tanto eu e o bebé estávamos em risco de vida pois correu tudo b o meu menino nasceu saudável e perfeito pois podia ter aguentado mais umas semaninhas na barriguinha no quentinho pois teve de nascer mais cedo as 39 semanas e 1 dia senão podia correr risco de morrer mas correu tudo bem graças a deus ele é guerreiro e orgulho me muito de ter sido mamã aos 20 anos sou uma mamã muito orgulhosa e super feliz ��������

    ResponderEliminar
  7. Tenho a mesma sensação. A mais velha nasceu as 38s6d com indução marcada para as 39s. Um parto super rápido uma maravilha! A segunda também levei o tempo todo a pensar o mesmo, nasceria antes. Parto marcado para as 39s, por ser uma Bebé grande (nasceu com 4,010kg) é porque segundo a médica o meu corpo reagiria bem à indução. Apesar de eu achar que foi uma eternidade, 12h depois (mas só 3h realmente "activas") ela nasceu. Mas costumo dizer isso mesmo. Ela não queria nascer. Estava tal qual como queria. Agarrada à mãe, 24h por dia!

    ResponderEliminar
  8. Olá Andreia e parabéns pelo bebé!
    De tudo o que escreve, o que eu sublinho é "nem questionei". As mulheres perderam por completo o poder de escolha e decisão sobre si mesmas, sobre o seu corpo e sobre o do seu bebé. Entregam as decisões inteiramente nas mãos dos médicos sem, lá está, questionar. E a prova disso mesmo é a enorme quantidade de induções sem razão médica, como os comentários aqui o atestam. E nada disto é bom, nem para as mães, nem para os bebés, que sofrem um processo agressivo, longo e que pode deixar (e deixa) marcas para sempre... Só quem ganha de facto são os médicos, que têm as mulheres agendadas, certinhas, ligadas a soro + ctg + oxitocina + epidural, muitas até algaliadas para nem "precisarem" de ir à casa de banho. Tudo para bem da sua agenda...
    O parto não é isto. O parto é o momento mágico em que uma criança nasce, por si e com a ajuda de sua mãe. Em que uma mulher vive a experiência mais intensa e marcante e poderosa da sua vida. E quando nos roubam isso, é mesmo muito desanimador, como o post da Andreia o mostra.
    Se há razões médicas para a indução? Há, claro que há! Elas contam-se pelos dedos de uma mão. Mas o calendário, não é uma delas. Se há induções em Portugal às 40 semanas, no Reino Unido espera-se até às 42. Induções porque o bebé é grande? Geralmente as estimativas das ecos erram em 30% do peso real do bebé.
    Deixo à Andreia este artigo que pode ser interessante para perceber o porquê desse sentimento (muito acertado) de que o seu bebé nasceu antes de tempo: http://bionascimento.com/deixe-o-trabalho-de-parto-iniciar-espontaneamente-recomendacoes-lamaze-para-o-parto-saudavel/ Face a este artigo, na próxima consulta de ginecologia (se for o mesmo médico) pergunte com genuíno interesse o porquê da indução. A resposta pode não ser muito diferente de "depois das 40 semanas os bebés já lá não estão a fazer nada dentro"... Nada mais incorreto!
    Por outro lado, os bebés querem andar, na sua maioria, sempre colados às mães. É um IMPERATIVO BIOLÓGICO!! Somos descendentes dos macacos, não das gazelas! E por isso se inventou o "babywearing", para podermos andar sempre com eles colados e eles se desenvolverem saudáveis e felizes, enquanto continuamos a fazer o que temos de fazer... :)

    E agora é mimá-lo, Andreia! A ele e a si! Dar muito colo, muita mama (se é essa a sua escolha) e dizer-lhe muitas e muitas vezes que o fez nascer por amor. O tempo apazigua as cicatrizes.
    Tudo de bom!
    Isabel (dabarrigaaocolosite.wordpress.com)

    ResponderEliminar
  9. Vivo no Uk e o meu parto foi induzido às 42 semanas. A médica falou em induzir às 41 semanas mas eu pedi para esperarem. E nessa semana nada de contrações, tive mesmo de ser induzida pq as estatisticas dizem q a partir das 42 semanas pode-se tornar perigoso, mais valia jogar pelo seguro. Mas eu não queria nada, senti q a arrancaram de mim, que ela não estava pronta. Mas correu tudo bem e aqui está a minha pipoca cheia de força e saúde.Sempre foi muito dependente de mim, agora menos pq ja está c 3 anos e meio mas não sei se foi da indução, acho que terá mais a ver c o bebé mesmo. Parabens pelos dois seres maravilhosos que pôs no mundo. Ah, a minha pequena nasceu no mesmo dia do TM, no ano anterior :)

    ResponderEliminar