Licença de maternidade

23.1.17

As Mães deviam ter o direito de ficar com os seus filhos até aos 6 meses de uma forma completamente "gratuita".

Mas infelizmente o estado só apoia até aos 4 meses, deixando ao critério da mãe aumentar a sua licença com a penalização de ver o seu subsídio cortado a 20% ou 23%.

A licença não devia ser vista como um luxo ou um capricho de uma mãe mas sim como algo fundamental entre uma mãe e um filho.

Para quem deu ou dá mama em exclusivo até aos 6 meses é um verdadeiro tormento essa separação, obrigando a mãe a um stress de tirar leite, de um corre corre para que o seu filho não tenha fome na sua ausência.

O filho precisa da mãe, assim como a mãe precisa do filho neste período tão conturbado das suas vidas, são vividos diariamente sentimentos jamais alguma vez vividos até então, todos os dias são feitos de aprendizagens, de um namoro constante, de muitas horas de pé e de um cansaço avassalador.

Desengane-se quem pensa que a licença são férias. Posso garantir que é tudo menos isso. Confesso que antes de ser mãe, estranhava quando ouvia as mães dizerem que não conseguiam fazer nada, ingenuamente achava que era mesmo falta de organização.

Até que vivenciei dessa mesmo desorganização, percebi que não é falta de organização mas sim que os bebés consomem-nos noite e dia, ora querem colo porque sim, ora querem mudar a fralda, ora querem mamar, ora querem chuchar na mama, ora simplesmente querem estar a olhar para nós e no meio de tudo isso, o relógio não para e passam horas sem nos apercebermos, deixamos de ter horas para nos alimentarmos, um simples banho torna-se num verdadeiro luxo.

Lembro-me de chegar ao fim do dia sem forças físicas mas com uma força emocional que só uma mãe consegue.

Roubar todo este nosso tempo aos nossos filhos devia ser considerado crime, eles são tão pequeninos e inofensivos que não percebem porque de repente a mama da mãe passou a um biberão e o seu cheiro foi substituído por outro.

Acredito que nenhuma mãe esteja preparada para esta separação, dói muito, eles precisam de nós mas nós também precisamos muito deles.

E em quatro meses não dá tempo para nos restabelecermos, de meter a mente em dia e muito menos de estarmos preparadas para "abandonar" as nossas crias.









2 comentários:

  1. Olá Andreia, concordo com cada palavra, cada frase, cada sentimento. Tenho um filhote com 4 anos e confesso que foi um tema com que me deparei várias vezes ao logo dos 9 meses de gestação. O nosso pensamento como mãe é de sempre fazer o melhor por eles pois eles merecem estar o máximo tempo possível junto da mãe, assim sendo, e uma vez que o orçamento familiar o permitia não hesitei em tirar a licença maxima, ou seja, 8 meses, ( os últimos 3 meses são pagos a 25%) Ainda consegui juntar férias e feitas as contas quando regressei ao trabalho o GD tinha 10 meses. Consegui acompanhar de perto todo um processo de desenvolvimento único e maravilhoso. Hoje, sei que foi a melhor opção que poderíamos ter tomado, o GD precisava de mim tanto como eu dele. Cada sorriso, cada lágrima, cada abraço, cada colherinha de sopa, cada soninho, cada conquista foi vivida com o coração cheio e pleno de Amor. Poder estar junto deles 24h/dia não tem preço. ❤️

    ResponderEliminar
  2. Ola Dalia, acredito que tenham sido os melhores meses da sua vida. Há coisas que o dinheiro jamais conseguirá pagar.
    Infelizmente por questões financeiras não conseguir ir para além dos 4 meses mas gostava de num futuro conseguir dedicar-me ainda mais aos meus filhos. :)

    ResponderEliminar