A importância de ter um irmão

9.11.16





Ter dois filhos com idades tão próximas é um esforço adicional a todos os níveis. O desgaste físico e emocional é considerável mas não me arrependo em nenhum instante de ter optado por ter o Baby FM com uma diferença tão pequena do T.

Tenho perfeita noção da importância de ter um irmão. Talvez por ter tido um, sei bem os sentimentos envolvidos e o quanto nos torna ainda mais completos enquanto pessoas. É óptimo termos alguém sempre connosco nos bons e maus momentos sem nada pedir em troca.

Embora o T e o Baby FM ainda sejam muitos pequenos, já se nota uma grande cumplicidade um com o outro.

Dá gosto ver os olhares e gestos ternurentos um com o outro. O T passa a vida a dar festinhas e beijinhos ao mano, se o vê a chorar é um desassossego. O Baby FM olha para o mano com um carinho que só visto, mesmo quando ele lhe faz alguma maldade (que faz parte) continua a olhar com um sorriso que me derrete.

Sempre que estou com eles tento aproveita-los ao máximo e neste momento já começo a conseguir brincar com os dois em simultâneo o que facilita bastante toda a logística.

Para mim não há nada melhor que chegar a casa e ver todo o amor e cumplicidade entre os dois.

Sinto um orgulho em vê-los crescer dia para dia juntos, é um sentimento de "missão cumprida".

Para quem quer muito ter outro filho mas tem alguns "medos" normais de Mãe e de Pai, não o tenham, vão em frente, o nosso amor apenas é duplicado e conseguimos ir sempre buscar forças, mesmo quando achamos que já não as temos.





Babygrow Baby FM | Jacadi
Calças T | Zara
Body | Be Chic


Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby


 

4 comentários:

  1. O nosso filho esperou 10 anos para ser irmão mais velho. Nos momentos em que a sua tristeza era maior, por ainda não o ser, ele partilhava os seus sentimentos de um modo tão bonito. Lembro-me de um dia dizer que queria um irmão para não estar só, não agora, mas quando fosse mais velho e eu e o pai já cá não estivéssemos. Esta noção de companheirismo espelha-se hoje no modo como ama e trata a irmã. Mesmo antes de ser real, eu já sabia que ele seria um excelente irmão mais velho. E é isso... é realmente maravilhoso, fascinante a cumplicidade entre irmãos... a irmã, quando ele chega da escola, rasga-lhe um sorriso e faz umas conversetas que ninguém sabe o que diz; puxa-lhe o nariz, o cabelo, os óculos; morde-lhe os dedos que leva à boca e ele fica deliciado. Com pouca diferença, ou muita diferença de idade, um irmão para os nossos filhos é o melhor presente que lhe podemos dar. Presente vitalício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindas as suas palavras, estou de lagrima a cair pelo rosto. Tenho um filho de 1 ano ele ja tem uma irma da parte de pai com 19 anos, confesso que tenho duvidas em ter outro filho , o meu filho nasceu apos uma fertilizacao in vitro e e passar por td de novo, antes disso tive um aborto com uma gravidez natural e fica sempre o medo que volte acontecer, mas olho para o meu filho e tenho muita vontade de ter outro filho, ele tem 11 meses de diferenca do primo e e uma loucura, eu tambem tenho um irmao com uma grande diferenca cerca de 8 anos, acho muito qt mais o meu filho da irma que ja e adulta, desejo que tenham pouca diferenca para poderem partilhar tudo, e triste crescer sozinho eu acho. Eu amo ver esta cumplicidade entre irmaos.

      Eliminar
    2. Sofia sei que deve estar cheia de medos, mas pense assim "senão tivesse medo, fazia?!?" Sempre que tenho medo de alguma coisa faço esta pergunta e encontro sempre a resposta. Da minha parte posso aconselhar a arriscar, pois não há nada vida nada melhor ;)

      Eliminar
  2. Apesar dos receios, parece me que de facto termos filhos com diferença de dois anos será fantástico para os dois nas brincadeiras e na cumplicidade.

    ResponderEliminar