As primeiras papas do Baby FM

8.11.16

Sempre suspeitei que a diversificação alimentar com o Baby FM iria correr lindamente e não me enganei.

Hoje iniciámos as papas e foi um verdadeiro sucesso.

Existe uma variedade de papas no mercado, mas infelizmente ao ler os rótulos, não me convencem pois estão carregadas de açucares e afins.

Com isto não quero dizer que sou fundamentalista, apenas não faço dessas papas o meu dia a dia mas sim as minhas excepções. Uma coisa é certa quando tiver necessidade de recorrer às papas de compras irei optar por papas não lácteas que têm menos açúcar e menos alergéneos e que, geralmente são mais fáceis de digerir pelos bebés.

Se possível, a papa de cereais deve ser feita com o leite materno ou água e devem preferir-se os cereais sem glúten para que o bebé tenha tempo de adaptar o seu sistema digestivo. Cereais como arroz, quinoa, aveia sem glúten, milho, milet e trigo sarraceno devem ser os escolhidos para esta fase.

No caso das papinhas de fruta devem seguir a mesma regra das sopas, ou seja, devem preferir-se papas de fruta simples com apenas uma ou duas peças. Devem escolher-se inicialmente a maçã, a pera, o pêssego, a banana e a papaia. As frutas devem estar bem maduras para que o paladar seja mais doce do que ácido.

Para iniciar as papas escolhi duas receitas:

Papa de arroz com banana e maça
20g farinha de arroz
150g leite materno ou adaptado
30g maça descascada
30 g banana

Coloque no tacho o leite, a maça e a farinha de arroz e mexa
Adicione a banana e triture tudo até ficar uma textura homogénea.


Papa de pêssego e maçã

1/2 Pêssego maduro
1 maçã madura
90ml Água mineral ou de nascente adequada para bebés

Lave, descasque e corte a fruta em pedacinhos. Coloque-os num tacho com a água e leve ao lume. Deixe cozer em lume brando durante 15 minutos. Triture com a varinha mágica, deixe arrefecer um pouco e sirva.

Espero que vos seja útil.

Bom apetite :)









Sem comentários:

Enviar um comentário