"Eu fico em casa"

11.9.20

A opinião é unânime quem pode ficar com os filhos em casa até aos três anos deve ficar pois é o melhor para a criança. Evitam-se doenças e ganha-se em beijos de açúcar. 

Ao nível do desenvolvimento os primeiros trinta e seis meses não precisam muito além do aconchego da família e do embalo dos braços de uma avó ou mãe.

Estes meses são os mais importantes para que se formem crianças emocionalmente equilibradas e com a auto-estima necessária para abraçarem o mundo.

Não existe mimo a mais, nem tão pouco colo a mais. Cada criança é uma criança e há bebés que precisam mais que outras, é preciso apenas respeitar o seu ritmo.

A estimulação que precisam pode ser feita em casa e com o nosso dia a dia. Não precisam de muito mais para crescerem de forma saudável.

Felizmente tenho a sorte de ter a minha querida avó, que me criou a mim, ao Tomás, ao Francisco e que agora vai criar a Maria Constança.

79 anos cheios de um colo gigante, em que sobrou sempre espaço para mais um neto. A  minha querida avó.

Sãos os netos que lhe dão vida e que a ajudam a vencer a ausência, que o meu querido avô lhe deixou.

Segunda-feira assume o comando de criar mais uma neta. E eu não podia estar mais feliz por tê-la na minha vida. 

A pessoa que apesar da idade confio de olhos fechados, com uma energia inesgotável, que me ampara nas quedas e quando os meus dias fogem fora do controlo.

A que dá comer como ninguém e a que ensina na perfeição a pontualidade britânica.

A minha querida avó!


E por curiosidade este carrinho de bonecas é da Vertbaudet e foi onde me inspirei neste nosso regresso às aulas. 



 

5 comentários:

  1. Gosto muito de a ler e acho que é uma Super Mãe. No entanto temos que ter cuidado com o que afirmamos, pois mais seguidores implica mais responsabilidade.
    O pediatra Paulo Oom é da opinião:
    "Uma criança pode ir para a escola mais cedo ou mais tarde; não deve ir até ao ano, ano e meio para não apanhar doenças e infeções, mas a partir do ano e meio, dois anos tem de ir. Três anos é o limite dos limites, se não foi até essa idade, tem de ir. "
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/as-vantagens-de-as-criancas-e-adolescentes-irem-a-escola-sao-superiores-ao-risco-de-ficarem-em-casa-quatro-especialistas-explicam-porque?fbclid=IwAR0na68esdQcGlPSJrYsAAfgfT3LLuQX7iR1pCZF8vLq5wf_-wTHhYbE5K8



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais muito obrigada pela mensagem e carinho. A minha opinião foi em base nos pediatras vários que privo. No entanto não deixa de ser uma opinião que não está cientificamente provada. A opinião do Dr. Paulo é apenas uma opinião de tantas outras. A família é quem decidir o melhor para a criança.



      Eliminar
    2. Obrigada por aceitar outras opiniões e por ser tão tolerante. Hoje em dia todos temos as nossas opiniões e muitas vezes somos poucos compreensivos para quem pensa diferente. Na questão da familia saber o que é melhor para os seus estamos 1000% de acordo. Um beijinho.

      Eliminar
    3. Verdade. O que é uma pena porque aprendemos todos uns com os outros. Por mais empatia ❤️😘

      Eliminar
  2. Parabéns pela família linda! Eu sou da equipa fica em casa�� li muito sobre este tema e estou a estudar educação de infância. Também vivi as duas experiências com os meus filhos. Um foi aos 6 meses, outro perto dos 4. Que diferença fez ficar em casa! Na auto estima, confiança, autonomia... Apesar de cada criança ser diferente sei que uma criança pequena precisa fundamentalmente de amor e de um ambiente seguro onde possa explorar. Uma educadora por mais que se esforce não consegue "amar à dúzia", como diz o Dr. Daniel Sampaio.isto é, fazer cada menino sentir-se único e especial. As crianças são resiliente e temos alguns excelentes profissionais mas até aos 3 anos o melhor mesmo é ficar em casa.

    ResponderEliminar