Dois anos de mama que chegaram ao fim

26.4.18
Infelizmente pela pressão da sociedade desmamei precocemente o T mas assim que o fiz tomei consciência que tomei a decisão errada por isso jurei a mim própria que o próximo filho que tivesse não iria dar importância a vozes exteriores, nem tão pouco a tempos impostos como se de leis se tratassem.

A natureza parece  que sabe o que faz e o Baby FM nas seus primeiras horas e dias de vida não largou a mama, o que gerou algum desconforto e algumas (muitas dores) nas minhas mamas mas sabia que a seu tempo essas dores dariam lugar a momentos gratificantes e não me enganei.

Mas longe de mim pensar que o meu segundo filho iria mamar até aos seus dois anos.

Foram dois anos muito desgastantes, dormimos os dois colados um ao outro até ontem sempre com a sua cabeça debaixo do meu braço, deixei de usar qualquer pijama ou camisa de noite que não fosse aberto em cima, para que tivesse sempre o seu consolo disponível.

Sempre que saíamos à rua a roupa tinha de ser adequada para que a mama tivesse sempre pronta para lhe dar aquele miminho que tanto precisava. E se antes sentia algum desconforto em dar mama em público, agora dava-o de uma forma completamente tranquila e sem vergonhas. Acho que a idade e a experiência dá-nos isto de bom.

As chuchas deram lugar à sua "Bubu" como lhe chamava.

Cheguei a sentir alguns olhares indiscretos e até fui levada a um desmame imposto pela sociedade mas eu estava convicta das minhas ideias e queria que fosse ele a dizer que não.

Ouvi um pouco de tudo, mas tinha algo como certo, não seria aos 18 anos que me iria procurar,  era hoje que precisava de mim e não amanhã.

Hoje que olho para trás não me arrependo de nenhuma hora que ficou por dormir. Orgulho-me sim que tivesse sido ele a dizer que não precisava mais. É sinal que está as crescer. E crescer é isto mesmo, é dar passos quando nos sentimos preparados.

Nunca pensei que um desmame fosse tão difícil, um desmame que chega a cortar a respiração de tão duro que é, são separações que vão muito além da distância física, são laços emocionais que se quebram pela ordem natural da vida.

E por mais que parte dos meu coração esteja triste a outra está feliz porque eu cumpri a minha missão e sei que agora sim está preparado para deixar de ser o meu bebé.











17 comentários:

  1. Tenho 3 filhos e sempre dei mama até eles não querem mais... o 1 deixou a mamã com 1 ano, o 2 deixou com 18meses, já me encontrava grávida do meu 3 filho neste momento tem 2 meses e mama e vai mamar até não querer mais... é tão difícil o desmame..beijinhos muita força
    Roxylovefamily♡

    ResponderEliminar
  2. Olá, passo pelo mesmo, tenho uma bebe de 20 meses, não sei como tirar a mama , apesar de ser a melhor coisa do mundo , e ao mesmo tempo muito cansativo . Como conseguiu tirar a mama?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi ele que desmamou por ele... de um para o outro não procurou mais 😔

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. O Rodrigo Maria não quis mais ao 17 meses...foi horrível para mim...chore c tanto. Ele tem 21 e ainda tenho pena...e leite! Não secou ��☺ um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns pela vossa conquista! Por cá a mais velha mamou até aos 42 meses na altura já grávida da pequena A, agora com 30 meses que ainda mama.... sinto que cada dia que passa é menos 1 dia deste nosso ritual.... sei que o fim chegará um dia 😢

    ResponderEliminar
  6. Como me revejo nessas palavras: pijama q tem de abrir a meio e pra rua só camisas praticamente ou tops fáceis de descer e ter a fonte disponível �� um bjinho! Vamos em 14m❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa!! Parabéns ❤️ Agora até me custa usar outro tipo de pijama ou roupa 🙈

      Eliminar
  7. Por cá quase 18 meses com o meu pequeno ❤. Na primeira foi até esta altura, depois fiquei grávida e desmamei... Mas neste ainda custa mais pois pelos nossos planos é o último 😢 infelizmente 😢

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa imenso quando sabemos que vai ser o nosso último e a última sensação que vamos ter ❤️

      Eliminar
  8. Fantástico.... O meu filho tem 31 meses e também estamos a fazer o desmame. É algo de que já sinto necessidade, mas ao mesmo tempo deixa-me de coração apertado e triste...mas é o crescimento dele

    ResponderEliminar
  9. Fiz o desmame do meu filho mais velho aos 17meses. Tem que ser bom para os dois. E no final já não estava a ser saudável para mim. Continuamos super ligados. Agora no segundo vamos ver até quando será. Cada dia uma vitória. Cada dia uma incógnita. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100%. É um momento que só faz sentido quando é prazeroso para ambas as partes ❤️

      Eliminar