Ninguém disse que era fácil

11.10.17
No meu caso foi uma decisão ponderada mas também sei que existem muitas vezes por aí "acidentes" de percurso e de um momento para o outro de um bebé passamos a dois.

Muitas de vocês perguntam-me em tom de desespero como foi, como consegui lidar com o facto de ter dois bebés em casa.

Podia estar a dizer que tinha sido o melhor momento da minha vida, e que tinha sido um sonho cor de rosa mas além de me estar a enganar a mim própria estaria a enganar-vos.

Até hoje foi a altura mais desafiante da minha vida, chegava ao ponto de chorar quando ficava sozinha com os dois. Desesperava, vivia momentos de pânico...

Era eu e mais dois bebés, os dois a precisarem de mim da mesma forma mas com necessidades completamente diferentes, ambos sem perceber porque é que os meus braços não davam para os dois.

Quando o Baby FM nasceu o T apenas tinha 20 meses, ainda não andava e era o centro do nosso mundo, de um dia para o outro foi obrigado a partilhar toda a atenção com um ser estranho, que nem percebia bem o que era.

O Baby FM foi um bebé (ainda é) muito desafiante, que veio ao mundo para testar os meus limites e que precisa de mim a 200%, embora agora já esteja mais independente, quando nasceu era aquele bebé que só se acalmava nos meus braços, que passava o dia a mamar, que nunca ficou no berço e que só dormia se o meu braço tivesse por baixo dele. O T embora dormisse a noite toda ainda precisava muito da minha atenção, precisava do meu colo e precisava que continuasse a a acompanhá-lo nas suas terapias.

Foram meses em que me desdobrei, que me senti sozinha mesmo não estando, que me perdia em lágrimas só porque sim.


Look T | Be Chic 
Look Baby FM | Be Chic
O que me custou mais foram nas primeiras semanas não conseguir dar o colo suficiente ao T, isto porque o baby não saía de cima de mim.
Depois as rotinas dos jantares e dos banhos não foram fáceis porque tinha sempre as mãos presas e só conseguia dar mais atenção ao T quando tinha o B ou a minha mãe por casa.
Muitas vezes quando adormecia um o outro acordava por isso os meus dias eram uma animação de tanta coisa para fazer.


À medida que o tempo passava fui  encontrando a minha rotina com os dois, arranjei estratégias para estarmos os três e aos poucos e poucos tudo foi melhorando.

Não foi fácil, atrevo-me mesmo a dizer que chegou a ser muito duro, mas recordo esses tempos com um brilho no olhar pois tudo passa na vida e neste momento desvalorizo tudo o que senti. Eram apenas as inseguranças de uma mãe a falar mais alto.

Hoje voltava a ter dois filhos com uma diferença de idade pequena pois ver toda uma cumplicidade a crescer todos os dias é algo recompensador.

Por isso mães que estão na mesma situação que eu, não desesperem, não é fácil mas tudo se faz, é preciso é ter calma, uma boa dose de paciência, força interior e alguma ajuda exterior para os primeiros meses.

Uma coisa tenho como certa eles vão crescer, vão partilhar experiências juntos e vão estar sempre lá um para o outro e isso vale cada lágrima nossa de cansaço.





6 comentários:

  1. Admiro essa força. Lembro-me muito das mães com dois filhos pequenos, quando eu, mãe há apenas um mês, desespero pois tal como o seu baby, o meu só se cala com a mama e poucas horas seguidas dorme à noite.
    Ler as suas palavras tem-me dado alento. Agradeço-lhe muito.
    Muitos parabéns pela super mãe que é!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia, não é fácil mas muitas vezes vamos buscar forças onde achamos que não as temos. Acho que é este o segredo de ser Mãe :) Estamos juntas!! E do que depender de mim cá estarei para lhe dar força. Obrigada por nos seguir :) Um grande beijinho

      Eliminar
    2. Sim, apesar de tudo, trocaríamos isto por alguma coisa!? Não!!!
      Estamos juntas, obrigada!
      Um abraço apertado, que é o que lhe daria agora.

      Eliminar
  2. Concordo completamente!! Foi e é cansativo, mas também é maravilhoso! Quando soube que estava grávida de um segundo menino, pensei que o meu mais velho, iria ter mais que um irmão, teria um amigo para a vida .. que partilhariam o mesmo quarto e que seriam os melhores amigos ... a verdade é que eles adoram-se, apesar do mais novo ainda não andar... qd vê o irmão, delira de alegria e felicidade .. e o mais velho.. tão querido e meigo com o irmão... ve-los juntos é maravilhoso E único! Eu tenho 2 irmaos (rapazes), fazemos 17 meses de diferença, uns para os outros e eles sao, sem duvida o melhor que os meus pais me deram! Crescemos e aprendemos juntos... temos as nossas diferenças, mas também temos a certeza que estaremos presentes, sempre que um dos 3 precise. Principalmente por isso, sempre pensei que gostaria de ter filhos com idades próximas... apesar de n ser fácil, nada mesmo, e de nao ter sido propriamente planeado, apesar de desejado, estou feliz com os meus mocinhos! Tenho o dobro do trabalho, de roupa pá lavar, de banhos e sopas para dar, etc etc etc mas tb tenho o dobro de beijos, sorrisos, de "mamã, mamã" , de miminhos, de abraços pequeninos mas imensos... tenho o dobro de tudo o que há de bom num filho! Só n tenho o dobro do descanso, pelo contrário, acho que passou para 1/3 :), mas pelos meus mocinhos, vale a pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa, como adorei ler a sua mensagem... é tudo isso sem dúvida. É verdade que não temos o dobro do descanso, longe disso, mas em contrapartida temos tudo o resto a dobrar. E ver os nossos filhos cúmplices um do outro é como oxigénio para nós nos dias de maior cansaço.
      O melhor da nossa vida!
      Grande beijinho

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar