O meu filho mama mas vou ausentar-me e agora??

3.10.17
Tenho recebido imensas mensagens a pedir para partilhar como é que faço quando deixo o Baby FM sem mama.

Como é que o bebé fica?

Como é que nós ficamos?

Pois bem posso dizer-vos que a partir dos 6 meses (esporadicamente) o Baby FM ía dormir à minha mãe para que eu pudesse descansar, e ao contrário do que imaginava as coisas corriam bem.

Nas primeiras tentativas eu ficava no quarto ao lado, umas vezes pouco ou nada se ouvia, outras chorava imenso e acabava por ir ter com ele.

Mas nessas tentativas a minha mãe e ele foram-se adaptando um ao outro. Muitas vezes o que ele precisava era apenas de um abraço forte e de sentir que não estava sozinho.

O Baby FM nunca foi grande adepto do biberon, por isso poucas vezes foi preciso recorrer a ele,  e embora não goste de chucha, depois de várias insistências acabava por aceitar.

Uma coisa é certa quando ele está sem mim, talvez porque não sente o meu cheiro, porta-se muito melhor do que quando está ao meu lado.

Mas é importante referir que atualmente a mama é apenas o seu miminho pois já não é o seu principal alimento. Ele tem 17 meses e já faz todas as refeições adequadas à sua idade. Apenas procura na mama o consolo inerente a qualquer bebé.

Ele nunca reclama pela falta da mama mas assim que me vê é "self-service", quando quer lá vai ele à maminha. Ainda ontem assim que me viu foi logo atracar as maminhas.

Durante a noite mama mais que durante o dia, não que tenha fome mas pela necessidade de me sentir ali ao seu lado.

Há noites que chegam a ser muito difíceis, em que acordo de hora a hora mas a maioria das vezes mama uns minutos e volta a adormecer.

Independentemente do meu cansaço pelas noites mal dormidas não me canso de estar sempre ali para ele. Não tenho vergonha de assumir que ainda dorme comigo e muito menos que ainda mama, não estou a cometer nenhum crime mas sim a amá-lo e a dar-lhe o que ele mais precisa.

Cá em casa não há nem nunca haverá hora e dia marcado para o desmame, vai mamar até ser ele a dizer que não quer mais. Dar mama deve ser um momento especial tanto para a mãe como para o filho e só deve ser válido até que ambos o queiram.



Por isso minhas queridas mães que ainda dão mama, aconselho a deixarem de uma forma gradual o vosso filho com alguém que vocês confiem a 100% e sintam que está preparado para fazer umas noites em branco se for o caso. A primeira noite não estejam muito longe para o caso de ser preciso ir ter com o vosso filho. Tentem uma, duas, três ou as vezes necessárias para ambos estarem preparados. Não tenham medo que o vosso filho vá passar fome porque muitas vezes o que eles querem é o nosso aconchego. Contudo deixem sempre um biberon preparado em modo SOS mas vão ver que grande parte das vezes não lhe pegam.
Levem convosco a bomba para tirarem o leite pois as nossas maminhas vão continuar a produzir e é muito desagradável aquela sensação de peito cheio. Houve uma vez que me esqueci da bomba e quando cheguei tinha o peito em pedra e já com algumas dores.

Este desapego (esporádico) faz bem para ambas as partes e acima de tudo é bom para nós conseguirmos repor umas horas de sono pois independentemente de tudo só conseguimos dar o nosso melhor ao nosso bebé se estivermos bem psicologicamente.

Espero ter respondido a tuas as vossas questões, caso queiram mais alguma dica cá estarei para vos dar. Caso tenham outras táticas partilhem comigo porque acima de tudo somos todas mães e todas queremos o melhor para os nossos filhos.







12 comentários:

  1. Aqui já vamos nos 31 meses de maminha e de noite pede... Enquanto ambos nos sentirmos bem, vamos continuar

    ResponderEliminar
  2. A minha filha mais velha mamou até aos 18 meses e a mais nova até aos 2 anos e meio.
    Ouvi de tudo: que as ciganas é que eram assim, que era só vício e que já não tinham idade para aquilo
    Passou-me ao lado. Se podia dar mama e o leite materno era o alimento mais adaptado a elas não havia de dar porquê? Por ignorância de quem me criticava?
    E aqueles momentos são o que mais saudades me dão agora que são crescidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Muitas vezes é a ignorância das pessoas que destrói sonhos e momentos únicos.

      Eliminar
  3. A minha filha tem 5 anos e mamou até aos 4 anos. Parabéns Andreia! Lamento que muito mundo não compreenda o mais natural dos processos da vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas pelo que tenho lido, há muito mundo que compreende, e esse mundo está a crescer :) não me importo nada de chegar aos 4... aqui já passamos os 2 anos :)

      Eliminar
  4. Eu já sou avo ,mas tive interesse em saber como tenho dois sobrinhos gémeos e gostei de saber como fez aos seus lindos amores ,beijinho felicidades

    ResponderEliminar
  5. O meu pequenito tem 27 meses e ainda mama. Mal chegamos a casa do colegio ao final da tarde ele pede mama. Muitas pessoas ficam admiradas. " tao grande e ainda mama???" Apenas digo sim e coloco ar de " paisagem". Vai ser ate ele querer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faço o mesmo. Aliás quando falo que ainda mamo digo-o com um sorriso que deixo as pessoas a acharem que sou um E.T ;)

      Eliminar
  6. Ainda hj pensava nisto quando acolhi o meu FM ao colo, com uma birra enorme: nunca vi ninguém virar delinquente por receber mt amor (ou seja,dormir na cama dos pais, não "apanhar", amamentar até tarde, receber um abraco durante uma birra, etc etc etc). Mas já vi muita gente perdida por falta de amor. Simplesmente por não ter recebido amor suficiente na infância. Aos críticos é fazer-lhes cara de paisagem mesmo!

    ResponderEliminar
  7. Olá Sofia, como concordo consigo. Infelizmente grande parte das pessoas perdidas na nossa sociedade é por na altura certa lhes ter faltado aquele conforto, aquele mimo, aquele abraço na altura certa..
    A infância que damos aos nossos filhos pode traçar-lhes o futuro.

    ResponderEliminar