A primeira sopa

4.11.16









A introdução de novos alimentos deve ser feita entre os 4 e os 6 meses, dependendo da quantidade de leite produzida por nós mães e do crescimento do bebé. Por opção, estamos a começar agora a diversificação alimentar.

Do T comecei aos 5 meses pois só dei mama até então, no caso do baby FM, como é um "mamão" prolonguei a amamentação em exclusivo até aos 6 meses.

Por aconselhamento da nossa pediatra vamos começar pelas sopas e só depois é que passaremos para as papinhas de fruta e/ou cereais. Em simultâneo com a maminha.

As sopas básicas (cerca de 2-3 ingredientes e água) ou papinhas de cereais e/ou fruta devem ser os primeiros alimentos a fazer parte da diversificação alimentar do bebé pois fornecem outros tipos de hidratos de carbono além da lactose, proteínas vegetais, vitaminas e minerais e ajudam ainda a estimular os sentidos dos bebés.

Esta introdução deve ser feita de forma calma e tranquila, é importante perceber que o bebé pode ter reflexo de extrusão até aos 4-5 meses de vida, que conduz à rejeição, de todos os alimentos que lhe são colocados na parte anterior da língua. Este reflexo não significa rejeição do novo alimento, mas apenas que o seu desenvolvimento ainda não adquiriu a maturação necessária. Por isso é importante dar tempo aos nossos filhos para se adaptarem à colher e aos novos sabores.

Nas sopas devem preferir-se alimentos como batata, abóbora, cenoura, alface, curgete, alho francês, brócolos, couve branca e cebola. (Se os bebés forem muito presos dos intestinos deve evitar-se a cenoura). Nestas sopas aconselha-se a utilização de apenas 1 a 2 alimentos, dando-se a mesma sopa durante 3 a 5 dias para que se consiga despistar algum risco de alergia alimentar. Ao fim desse tempo devem introduzir-se mais dois alimentos novos e assim sucessivamente. Para temperar as sopas não se deve usar sal nem especiarias, uma a duas colheres de sopa de azeite virgem extra com baixa acidez (0.2 a 0.4%) serão suficientes para dar sabor.

Existem também óleos alimentares para bebés que poderão ser usados para reforçar sopas e papas caso o bebé não esteja a ganhar peso ao ritmo pretendido.

A primeira sopa do Baby FM

250g de batata doce
180g de cenoura
120g de cebola
200g água

O Baby FM adorou



Bom apetite!!

1 comentário:

  1. Para a semana a Mariana faz cinco meses e iremos ao pediatra para vacinação. Vou perguntar acerca deste tema. Estamos desejosos de a ver comer sopinhas :-)

    ResponderEliminar