As rotinas do fim do dia

18.2.20
O fim do dia consegue ser o melhor e simultaneamente o pior do meu dia.

É a verdadeira "loucura". E por mais que projecte um fim de dia calmo ele acaba sempre caótico e comigo a adormecer no sofá.

Assim que os vou buscar à escola, desligo do mundo lá fora. Não foi fácil deixar o telefone de parte, levou anos até que eu o conseguisse fazer mas consegui. É um processo que demora o seu tempo a adquirir mas com disciplina consegue-se.

Naquelas poucas horas quero que eles apenas me sintam porque já é tudo tão a correr que se eu ainda tiver ao telefone não lhes consigo dar a atenção que merecem.

Chego a meter o telefone no silêncio e são raras as mensagens, telefonemas ou emails que vejo em tempo real. Assim que adormecem tenho tempo para ver tudo.

O jantar se tiver previamente feito torna a logística muito mais fácil e tranquila. Costumo ir buscá-los por volta das 17h, pelo menos é a hora que gosto. Nem sempre consigo cumprir mas não vou além das 18h porque não quero que eles passem mais que oito horas na escola.

É preciso ter consciência que as escolas não são depósitos de crianças.

Não quero que levem isto  como crítica, pelo contrário, tenho muito respeito pelos pais que só conseguem ir buscar os filhos pelas 19h porque estão a trabalhar.

Nunca mais me esquecerei da primeira reunião na escola do T, em que a diretora pedagógica alertou para o assunto, pois haviam crianças a estar na escolha doze horas. É chocante!! Mas é uma realidade cruel dos tempos de hoje.

A culpa não é dos pais mas do sistema que está montado, em que as empresas consideram que sair antes das dezanove é um "luxo" quando é apenas cumprimento de horários.

Em Portugal os bons profissionais medem-se pelas horas de saída e não pela eficácia do seu trabalho. O que é triste porque os valores humanos e familiares perdem-se por completo.

Felizmente posso dar-me ao luxo de gerir os meus horários, de chegar ainda de dia à escola, de ter algum tempo para ir ao parque ou simplesmente ir para casa e "estarmos". Só por isso vale a pena!

Contudo já me alonguei a trabalhar, já os fui buscar para além da minha hora e sempre que isso acontece é uma correria de loucos até irem dormir. A paciência é menor e entro em modo automático para que consiga que eles se deitem às "horas normais".

Confesso que não gosto dessa "lufa lufa" mas há dias que também me acontece.

O fim do dia é um período complicado porque ficamos focadas nas tarefas e deixamos de os ouvir.

É preciso um grande trabalho psicológico para que as tarefas não nos dominem mas nem sempre consigo vencer a exigência dos finais do dia, isto trás frustrações, falta de paciência e até alguma voz mais alta (para não falar em gritos).

Depois adormecem. Olho para eles, e a tristeza e a culpa apodera-se de mim.

E se ao fim-de-semana gosto de viver sem horários, sem rotinas e regras, durante a semana sou exigente com a hora de dormir.

Às 21h estão na cama e ponto final.

Tomam banho assim que chegam em casa, brincam, jantam entre as 19.30h e as 20h, lavam os dentes, leio uma história e rezamos ao menino Jesus e às 21h estão a dormir.

É esta a nossa rotina! Sendo que existem dois segredos para que isto aconteça: ir buscá-los cedo e deixar o jantar previamente preparado.

E aí em casa como é que gerem o vosso final de dia?

Casacos | Blue Kids
Carneiras | Pés de Cereja 





5 comentários:

  1. Por aquí as rutinas começam por volta das 18:15 com banhos, seguido de jantar entre as 18:45 e as 19h. Entre as 19:30/20 estão os 2 a dormir. Tem 2 e 5 anos. Vamos buscá-los sempre por volta das 17h também.

    ResponderEliminar
  2. Ora bem... Aqui em casa há 2 piolhos, um de 6 anos e um de 3 meses. É muito cansativo ao final do dia. O maior tem actividades fora da escola, como a música, o ioga e a catequese... E ainda queria mais... Tive de lhe pôr um travão... :)
    Vou buscá-lo às 4, lancha a correr, faz os TPC, brinca e às 6 vai às actividades (nos dias que as tem). Jantamos 7 e meia no max às 8... Dá mais uns pulos e dps vai um para o banho, vai outro para o banho, a mãe dá mama a um, o pai atura o outro, dos o pai vem adormecer o pequenino, a mãe vai ler a história ao grande e fazemos tudo para que o grande esteja a dormir às 9:30... Mas é uma correria das 8 em diante... E sim é tudo feito em modo automático... Aihhhh e quando eu voltar ao trabalho é q vai ser... Até tenho medo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Andreia, eu só tenho 1 com 5 anos mas infelizmente é daquelas que entram no colégio
    às 8h e sai muito perto das 19h (ás vezes já passa) e porque o pai a vai buscar, se fosse eu nunca chegaria antes das 19h30. Claro que depois é sempre tudo a correr...

    ResponderEliminar