Desfralde no seu tempo

12.9.18
Começamos o desfralde do T há um ano sensivelmente (podem ler aqui) mas ao contrário do que pensava está a demorar mais um pouco.

Já esperei e desesperei, até que este verão aceitei o seu ritmo.

O desfralde já foi um assunto muito debatido na nossa família, na escola e junto das terapeutas. Já avançamos e já recuamos vezes sem conta.

Mas foi no desfralde do FM que tudo fez sentido e que eu percebi que o T não estava preparado.

Não é uma questão de querer, de educação, é uma questão fisiológica, os orgãos do T ainda não estão preparados para controlar e para sinalizar o que torna impossível o desfralde.

Este Verão, disse para mim mesma que ele iria desfraldar, até que me apercebi que estou a obrigar a "natureza a fazer algo que não está preparada". Fui obrigada a racionalizar e a meter as suas necessidades à frente da minha vontade.

O T já poucas vezes faz na fralda, mas como na maioria não consegue controlar faz mesmo no momento em que tem vontade e só aí é que sinaliza. E tudo isto acaba por nos desgastar imenso, porque são roupas e roupas sujas, são tapetes e na rua chega mesmo a ser um drama. Por mais que não o repreenda ele percebe com o meu olhar que fez algo de mal.

E na realidade não é ele que está mal mas sim a mãe que não está a respeitar o seu tempo.

Assim sendo, pensei muito, debati ainda mais este assunto, o T volta à fralda mas em versão cueca! Vai continuar a ir as vezes necessárias à casa de banho mas nos seus descuidos não vai sentir olhares reprendedores. Vai estar mais confortável e com maior confiança nele próprio!

Entretanto como vos disse em cima o FM já desfraldou, aproveitei o desfralde do T para fazer o do FM aos poucos e poucos, sem grandes pressas porque não sabia se ele já estava preparado. Uns dias corria bem, outros nem tanto até que disse vamos voltar às fraldas porque ainda não está preparado e assim que o disse ele desfraldou no dia seguinte. Desde aí que nunca mais usou fraldas (só à noite).

São raros os descuidos, é super certinho e sinaliza o que torna todo este processo prazerosa para todos. Não houveram truques, incentivos, gritos, explicações, apenas aconteceu porque aquele era o momento certo.

Estou feliz com esta conquista do FM mas igualmente orgulhosa pelo T por me ter mostrado o seu caminho.

O caminho faz-se caminhando mesmo que no caminho encontremos pedras, é uma questão de as conseguir desviar sem magoar ninguém.




6 comentários:

  1. Boa noite,aqui tentamos várias vezes mas foi quando o meu filho achou que estava preparado,aos 3 anos e 9 meses .Passado uma semana disse que não queria fralda de noite e assim foi,nunca mais usou fralda e já lá vão 3 meses. Tudo a seu tempo,vai correr bem ��

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo andreia, temos que aceitar os timings dos nossos filhos. A minha filha também levou algum tempo até fazer o desfralde, recuei muitas vezes, houve dias de desespero mesmo e de frustração.. No dia em que aceitei que ela não estava preparada, pouco dias depois largou a fralda... Eles acabam também por sentir a nossa ansiedade e isso não é definitivamente bom! O T vai largar a fralda quando ele estiver preparado, e vai acontecer quando você menos esperar, boa sorte 🍀 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já senti algumas diferenças. Desde que tomei a decisão que sinto que ele já tem pedido mais... coincidência ou não está a resultar :)
      Obrigada!! Grande beijinho

      Eliminar
  3. Por aqui o desfralde também tem sido difícil... o meu pequenote iniciou o desfralde na creche e em casa ao mesmo tempo. Levou tempo a perceber que tinha que controlar e em casa foram momentos de grande tensão para ambos...até que decidi parar de insistir e passamos para fralda em casa. Uma semana depois ele começou a pedir para tirar a fralda e ficar de cueca muito embora não sinalize já aguentava até o levarmos ao wc. Hoje passados 3 meses na creche não tem qualquer descuido e só faz nas idas à casa de banho. Já em casa o ritmo tem sido mais lento e ao ritmo dele. Nem sempre pede e há muitos descuidos, há dias que colabora e outros que nem na sanita quer sentar...eu vou insistindo em criar a rotina sem dramatizar. Mas há dias de desespero em que só queria que tudo fosse mais simples e como idealizamos...mas até lá vamos vivendo um dia de cada vez ao ritmo dele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dar mesmo tempo ao tempo. Custa-nos porque queremos sempre mais além mas dando-lhe mais tempo vamos tornando o processo mais leve para ambos e quando menos esperarmos deixam. Grande beijinho

      Eliminar