Respeitar o tempo dos nossos filhos

3.12.20



 A experiência fez-me olhar para cada meu filho como pessoa única. Sei as deadlines principais do desenvolvimento mas não faço disso a minha bíblia, talvez o Tomás me tenha ensinado isso mesmo.

Cada criança é uma criança e como tal tem o seu ritmo.

E como mãe de três filhos, posso afirmar que embora a base da educação seja a mesma, tenho três crianças completamente diferentes.

A Maria Constança dos três foi quem desenvolveu mais rápido mas acredito que isso deve-se maioritariamente por ser a terceira, tem um estímulo que mais nenhum deles teve, e a juntar a isso temos o facto de ser menina. 

Mas embora ela seja super despachada e tenha comportamentos de uma criança de dois e três anos, continua a ser uma bebé e como tal continua a dar noites, a pedir colo e a ter mau feitio na hora de comer.

Quando decidi mudar a Constança do quarto, foi numa tentativa de perceber se ela já estava preparada, ela já tinha mostrado sinais de estar pronta para dar esse passo, mas assim que a mudei ela rapidamente mostrou que não estava ainda preparada.

E não houve nenhum drama com isso, voltei a reformular o quarto e regressou para junto de mim. 

Até que os meses passaram e com a mudança do quarto, voltei a tentar, sabendo que podia correr bem ou não, mas não quis de deixar de tentar. O que é certo é que quatro meses chegaram para ganharr a maturidade suficiente para fazermos a mudança de fora tranquila. No entanto continua a adormecer ao colo, e tem noites que dorme seguido até às seis, mas também tem noites que às três já me está a chamar e lá a vou buscar para se aninhar a nós.

Esta independência é ganha por eles, e são eles que nos dizem quando estão ou não preparados para esta grande mudança.

Sinto-a feliz no seu quarto com os irmãos e isso é o mais importante. Aquele quarto é o ponto de equilíbrio dos três e é ali que quero que se encontrem.

Se a meio da noite um a um começa a ir para a nossa cama não há dramas (pelo menos para nós). 

Sou a favor de respeitarmos o tempo dos nossos filhos porque cada criança é uma criança e o que pode funcionar para um não funciona certamente para o outro.

E se estivermos tranquilos eles vão sentir isso e serão crianças seguras de si próprio. E desengane-se quem acha que as crianças que mais precisam de colo são as que no futuro são mais inseguras, só serão se esse colo lhes for retirado prematuramente.

Na dúvida ouçam o vosso coração e dos vossos filhos. 💗 





1 comentário: