O ano da família

9.12.20

Se tiver que escolher uma palavra para descrever este ano que chega ao fim é: Família! Foi um ano ambicioso e que exigiu muito de nós pais e também dos nossos filhos.

Acredito que muitos de nós nunca tínhamos estado tanto tempo com os nossos filhos. Muitos foram obrigados em redefinir prioridades, a meter a vida em perspetiva e até meter o lado profissional em suspenso.

Houve quem achasse uma oportunidade e quem achasse uma loucura. Eu achei que foi uma oportunidade louca mas que será recordada para sempre com muito amor e emoção à mistura.

Nem todos os dias foram fáceis, chorei de dores no corpo por não aguentar mais e acima de tudo por perceber que não soube ser a professora que queria para os meus filhos. Falhei várias vezes, reformulei vezes sem conta estratégias para uma dinâmica familiar saudável. E tive a sorte de ter um marido que embora estivesse em tele trabalho me deu a mão nos períodos mas cruciais.

Hoje olho para trás e recordo com saudades aqueles meses em que me perdi e reencontrei vezes sem conta nos meus filhos, numa casa e numa cozinha que até então desconhecia.

Virei empregada da minha própria casa, professora dos meus filhos, mãe, cozinheira michelin e uma profissional à distância.

Um ano que começa a aproximar-se do fim e que ficará marcado para sempre nas nossas memórias. 2020 não foi o ano da nossa vida, mas foi o ano que nos obrigou a pensar no que realmente importa. Mostrou-nos quem são os amigos que nos fazem falta e os que afinal são meros conhecidos. Mostrou-nos que família, saúde e o amor são a base do ser humano.

Foi um ano que nos tirou muito mas que nos deu também.

O ano que ficará marcado para sempre como o da família. Aquele em que vivemos todas as etapas dos nossos filhos, em que aplaudimos na primeira fila as suas vitórias e consolamos na tristeza. Assistimos às suas quedas e ajudamos a gerir as suas frustrações.

O ano em que tive oportunidade de ser mãe a 100% mesmo que tenha sido por pouco tempo.

E para vocês o que é que este ano representou?




Sem comentários:

Enviar um comentário