Festas de Natal Suspensas

16.12.20

Sou das mães que vibra com cada conquista dos filhos, das que se prepara semana antes para garantir que quando o dia da festa chega garante os lugares da frente. Das que fica ansiosa só de pensar no nervosismo dos filhos atrás do palco.

Mas este ano tudo está diferente, o Natal foi-nos roubado da forma mais cruel que poderia ter sido. E embora tenhamos liberdade para viver o espirito de Natal no dia 24 e 25 houve muitas coisas que nos cortaram, os musicais, os espetáculos e até à azafama que se sentia noutros anos nas lojas.

E embora tenha tentado levar uma vida "normal" dentro desta "anormalidade" continua a custar-me ver os nossos filhos a perderem tanta coisa.

Um concerto que para muitos pode ser insignificante ou até visto como algo supérfluo foi substituído pelo online.

E eu como mãe vejo-me na obrigação de minimizar a decepção dos meus filhos quando perceberem que quando chegar a Sábado, vão ver o Panda e os Caricas pela Televisão tal como fazem todos os dias do ano.

E se até então fazia com que eles tivessem pouco tempos ligados à Televisão e aos tabletes. agora muitos dos programas são vistos por esta via. E para mim isto é um grande contra-senso mas também a realidade destes tempos que espero que demorem já pouco a passar.

Mas hoje as lágrimas caíram-me quando o meu Francisco exemplificou-me com rigor a sua festa de Natal. E que bem que estava, que orgulho senti em vê-lo a dançar e a cantar tão feliz. Senti naquele momento que lhe tinha sido roubada a minha presença, os meus aplausos na primeira fila. 

Custa muito ir assistir a uma festa que é talvez dos momentos mais importantes e que mais recordações lhes deixam na infância através de um écran. 

Existem tantas coisas piores, mas custa-me muito aceitar tudo o que os nossos filhos estão a perder, talvez por ter consciência que a idade deles jamais voltará atrás. 




 

1 comentário:

  1. Vou estar da mesma forma na sexta-feira e não estou preparada e muito menos o meu 🐧 que sabe que a mama está lá sempre.

    ResponderEliminar