Um mês de escola

11.11.20

Um mês depois, de uma escola diferente, do ensino público, de uma nova realidade, e o balanço até ao momento, não podia ser mais que positivo.

A adaptação correu da melhor forma possível. O Tomás tem este dom de aceitar a mudança de uma forma inigualável. Embora tenha tido uma noite agitada de véspera, entrou sem medos, naquela que seria a sua escola por uns longos anos (pelo menos assim espero).

Estes tempos distancia-nos da escola e isso para mim tem sido o mais difícil de lidar. Sei que ele está bem, pelo menos a forma carinhosa que fala dos seus amigos e da professora mostra exatamente isso. "Os meus amigos". Sinto que está feliz! E isso para mim é o mais importante.

Como mãe e embora não queira ser tratada de forma diferente, senti-me no dever de falar com todos os pais sobre o Tomás, mostrando quem é o Tomás verdadeiramente e que a sua trissomia não o define. No entanto pedi para que explicassem aos seus filhos com veracidade se os seus filhos questionassem algo. Só podemos construir uma sociedade inclusiva se os nossos filhos forem ensinados a aceitar a diferença. Recebi só boas mensagens e naquele momento tive a certeza que o Tomás está integrado numa turma com crianças cheias de valores. É quase como um "peso que me saiu de cima".

A professora tem tido paciência para me responder aos meus email's, inclusive já reuni com ela para que pudesse falar mais do Tomás e dos seus objetivos para com ele. Mostrei-lhe as suas virtudes e as suas maiores dificuldades.

Expliquei-lhe também que vinha de uma má experiencia e que isso poderia levar-me a estar mais em cima.

E embora a professora tenha respondido sempre aos meus email's e ter acalmado sempre o meu coração, ainda não me habituei a estar mais tempo atrás das grades que na sua sala, que infelizmente só conheço por fotografia. Custa-me todos os dias vê-lo a ir para um desconhecido. A falta do toque custa-me e a falta da comunicação do que foi feito durante o dia também.

A escola perde, nós perdemos e eles também pois parece que a escola passou a ser algo distante e em que não temos acesso.

Com o Covid tem sido muito difícil a escola aceitar as terapeutas do Tomás, a articulação com a equipa também se torna difícil pois a escola também não está recetiva a isso. E isso para mim tem sido muito difícil de aceitar.

Embora o Tomás tenha também uma professora de ensino especial custa-me ver que não existe articulação dos trabalhos entre as terapeutas do Tomás, que o conhecem de A a Z e que conhecem todas as estratégias de trabalho a usar com ele, com a escola. Não existe o querer e quando isso acontece é muito difícil mostrar que aqui quem perde é uma criança. Já tive oportunidade de dizer o que penso, já expus a situação a quem de direito mas continuo com poucas respostas fundamentadas.

Sempre trabalhei em equipa e custa-me ver que o meu filho possa perder ou atrasar competências porque não existe boa vontade e flexibilidade.

Posso não ganhar esta luta mas vou lutar para conseguir. Ao mesmo tempo vou medindo os seus ganhos e percas e ver o que será melhor para ele.

E no fim do ano habilito-me a estar no quadro de honra da mãe mais chata e ansiosa como já tiveram oportunidade também de me dizer.

Mas apesar de tudo, o balanço é positivo!

Ele está feliz e enquanto os seus olhos brilharem ao correr em direção ao portão é porque estamos no caminho certo.

E com vocês como está a ser este início?





1 comentário:

  1. E acho q faz muito bem em não desistir ❤️ o meu mudei o de escola, jardim de infância particular, por bem menos e porque também não tinha feedback diário, não me sentia integrada mas que apenas o largava de manhã e o ia buscar😔 todos os dias havia questões,falta de empatia para com as dúvidas... Até ao dia em q me "passei" e o fui buscar pedi tudo o que era dele e contactei outra escola. Entrou com a minha presença, falei c a educadora expus todas as dúvidas e receios, o q tinha corrido mal. Sei mais de menos de 1 mês do que soube em 4meses, todos os dias tenho feedback e de manhã sinto que o entrego na escola ❤️ e que não o largo! Muitos parabéns e força nessa luta 😘

    ResponderEliminar