Ser Pai

19.3.17
Antes de tudo, começo por dizer que não tenho jeito para estas coisas. Inclusive disse à A que não voltaria a escrever, não porque não quero mas porque não é a minha vocação.

Como hoje é o meu dia, a A pediu-me para que fosse eu escrever e acabou por me convencer. Pediu-me para escrever sobre "o que é ser pai".

A primeira coisa que me veio à cabeça é que não faço ideia o que escrever, não porque não saiba mas porque considero uma coisa muito abstrata. Uma coisa garanto só quem o é, é que percebe o que é ser Pai.

Mas prometo que vou dar o meu melhor para falar sobre isso, ou tentar :)

Mas o que é ser pai? Muito resumidamente é Pânico!

Pânico porque....

...tens de assumir responsabilidades,

...porque és a pessoa responsável pela sua educação,

...porque eles olham para ti como “Deus”,

...porque tudo o que fizeres vai influenciar a vida deles,

...pânico porque és o pai deles!


Ser Pai, é ser a pessoa mais importante na vida deles, que vai ajudá-los sempre incondicionalmente aconteça o que acontecer…

E é por todos estes motivos que nos levam a "pânicar" todos os dias.

Contudo o que me assusta mais é não saber se vou estar à altura de os educar e de os fazer feliz da maneira que eu fui…

Não me posso queixar da minha vida enquanto era criança. Desde cedo que soube o que era educação e respeito. Os meus Pais sempre fizeram questão de me preparar para a “vida”, fazendo-me esforçar e trabalhar para ter o que queria e lembro-me do meu pai dizer "queres isto então faz por isso". Nunca mas nunca me deram nada sem eu ter que fazer por isso. Admito que na altura era frustrante para mim mas hoje em dia percebo muito bem os motivos que os levaram a fazer isso. Obrigada Pais!

Um dos meus melhores amigos, o M vai ser pai e disse-me "puto não sei se estou preparado para ser pai, não sei bem o que fazer" e comecei por responder:

"Calma, ninguém nasce preparado para o que aí vem.. impossível saberes ou preparares-te, as coisas vão correr como devem de correr, quando o teu filho nascer vais saber e as coisas vão tomar o seu caminho. Não te preocupes, nós pais temos uma capacidade muito maior de adaptação do que achamos que temos".

Por isso para ti M e para todos os pais assustados por aí, não tenham medo de não estarem preparados para serem pais, apenas têm de ter um bom coração e serem boas pessoas, tudo o que vêm daí vêm ao de cima.. Por tudo isto acho que vais ser um bom pai, não te preocupes.

Se eu sou um bom pai, não sei... É uma pergunta que só a A pode responder, mas acho que me "safo bem".

A todos os Pais, a minha admiração. Somos grandes!!

Um abraço de pai para pai

Bernardo 


4 comentários:

  1. Mano, companheiro,amigo B, desde já o meu respeito pela coragem de escreveres para tanta gente, sobre um tema que como tu dizes é abstrato, mas acho que estiveste á altura! Forte abraço e vemo-nos em breve! ;) André Batalha

    ResponderEliminar
  2. Com o tempo o pânico passará, e virá o melhor de ser pai, os afectos e a confiança na capacidade do amor transformar tudo em algo melhor. Felicidades

    ResponderEliminar