Mostrar mensagens com a etiqueta serpai. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta serpai. Mostrar todas as mensagens

Ser Pai

19.3.17
Antes de tudo, começo por dizer que não tenho jeito para estas coisas. Inclusive disse à A que não voltaria a escrever, não porque não quero mas porque não é a minha vocação.

Como hoje é o meu dia, a A pediu-me para que fosse eu escrever e acabou por me convencer. Pediu-me para escrever sobre "o que é ser pai".

A primeira coisa que me veio à cabeça é que não faço ideia o que escrever, não porque não saiba mas porque considero uma coisa muito abstrata. Uma coisa garanto só quem o é, é que percebe o que é ser Pai.

Mas prometo que vou dar o meu melhor para falar sobre isso, ou tentar :)

Mas o que é ser pai? Muito resumidamente é Pânico!

Pânico porque....

...tens de assumir responsabilidades,

...porque és a pessoa responsável pela sua educação,

...porque eles olham para ti como “Deus”,

...porque tudo o que fizeres vai influenciar a vida deles,

...pânico porque és o pai deles!


Ser Pai, é ser a pessoa mais importante na vida deles, que vai ajudá-los sempre incondicionalmente aconteça o que acontecer…

E é por todos estes motivos que nos levam a "pânicar" todos os dias.

Contudo o que me assusta mais é não saber se vou estar à altura de os educar e de os fazer feliz da maneira que eu fui…

Não me posso queixar da minha vida enquanto era criança. Desde cedo que soube o que era educação e respeito. Os meus Pais sempre fizeram questão de me preparar para a “vida”, fazendo-me esforçar e trabalhar para ter o que queria e lembro-me do meu pai dizer "queres isto então faz por isso". Nunca mas nunca me deram nada sem eu ter que fazer por isso. Admito que na altura era frustrante para mim mas hoje em dia percebo muito bem os motivos que os levaram a fazer isso. Obrigada Pais!

Um dos meus melhores amigos, o M vai ser pai e disse-me "puto não sei se estou preparado para ser pai, não sei bem o que fazer" e comecei por responder:

"Calma, ninguém nasce preparado para o que aí vem.. impossível saberes ou preparares-te, as coisas vão correr como devem de correr, quando o teu filho nascer vais saber e as coisas vão tomar o seu caminho. Não te preocupes, nós pais temos uma capacidade muito maior de adaptação do que achamos que temos".

Por isso para ti M e para todos os pais assustados por aí, não tenham medo de não estarem preparados para serem pais, apenas têm de ter um bom coração e serem boas pessoas, tudo o que vêm daí vêm ao de cima.. Por tudo isto acho que vais ser um bom pai, não te preocupes.

Se eu sou um bom pai, não sei... É uma pergunta que só a A pode responder, mas acho que me "safo bem".

A todos os Pais, a minha admiração. Somos grandes!!

Um abraço de pai para pai

Bernardo 


Olhar de um Pai

14.12.16

Não que gosto muito de escrever mas como a A me desafiou para o fazer (aqui), aqui estou eu, para vos mostrar o outro lado da paternidade, o lado do pai.

Quando vejo os meus amigos a falarem que estão cansados e precisam de descansar é inevitável rir e digo-lhes para experimentarem ter dois filhos que depois falamos sobre o que é na realidade estar cansado.

Ter um filho ainda vá que não vá, mas ter dois é diferente. É um desgaste gigante que só quem tem é que compreende o que digo. Em jeito de brincadeira estou sempre a dizer que "vendo o F" "para quem quiser, até o ofereço", claro que não passa de uma brincadeira, mas muitas vezes é o cansaço acumulado a falar mais alto.

Sempre fui muito imaturo, "palhaço", engraçadinho e acima de tudo bem disposto, não que o tenha deixado de ser após ter sido pai mas os filhos obrigam-nos a crescer.

Ser pai obriga-nos a ajustar a nossa maneira de ser, é uma responsabilidade muito grande nos nossos ombros, afinal seremos sempre o exemplo de alguém, arrisco mesmo a dizer que tive de assumir outras obrigações que até então estavam esquecidas.

Com isto não quero dizer que deixei de ser eu, mas comecei a ver a minha vida com outra perspetiva. Onde mudei bastante foi na entreajuda com a A, senti que estava na altura de participar mais na casa, não que a A me "desse na cabeça" mas porque lhe via no rosto muito cansaço acumulado por ter de estar sempre presente com os Baby's, um deles nada fácil. E depois ainda tinha a nossa casa para cuidar.

E por livre vontade percebi que estava na altura de ajudar, comecei por aspirar, fazer a cama e arrumar as coisas. Sou sincero, não fiz por achar que senão o fizesse ía "levar na cabeça", mas fi-lo porque lhe devo respeito e para mim ser mãe é algo com uma dimensão tão grande que nós pais nunca vamos perceber, ser mãe não é nada fácil e para quem acha que ser pai é igual a ser mãe é absolutamente mentira pois nós não aguentamos nem metade do que uma mãe aguenta.. são uma força que nunca vi!

E por tudo isto mudei e ajudo muito mais do que ajudava.. por respeito e não por obrigação.

Ser pai só para dizer aos amigos não serve de muito... prefiro ser aquele pai que pode ficar com eles o fim de semana sozinho e saber o que fazer, do que aqueles pais que ficam uma hora com eles e já estão a chamar a mulher porque não sabem mudar a fralda ou o que dar de comida.

Podia aproveitar este tempo de antena para falar sobre como a A deixou o cérebro no bloco de partos ou como deixou de ter memória ou que se irrita muito mais facilmente mas não o vou fazer porque sou um marido querido.

Mas embora não seja fácil, não há compensação melhor do que chegar a casa e ter o T a correr na minha direção para me dar um abraço a gritar "olá" e ver o sorriso estampado na cara do F só porque me viu. Tudo isto é um sentimento indescritível. E nesse momento esqueço tudo.

Quando vamos estar um dia sem eles (porque vão passear com os avós) ficamos "aliviados" porque sabemos que vamos ter algum tempo para descansar mas depois ao mesmo tempo ficamos logo com uma sensação de vazio, parece que deixou de fazer sentido estar sem aquele barulho de fundo.

Por fim, quero falar um pouco do T. E aqui são poucas as palavras que encontro para falar dele, não consigo explicar o sentimento que tenho por ele, muitas vezes a A até se chateia porque acha que eu gosto mais do T do que do F, o que é absolutamente mentira mas o Tomas é especial, é o T! Ele é a minha cara "chapada" e não o mudava por nada deste mundo, para mim ele é perfeito exatamente como é. Sou um sortudo em o tê-lo como filho. E até já disse ao meu amigo M "já aprendi muito mais com o T do que ele comigo" e sei que vou continuar a aprender porque um coração como o dele é único.

Como costumo dizer é o "meu puto" e nada nem ninguém o vai magoar, para isso vão ter que passar por cima de mim.

BPV






Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby