Mãe Cuidadora

14.1.20
Mãe é Amar, cuidar e chega a ser algo complexo, é estar em muitas frentes com um propósito dar o melhor ao seu filho.

Mãe é mãe, não existem as boas ou más. Todas são as melhores para os seus filhos.

Mas ser mãe e cuidadora vai muito mais além do que é ser uma "simples" mãe. Implica todas as responsabilidades inerentes a uma mãe e outras tantas que só uma mãe com um filho com cuidados acrescidos precisa.

É uma vida que se "perde" em prol de outra que se "ganha".

Com isto digo-vos que ser mãe é do caraças!! A mulher que entra naquela sala cheia de luzes e bisturis fica ali e renasce completamente diferente.

A mãe cuidadora é aquela que leva os filhos às terapias enquanto as outras levam os seus filhos ao cinema e à musica.

Que passa grande parte do dia a fazer malabarismos entre a logística "normal" de uma casa, as terapias e as consultas médicas.

Que foge das conversas banais entre mães pois a sua vida é muito mais que banalidades.

Que passa as noites em branco a ler, a pesquisar na internet sobre todas as possibilidades para potenciar mais e mais o desenvolvimento do seu filho.

Que se esquece dela própria porque não existe esse tempo útil para o fazer e quando o faz sente-se egoísta por o fazer.

Que se erga todos os dias com um sorriso mesmo quando se sente a desmoronar por dentro, que luta pelos direitos da igualdade e que quer apenas gritar ao mundo que é uma mãe normal.

Que trata por tu os hospitais e que vive agradecida pela equipa médica e terapêutica que cuida do seu filho da melhor forma possível.

Esta mãe é a que vive no limite e que se sente tantas vezes invisível e engolida por tudo o que lhe aconteceu.
Empurra o mundo para a frente com as suas próprias mãos e a que chora quando as luzes se apagam e que reza para que tudo fique bem.

E por tudo isto merece ser respeitada, e olhada de frente pela sociedade e pelos políticos, sem medos, pois é este trabalho que não se vê que poupa milhões ao nosso estado.

Não são oportunistas, muito menos querem viver à custas dos seus filhos apenas querem dar dignidade e qualidade de vida aos seus filhos e isto chama-se amor no seu expoente máximo.







1 comentário:

  1. Chorei tanto depois de ir as consultas,com médicos que nem sabem o que é o Sindrome DAMP, olhavam para mim sem saber o que dizer, até que "tem um quadro de paralisia cerebral", "acha mesmo que ele vai conseguir?", "o seu filho vai ter uma doença do foro psiquiatrico".
    "Acha que o seu filho vai trabalhar a onde?".
    Se chorei? Muito. Se choro e vivo preocupada? Sim.
    Investiguei muito, noites a dentro, estudei muito para no dia seguinte ter outra forma de fazê lo entender a materia da escola. Se valeu a pena? Sempre.
    Choramos juntos abraçados, rimo nos muito e hoje tem 19 anos...com dificuldades? Sim.
    Mas também nos dá todos os dias muitas alegrias...
    Os tratamentos foram e sao carissimos...mas por ele tudo, sempre, é um amor que só nós sabemos...as mães lutadoras, mães como nós de crianças diferentes, sindromes mais e outros menos conhecidos...somos lutadoras sim, defensoras,professoras, médicas, educadoras, ortopedistas, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais,etc...mas o mais importante é o nosso AMOR de mãe que é incansável...mas com a idade...vai refletir na nossa saude mental.
    É uma vida de muito stress, correria...mas ser mãe é isso mesmo...Se hoje faria igual? SIMMMM!!
    Beijinhos a todos vós e muita força, vai valer a pena❤❤❤❤.

    ResponderEliminar