A primeira Sopa

15.1.20
Três filhos, mas a primeira sopa é sempre motivo de registo. É sinal que cresceram, e que deixaram de depender exclusivamente do leite materno ou adaptado.

No meu caso, é sempre uma "luta" interna com o meu "eu" pois se por um lado fico com mais liberdade de movimento, por outro é sinal que já passou a fase de bebé dependente. 

São os primeiros sinais do seu crescimento a aparecer.

Há quem comece pela papa, nós e em conformidade com a pediatra optamos pela sopa. 

Confesso que gosto mais que a sopa seja introduzida em primeiro lugar porque por vezes quando se começa pela papa, como é doce, é mais difícil depois de introduzir a sopa mas o melhor é verem com a vossa pediatra o melhor para o vosso bebé.

A primeira sopa é aquele momento em que preparamos tudo ao detalhe para que o processo corra o melhor possível. Seguramente não é o meu forte, não é algo que me anime pois sujam tudo e o ritmo que comem faz-me desesperar. 

Mas aqui o pai domina!! E sempre que consigo é ele que dá mas a primeira fiz questão que fosse dada por mim.

Correu lindamente, houve uma maior curiosidade em tocar na sopa do que propriamente comê-la mas faz parte da exploração.

Babete | Gato Gatinho


A introdução alimentar é algo que deve ser feita progressivamente, comecei com três legumes: Abóbora, Cenoura e Batata Doce e de três em três dias tenho introduzindo um novo legume, contudo já retirei a cenoura porque senti que começou a ficar com o intestino preso.

Copos | Avent


Neste momento já experimentámos: cebola roxa, brócolos e alface.

Tenho usado até ao momento legumes biológicos mas confesso que não sou fundamentalista do biológico.

Sempre sem sal (ainda hoje não ponho sal na sopa deles e também não há queixas) e com um fio de azeite em cru.

Também já introduzimos a fruta mas não tem sido um sucesso.

Entretanto como a MC já tem seis meses vou introduzir a carne: aves, borrego, coelho ou vitela (10g a 15g/dose) e aos sete meses começo o peixe.

Neste momento ainda só está a fazer uma refeição sólida mas em breve passará a fazer mais uma (lanche ou jantar).

Ao lanche vou dar-lhe papas (nesta fase já posso introduzir papas com glúten) mas como ainda amamento estas serão feitas com o meu leite ou água. Não faz sentido nesta fase misturar leites.

Além de tudo isto vou continuar a dar-lhe mama sempre que ela pedir.

E vocês já começaram as sopas?














3 comentários: