A serenidade alcançada com o terceiro filho

12.9.19


Incrível como o terceiro filho nos dá uma tranquilidade nunca sentida antes.

Atrevo-me a dizer que estou a viver um dos melhores momentos da minha vida. Talvez porque o terceiro filho nos deixa saborear a maternidade em pleno, sem medos e dúvidas.

Se no primeiro filho vivemos o momento com dúvidas, medos, inseguranças e uma complicação que só uma mãe de primeira viagem conhece. No segundo é toda uma logística familiar que se altera, deixam de chegar só os braços de uma mãe ou de um pai para serem precisos os quatro. Ali viramos equipa e vivemos um cansaço inigualável.

No terceiro, os medos e as inseguranças se dissipam por completo, a equipa já está formada, os filhos mesmo com idades pequenas já estão ligeiramente maiores o que torna também toda a logística mais fácil. Restando-nos saborear cada momento, sem dramas e dramatismos, sem complicações e com um paz interior que só a experiência e o tempo nos dão.

É incrível!! Atinge-se uma paz interior fora de série. Daquelas que duvidamos que alguma vez se possa atingir. Vivemos nas nuvens e com medo que este sonho acabe, mas dois meses já passaram e a sensação é cada vez melhor.

A maternidade consegue ser o maior desafio para uma mulher, para o casal e para uma família. É uma vida que se altera por completo em prol de um "pedaço de gente" que chega para nos ensinar o que é viver. São emoções e sentimentos vividos da forma mais crua que existe e a nossa ansiedade muitas vezes faz com que não vivamos o momento em pleno. Quando olhamos para trás aquele bebé que não nos deixava dormir e nos fazia os braços doer de tanto colo, cresceu!

E é com esta noção, maturidade e com base nas experiências anteriores enquanto mães que nos faz viver sem pressas, se chora, consolamos com calma, se tem cólicas fazemos massagens sem dramas, se as noites são complicadas, vivemos com sono mas eternamente gratas, se quer colo, vivemos com eles agarrados a nós como se de Coalas se tratassem, mesmo que isso implique que deixes tudo por fazer. Sabemos de antemão que o colo não pode esperar mas tudo o resto tem uma vida para ser feita.

E as opiniões alheias deixam de fazer sentido e passam a ser cantigas para os nossos ouvidos.

É aqui a grande diferença! Vivemos a maternidade de uma forma serena, sem pressas pois a experiência já nos mostrou que tudo isto é efêmero.

Sinto que nunca fui tão feliz e que de alguma forma nunca tinha atingido o pico da felicidade até então.

Está a ser das experiências mais ricas e melhores da minha vida! Ser mãe de três é simplesmente maravilhoso.

Look | Matchy MatchyBrincos | Jaybee

Colares | Miss M




Fotografia | Centrimagem 

1 comentário:

  1. Também fui mãe pela 3x há 4 meses. Também têm pouca diferença de idades 22 meses entre cada um. E sinto exactamente isto. Até digo eu tom de brincadeira que quem quer ter filhos o melhor é passar logo para o 3. É uma paz de espírito que não tem preço. Apesar de toda a logística e dinâmica necessária.

    ResponderEliminar