Coração no Bolso

25.9.19

A entrada no jardim de infância/escola é, geralmente, uma fase que trás bastantes desafios para todas as famílias e por vezes, vivida com bastante ansiedade e medo por parte de todos

Quando a criança é bebé não se apercebe tanto destas mudanças, desde que as suas necessidades sejam asseguradas. Todavia, a partir dos 2/3 anos, as crianças manifestam sintomas por vezes difíceis de gerir por parte das famílias: choro, birras, alterações no sono, possíveis retrocessos na enurese e ecoprese, necessidade maior de chucha, febres, dores de barriga, dores de cabeça, etc. Estes sintomas podem ocorrer em cada mudança de ciclo/escola, principalmente em crianças que vivenciam as mudanças com maior ansiedade.

Quanto aos adultos, os sintomas são um bocadinho diferentes mas também existem: ansiedade, sentimento de culpa, tristeza, entre outros. O momento de separação da criança, deixá-la ao cuidado de pessoas inicialmente estranhas, a adaptação ao espaço, aos colegas, as dúvidas se irá gostar ou não, se vai progredir, etc. E mais difícil, todas estas vivências longe do olhar e do colo do pai e da mãe.

Após algumas semanas, com a interiorização das novas rotinas e com a adaptação a todas as novidades, corações de pais e filhos tornam-se mais tranquilos e os sorrisos vão aumentando de dia para dia.

Para facilitar esta fase de transição, sugerimos-lhe a técnica do coração de bolso, um coração (ou outra forma que queira dar), construído especialmente por si com todo o amor e atenção. Esta técnica é muito fácil (mesmo para quem possa não ter tanto jeito para trabalhos manuais) e poderá ser uma excelente ajuda para acalmar os corações dos pequeninos.

Precisa apenas de 15 minutos para fazê-lo!

Materiais necessários:
  • Tesoura
  • Pedaços de feltro/tecido/placa eva 
  • Agulha e linha para coser 
  • Enchimento para o coração (fibras, algodão,etc) 
  • Perfume da mãe/pai (opcional) 
Fonte: Lisbon South Bay


Como fazer o coração de bolso?
  • Cosa tudo à volta e deixe apenas 2 cm abertos para poder introduzir o enchimento.
  • Encha o seu coração de bolso, com muitos abraços, beijinhos e todo o carinho que verdadeiramente sente pelo seu pequenino. 
  • Depois de cosido todo em volta, o seu coração de bolso fica pronto! Também poderá borrifá-lo com um pouco do seu perfume habitual para que ainda fique mais personalizado.
  •  Pode fazê-los em várias cores para que possa ter sempre muito Amor extra para dar. 

Fonte: Lisbon South Bay






Após a construção do coração entregue-o à/ao sua/seu filho, dizendo-lhe que todos os dias poderá levar o seu coração para a escola e que poderá agarrá-lo, olhá-lo, cheirá-lo ou lembrar-se dele sempre que quiser e assim, sentir a presença da mãe/pai.

Poderá acompanhar a entrega do coração com a leitura da história “Coração de Bolso”

Com regras e com amor, 









Sem comentários:

Enviar um comentário