As 10 coisas que uma mãe não gosta de ouvir!

23.1.18

  • Confesso que não gosto muito do termo especial, talvez porque não me considero uma mãe especial.

Tenho consciência que sou uma mãe igual a todas as outras, todas nós somos lutadoras, guerreiras e isso é o que nos torna especiais. 

Nós mães, de crianças que requerem alguma atenção especial, não queremos que tenham pena de nós, muito menos que nos tratem de forma diferente, apenas queremos ser mães tais como todas as outras.

São várias as coisas que ouvimos de estranhos, familiares ou de amigos. Muitas vezes são feitas sem qualquer intenção de magoar, mas magoam.

Já ouvi um pouco de tudo, mas sempre tive consciência que foi sem qualquer intenção de me magoar, não respondo com palavras mas sim com um sorriso e isso deixa sempre o outro lado sem palavras.

Apresento-vos as 9 coisas que uma mãe não gosta de ouvir:

1. "Coitadinho" 
O que nós queremos é que os nossos filhos sejam tratados como humanos e com carinho. As "penas" ficam para as galinhas.

2. A "doença" do seu filho 
Não! O meu filho não está doente. Tem uma saúde de ferro, obrigada. Trissomia 21 é uma patologia, que requer apenas necessidades especiais.

3. "Sinto muito"
O meu filho está vivo por isso não sinta. Eu sou uma mãe muito feliz.

4. "Não conseguiria ter a sua coragem"
Acredite que teria, há coisas na vida que só passando por elas. Não vale a pena demonstrar admiração dessa forma porque todas as mães têm a força necessária. 

5. "Ele parece tão normal"
O meu filho é tão normal que os outros. Passam dias e semanas sem me lembrar da sua trissomia, não há necessidade de se falar constantemente do que é ser diferente.
Porque afinal o que é ser normal? É certo que são crianças com características físicas distintas mas isso não as deve limitar nem definir o seu futuro.

6. "Como é que isso aconteceu?"
Cuidado com as perguntas, nem sempre ouvimos o que queremos. Há coisas que acontecem porque sim e não merecem ser justificadas.

7. "Vais querer ter mais filhos?"
Porque não? Trissomia não é doença grave! Não é uma aberração da natureza!
Se já queria ter mais que um filho, agora vou querer ainda ter muito mais. Cada filho é um filho e é isso que torna cada um especial à sua maneira.

8. Não dizer Nada
Todos nós temos alguma coisa a dizer, nem que seja um abraço ou um simples "se precisares de alguma coisa estou aqui". 
O não dizer nada é tratar a situação com indiferença e pode magoar mais que qualquer palavra menos própria.

9. "O seu filho é um deficiente".
Na realidade a Trissomia é uma deficiência intelectual. Mas nenhuma mãe gosta do termo "deficiente" pela sua conotação negativa. 

10. "Não merecias isso"
Não merecia o quê? Um filho? O meu filho é a melhor coisa do mundo por isso merecia-o exatamente da forma que ele é.

Por todas estas razões quando estiver com uma mãe com um um filho com necessidades especiais, sorria,  não sinta pena porque aquela mãe estará certamente feliz.
Olhe de frente e com respeito, não desvie os olhares.
Aja com naturalidade e acredite que aquela mãe e filho são felizes!




  •  

4 comentários:

  1. Adorei o texto e é isso mesmo,o meu filho mais novo tem 3 anos e apesar de não ter nenhuma patologia associada, não é que para mim fizesse alguma diferença, não diz frases,apenas algumas palavras, umas em português outras em inglês, ou seja, não usa a fala como principal meio de comunicação. Cada vez que vou de férias oiço de tudo um pouco, desde comparações com outras crianças da mesma idade; ele tem algum atraso, não vai ser inteligente; não sai apeu lado da família, entre outras coisas. Tento levar as coisas de um modo suavizado, mas confesso que às vezes é difícil, pouco me importa que ele necessite mais de ajuda que os outros, a minha missão de vida e que os meus filhos sejam felizes. Verdade não fala muito, mas não o trocaria por um que falasse, é uma criança extremamente meiguinha. Por muito que tente explicar às pessoas que ele tem terapia que já fizemos avaliações com psicólogos,e á parte de não falar é uma criança com um desenvolvimento adequado á idade insistem sempre em trata ló como se ele fosse um "coitadinho". Tenho uma menina que com 9 meses já falava, e amo os dois da mesma forma. Para mim não faz sentido a distinção de crianças porque são "especiais", também não gosto do termo, todas as crianças são especiais, umas com mais dificuldades que outras, até porque nós também tivemos algumas enquanto crianças e continuaremos sempre a ter. Ninguém nasce ensinado, uns precisam de ser mais trabalhados que outros e só. Os tempos vão mudando, mas o preconceito continua lá, o que a mim me faz imensa confusão. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida.
      Até as mentalidades mudarem, temos de ter uma dose extra de paciência e sorrir ainda mais para mostrar que os nossos filhos são o nosso maior orgulho :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Cada vez que me lembro de o ver num evento para crianças há já algum tempo, com uma alegria e curiosidade únicas igual à dos pais tão felizes, adorei, vocês são todos especiais no melhor que a palavra tem! Parabéns!

    ResponderEliminar