Os bebés nascem inseguros

25.1.18
"Os bebés não aprendem a adormecer sozinhos nem a acalmar-se sozinhos. O que aprendem é que não vem ninguém"

E quem o diz é a Dra. Clementina de Almeida, Psicóloga clínica, especializada em bebés.

E eu não poderia esta mais de acordo.

É importante perceber que os bebés não nascem com "manhas", muito menos com a maturidade suficiente para controlarem as suas emoções. Os bebés nascem inseguros e vulneráveis e vêm na mãe o seu porto de abrigo, consumindo muitas vezes toda a sua energia.

Os bebés precisam de nós, do nosso cheiro, do nosso toque, da nossa mama (para quem amamenta), da nossa voz e não de uma chucha, de um berço repleto de peluches, de colchas cheias de folhos e de uma luz de presença que cante.

Para nós mães implica muitas horas de sono, de dias com os nossos filhos no braços e de uma casa virada do avesso.

Mas a casa pode esperar mas o choro do nosso filho não!

O bebé quando chora é porque precisa de nós e não porque é "manhoso".

Quando choram precisam que os embrulhemos nos nossos braços, precisam que falemos com eles, precisam do nosso toque para que se sintam seguros e se reorganizem emocionalmente.

E isso não é mimo a mais! Mimo a mais não existe! O que existe é uma sociedade trocada em valores, em que é mais fácil entreter um filho numa espreguiçadeira com uma chucha repleta de sacarose do que um bebé nos nossos braços na nossa mama.

Os bebés amamentados, não precisam da mama só para se alimentarem, precisam acima de tudo daquele aconchego que só uma mama consegue dar.

É importante reverter a ideia que os bebés devem nascer a comer de 3h em 3horas e a acalmarem-se sozinhos no seu berço. Os bebés nascem a precisar de nós e somos nós os responsáveis por criar crianças felizes e seguras de si próprias.

Ninguém disse que ter um bebé seria fácil, implica que deixemos de ter o nosso tempo, que andemos mais devagar, que troquemos as prioridades, não por muito tempo mas pelo tempo que o nosso filho precise de nós.

Uma coisa é certa tudo passa, e esta fase por mais que nos pareça sem fim, acabará e não deixará tréguas.

Se é cansativo, bastante! Se dói? Muito! Se valerá a pena? Todos os dias.


5 comentários:

  1. Bom dia!
    verdade dói muito, várias coisas mas vale muito a pena, todos os dias! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito cansativo, muitas vezes parece que ficamos sem forças mas depois olhamos para eles e tudo vale a pena :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Penso exatamente assim mas há momentos em que desespero e penso porque é que os meus filhos não sabem adormecer sozinhos (2 anos e meio praticamente e 6M). Porque é que não conseguem dormir uma noite inteira na cama deles. Às vezes desespero e quero chorar. Mas quando nos aninhamos todos na cama, sinto o calor daqueles corpinhos acalmou. Acalmo eu e acalmam eles. Por alguma razão várias pessoas me dizem que os meus filhos são muito "de pele". Só se acalmam com o contacto físico. Não há bonecos nem oo que valham. Andreia, aproveito para perguntar o baby FM dormiu na mesma cama que os pais nos primeiros meses. Como são agora as noites?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita, por aqui é igual... os meus também nunca quiseram bonecos e oo o que querem mesmo é estarem agarrados a mim.
      As noites começam a ser melhores, felizmente. Já o consigo adormecer pelas 21.30h e já se aguenta até ás 5h, 6h mas isto ainda é tudo muito incerto. Existem noites que ás 3h já está na minha cama e a mamar. Com o tempo passa mas é preciso uma boa dose de paciência... ;)

      Eliminar