Uma alimentação saudável para os nossos filhos I

3.1.16

A Alimentação do T é algo que me preocupa pois sem dúvida que se criarmos bons hábitos alimentares desde pequeninos, torna o futuro dos nossos filhos muito mais saudáveis.

Em tempos conheci uma nutricionista fantástica, a MRA, em que me ajudou bastante a comer melhor, e após ter dado leite materno ao T, com a introdução de novos alimentos, voltei a procurar a sua ajuda, desta vez não para mim mas para o T.

Assim todas as semanas partilharei com vocês umas receitas deliciosas e dicas fantásticas que tanto me têem ajudado a diversificar a alimentação do T, bem como lhe proporcionar uma vida o mais saudável possível.

Assim,

O que dar ao bebé?

- Leite Materno ou formula infantil indicada
- Lacticínios (iogurte natural, queijo creme, queijinho tipo vaca que ri, queijinho tipo babybel, queijo fresco, etc…)
- Cereais integrais (millet, quinoa, aveia, centeio, trigo sarraceno, amaranto, trigo espelta couscous, bulgur, arroz, etc…)
- Legumes, de preferência assados, ao vapor ou cozidos, com uma textura molinha
- Leguminosas cozidas ou em puré (grão, feijão, lentilhas, ervilhas, favas, etc…)
- Todas as frutas, cruas em pedacinhos, cozidas ou em compotas sem adição de açúcar
- Carne (de preferência branca – aves e coelho), peixe, ovos, marisco, tofu, soja e seitan.

Com um ano as necessidades nutricionais dependem muito do desenvolvimento de cada criança e do seu nível de actividade. Mas se forem bebés dentro do percentil normal de peso e altura, as médias são aproximadamente de:

- 1200Kcal por dia
- 25g de Proteína por dia
- 100-140g de Hidratos de Carbono por dia
- 35g de Gordura por dia

Na prática estas quantidades representam aproximadamente:

Cereais e derivados
4 porções diárias
1 pão (50g)
1 Porção
1 fatia fina de broa (70g)
125g de batata
35g de cereais integrais
6 bolachas(35g) tipo maria /água e sal
2 colheres de sopa de arroz/massa crua
Hortícolas
3 porções diárias
180g de hortícolas crus
1 Porção
140g de hortícolas cozinhados
Fruta
3 porções diárias
1 peça de fruta (160g)
1 Porção
Lacticínios
2 porções diárias
1 chávena de leite (250ml)
1 Porção
1 iogurte
40g de queijo
50g de queijo fresco
Carne, pescado, ovos
1.5 porções diárias
Carne/pescado cozinhados (25g)
1 Porção
1 ovo médio (55g)
Tofu/seitan (30g)
Leguminosas
1 porção diária
3 colheres de sopa de leguminosas cozinhadas (80g)
1 Porção
Gorduras e óleos
1 porção diária
1 colher de sopa de azeite/óleo (10g)
1 Porção
4 colheres de sopa de natas (30g)
1 colher de sobremesa de manteiga (15g)

Dicas importantes:

- Os bebés devem começar sempre a sua alimentação pelo pequeno-almoço. Inclua cereais integrais ricos em fibra e sem açúcares adicionados. Tente variá-lo o mais possível para que o bebé se habitue a novos sabores. 

- Nunca se esqueça das 2 principais refeições do dia. Como nesta fase os bebés já começam a fazer refeições em família, é importante estabelecer, além do pequeno-almoço, a rotina do almoço e do jantar. Este passo ajuda-os a teres horários e a desenvolverem capacidades sociais. Aproveite para incluir a sopa, o prato e a sobremesa. Claro que as quantidades serão sempre pequeninas nesta fase mas é importante que a refeição seja reforçada relativamente aos lencinhos. 

- Use texturas diferentes. Quer seja nos pratos principais ou nos snacks, é importante que o bebé estimule a dentição e deixe de comer apenas papas. Sirva alguns snacks como fruta crua, ou leguminosas em cubinhos na sopa, ou algumas tostas ou bolachinhas que eles consigam ir roendo e amolecendo. 

- Não deixe que eles rejeitem alimentos. A não ser que se aperceba de alguma reacção alérgica ou intolerância alimentar insista para que o bebé consuma determinados alimentos, sobretudo frutas e legumes. Em algumas idades as birras são frequentes por não gostarem de alguns sabores (ex: os terríveis brócolos, os espargos etc…), para dar a volta à situação seja mais criativo, cozinhe-os de outra forma e sirva-os disfarçados até conseguir ganhar a batalha. 

- Não force. Alguns bebés têm menos apetite que outros, por isso, se o seu filho se alimentar bem mas não tiver apetite para uma sopa, um prato e uma sobremesa numa só refeição, não insista, deixe-o comer quando sente necessidade para que a hora da refeição não seja martirizante para si e para o bebé. 

- Ofereça o menor número de doces possível. Quanto mais cedo oferecer sabores doces, chocolates, bolinhos, bolachas etc…, mais difícil será fazer com que o bebé aceite os outros alimentos de sabores mais ácidos ou amargos. Além disso a introdução do açúcar em bebés pode aumentar o risco de obesidade infantil e diabetes tipo 2. 

Já vos tinha dito que nem sempre a alimentação para o T é algo tranquilo..infelizmente ele estranha muito os novos alimentos, com as suas diferentes texturas.. Mas todos os dias tento um pouco mais.. e a seu tempo acredito que ele comece a aceitar a comida.










Prato e colher: WEAL





2 comentários:

  1. O meu bebé é terrível para comer mas não posso stressar. É aproveitar nos dias em que cone algo. Beijinhos ao Baby T.

    ResponderEliminar