Tsunamis das nossas vidas...

14.1.16


Impossível ficar indiferente a esta história.. uma história de uma família... uma história que podia ser de cada um de nós.

No dia 3 de Dezembro, tive o privilégio de conhecer pessoalmente María Bélon, a Mãe que sobreviveu a este Tsunami.

Grande Mulher, Grande Inspiradora, impossível não partilhar com ela todo aquele sofrimento por que passou.

Mas afinal o que é um Tsunami?!? Um Tsunami não são só uma série de ondas que destroem tudo à sua volta... Tsunami é muito mais que isto.

Todos nós já passamos por Tsunamis, eu já passei... eu também tive o meu grande Tsunami no dia 6 de Agosto de 2014 pelas 14.14h. Naquela precisa hora foi abalroada por uma onda gigante que me levou ao fundo por breves instantes...mas depois com toda a força que tinha tentei vir à superfície, e consegui!! Mas a caminhada era grande no meio de tanta destruição.. e quando era engolida novamente por outra onda, voltava ao de cima e dizia para mim mesma "aguenta, só um pouco mais.." e assim foi até hoje. 

Tsunami é isto, é sermos abalados por circunstâncias das nossas vidas que testam todos os nossos limites.

Por incrível que pareça Maria Bélon, percebeu como eu, que nada lhe valia perguntar "porquê eu?!?" pois além de ser uma pergunta ingrata jamais traria respostas. Importa sim tentar perceber "para quê".

Confesso que quando o T nasceu não perdi tempo a perguntar "Porquê eu?", talvez porque soubesse lá no fundo que isso só me traria mais para o fundo. Em vez do Porquê eu, pensei "Porque não eu?!?" Afinal não tenho o direito de pensar que isto deveria de acontecer aos outros e não a mim. Tudo na vida acontece por algum motivo e a seu tempo sempre teremos as respostas.

De tantas mensagens que a Maria Bélon passou, uma não me sai da cabeça... Na vida apenas existe o passado e presente. O futuro não existe pois nunca sabemos o que nos acontecerá no segundo seguinte, assim um Até amanhã pode nunca existir... A vida é para ser vivida no presente e temos a "obrigação" de todos os dias nos despedirmos da vida com um sorriso pois nunca saberemos o dia de amanhã.



Até Já



4 comentários:

  1. Infelizmente percebo bem essa mensagem...já tive diversos Tsunamis na minha vida, que me mandaram ao chão e me deixaram sem forças, por breves momentos, mas felizmente tenho sempre conseguido arranjar forças para supera-los e seguir em frente ainda mais vitoriosa :)! Realmente para mim só há o ontem e o hoje, tal como a Maria Belon, o amanhã pode não existir! Aprendi a viver no presente e a não fazer planos a longo prazo, viver cada pequena coisa do nosso dia a dia, mesmo que possa parecer tão insignificante, como tomar um duche pela manhã, pentear-se, ir às compras...Beijos grandes

    ResponderEliminar
  2. É mesmo isso Sandrine. Faz parte da vida enfrentar Tsunamis.. e o mais importante é arranjar forças para sair deles da melhor forma possível..mesmo que por vezes não encontremos logo no imediato uma resposta.. o importante é nunca desistir!! :) Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Lindo texto. Nunca podemos desistir.☺

    ResponderEliminar
  4. Todos nós temos tsunamis ao longo da vida, mas o mais importante é lutarmos sempre e mantermo-nos à tona. Uma grande verdade é que as coisas não acontecem só aos outros e admiro-a imenso pela coragem que tem tido e acredito que sempre terá com o baby T. O grande lado positivo é que foram afortunados por terem um menino aina que "especial", encantador e com uma força de vontade enorme para vencer. Certo que irá ter mais dificuldades e algumas coisas em relação às demais crianças, mas nada é impossivel. Ainda que só o conheça através do blog, adoro o T, pelo menos a mim parece-me muito ternorento e meiguinho. Sou suspeita também tenho um Tomás em casa que nasceu no mesmo ano. Um grande beijinho

    ResponderEliminar