"O que quer que eu faça? Ele esta óptimo"

10.12.14




Sabem quando vos falam de uma coisa.. e sem saber porquê depositam toda a vossa confiança nela?!?

Pois bem foi isso que senti quando a V me apresentou este método. Além de opiniões.. li muito sobre ele, o que me fez com que acreditasse nele a 100%.

Depois marquei a consulta e foi uma questão de esperar até ao dia chegar, e chegou!!

8 de Dezembro - 1ª Consulta, Consulta de avaliação.

Confesso que embora fosse confiante ía muito ansiosa, talvez por saber que a exigência das terapeutas era muito elevada. Acreditava que o T estava óptimo para um bebé de quatro meses mas receava que fosse o meu olho de mãe a dizer isso..

Entrámos no gabinete e fomos questionados sobre tudo, a gravidez, o parto, a saúde do T, os seus hábitos..enfim tudo sobre o T. Foi um questionário que nunca mais acabava.

Por mais estranho que pareça, adorei, todas aquelas perguntas pois preferia as perguntas à avaliação do estado do T.. Aqueles medos estavam difíceis de sair...

Entretanto bateram à porta e entrou uma menina com cinco anos (com trissomia 21) a mostrar à terapeuta como já sabia ler Inglês e Português!! fiquei perplexa a olhar para aquilo..mais uma prova que não estava enganada sobre o método.

Enquanto a B lia para a terapeuta eu ganhava tempo para me tranquilizar.

Chegou finalmente o momento de ver o T..o meu coração quase que "saía pela boca".. mas o T lá foi mostrando os seus dotes.. o B até comentou que ele esteve quatro meses a treinar para aquele momento..pois correspondeu a 100% ao que lhe estava a ser pedido.

Antes do veredicto a terapeuta falou que o método iria trabalhar na optimização das suas funções, acelerando assim o processo de desenvolvimento.

Referiu também que a trissomia apenas era um problema se nós deixássemos que fosse. Ainda disse que o T é um bebé e NÃO um bebé com trissomia 21..é apenas um bebé e que jamais deveríamos pôr o diagnostico à frente do seu nome, ou seja, É o Tomás! O resto pouco importa.

Estas palavras foram também sempre proferidas pelo meu querido irmão e querida cunhada - D que sempre nos apoiaram a 200%!!

Concordo a 100%..já tinha pensado muito sobre este assunto.. será que devia de dizer às pessoas que me perguntavam se estava tudo bem ou se tinha tudo corrido bem com o nascimento do meu filho? Mas nunca achei que o deveria de fazer, pois se o T não tivesse vindo com um cromossoma a mais, também não ía dizer que "Correu tudo bem, o T é normal". Senão o fazia para a normalidade, porque o deveria fazer agora? Só porque tinta tido um filho com um cromossoma a mais?!?

Depois de uma conversa sobre a trissomia e sobre o T, passamos para outra terapeuta, que me deu o veredicto final:

"O que quer que eu faça?!? Ele está óptimo"

Jamais esquecerei estas palavras.. fizeram o meu dia!!





E ainda continuou..

"Existem vários estágios, o T neste momento esta no estádio dois e três, em que o três por norma é desenvolvido por crianças com sete meses. Já existem coisas que ele faz acima do desenvolvimento próprio para a sua altura";

" O T é uma criança +", com grandes potencialidades;

Depois disse que as crianças com Trissomia 21 são maravilhosas e que apenas vêem com uma coisa a mais (cromossoma) do que os outros. O que têem na realidade é um desorganização a nível neurológico. O objetivo deste método é pôr todas as funções do cérebro em ordem.

Foi um final de dia bastante feliz para mim, para o B e para a minha Mãe que também assistiu à consulta.

Todos ganhámos o dia!!

Acredito muito que esta vitória deveu-se ao meu ACREDITAR, sempre que o T era capaz!! Desde que ele nasceu nunca o comparei com nenhum bebé com trissomia 21..não fazia sentido.

Para mim ele é o T, o meu filho, apenas veio com um cromossoma a mais, que por sinal é o do Amor. Por isso só tinha coisas a ganhar..e foi nisto que me agarrei desde que ele nasceu.

A alegria foi tanta que fiquei com uma dor de cabeça tremenda pois entrei êxtase.

9 de Dezembro - 2ªConsulta, consulta para dar a programação durante os próximos seis meses.

Embora tivesse muito feliz, sabia que me iriam dar o programa de estimulação para o desenvolvimento do T, e que este seria muito exigente e não me enganei.

Vim de lá cheia de apontamentos sobre todos os programas a desenvolver:

Programa sensorial padronização
Programa de mobilidade
Progrma sensorial - Visão, tato e audição
Programa de matematica
Programa de leiura

Todos estes programas são cronometrados com base na frequência e duração.

Padronização - è um trabalho realizado por três pessoas que opera no cérebro para trabalhar os dois hemisférios. O objetivo é ensinar o cérebro a movimentar o corpo de uma maneira coordenada.

Mobilidade - Plano inclinado. O objetivo é ensinar à criança que existe um relacionamento entre os braços, pernas e movimento. Este exercício é feito através de um plano inclinado (escorrega) em que o objetivo é fazer o T rastejar.

Visão- Quadro preto e branco, com imagens reais + quadro com lâmpadas e acender alternadamente.
Exemplo de um quadro para estimulação visual


Audição - Mostrar diferentes tipos de sons.

Tato - Contrastes entre quente/frio; áspero/macio; espeta/acaricia.

Matemática - Folhas com várias bolas, representativas de quantidades
Matemática



Leitura - Mostrar cartões com categorias de palavras e ao mesmo tempo falar.
Inicio da leitura

Depois de termos acesso ao programa do T, viemos cheios de força de vencer mais esta batalha. Sei que não vai ser fácil pois vai mudar sempre um pouco a nossa rotina mas também sei que valerá todos os sacrifícios.





Agora é chegar a casa, organizar todas as ideias, preparar todos os materiais e começar!! Todos os dias vou ter de escrever um relatório que depois sera passado às terapeutas.

Voltarei daqui a seis meses para nova reavaliação.

Estou confiante que o T vai ganhar mais esta batalha!!

Por fim, hoje viemos dormir a Espinho pois amanhã vamos ao dentista com o T, para ver se há ou não necessidade de usar aparelho.

Depois é o momento de regressar a Lisboa!!













6 comentários:

  1. Depois de ler tudo atentamente, "o que quer que eu diga?" Bravo! :)
    Marta Fernandes

    ResponderEliminar
  2. So boas noticias, ele é perfeito. Ele vai ser um guerreiro como os pais que ele tem

    Infelizmente, muitas pessoas tenham preconceitos, mas não merecem o esforço, mima muito este menino que vai superar todas as batalhas que lhe serão apresentadas ^^

    beijos grandes

    https://www.facebook.com/pages/Sarahli-Uma-Grande-Aventura-Pela-Frente/700256670027561?ref=bookmarks
    http://uma-grande-viagem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns ao T., e aos papas. O T., vai ter tanta coisa para fazer. 😤 Até estudar no colégio o mapa de cromossomas não sabia o que era a trissomia 21 porque os meus pais nunca teceram nenhum comentário, eu como criança pensava que eram da mesma família. Beijinhos

    ResponderEliminar