Mais uma semana..

6.12.14

Mais uma semana que passou..mais uma consulta de desenvolvimento.

Desta vez tivemos de mudar um pouco a rotina e ir à noite..o T lá foi de olho muito aberto e super bem disposto.

Mostrou os seus dotes à Dra. LC, ao qual a Dra. disse que ele continuava a desenvolver muito bem e até já faz algumas "coisinhas" mais à frente..claro que fiquei babada!!

Mas ao longo da semana tinha verificado que o T tinha menos força na mão direita ao segurar os objetos e claro que dei esse feedback.. a Dra.verificou e também concordou, desta forma até a próxima consulta vou trabalhar mais essa mão. Espero que na próxima consulta já esteja ao mesmo nível ou perto da esquerda.


 


Esta semana não foi fácil com tanta mudança.. e sei que houveram uns estímulos que não foram feitos a 100% mas a Dra. LC disse para não estar preocupada pois ele estava óptimo e não eram uns dias que iriam influenciar o seu desenvolvimento. Confesso que fiquei mais tranquila!

Aproveitámos a consulta para verificar o plano e ver o nosso ponto de situação.

Como Domingo vamos iniciar o método Glenn Domam não quisemos deixar de partilhar as nossas intenções..falamos muito sobre esse método pois como em tudo existem coisas a favor e outras contra mas penso que com bom senso tudo se faz.

Domingo vamos à palestra onde será apresentado o método e serão partilhados dois testemunhos de Mães com filhos com trissomia 21.

Depois Segunda e Terça estaremos em consultas para aplicar o método ao T.

E pelo meio vamos passar por Espinho pois o T vai ao dentista ver se é preciso usar aparelho*

Voltaremos à consulta com a Dra.LC no dia 18, aí vamos tentar conciliar os dois métodos (o tradicional e o Glenn Domam). Sou da opinião que um complementa o outro..até porque nunca existe nada infalível.

Depois quase a chegar o Natal é tempo de umas mini férias e fazer uns trabalhos de casa, para quando voltarmos às consultas ainda estarmos melhores!!


Depois de um dia em cheio.. 












* Os bebés com trissomia 21 deverão ser vistos pelo dentista o quanto antes para se verificar se é necessário o uso de aparelho. Este aparelho é em formato chucha. O seu objetivo é expandir mais o maxilar de modo a que consiga suportar a língua.

Existe o mito que as pessoas com trissomia 21 têm a língua maior que as pessoas ditas "normais". O que acontece é que têem um maxilar com uma estrutura mais pequena o que faz com que não consiga suportar a língua daí a tendência da língua para fora.



1 comentário:

  1. Olá, ler estes post faz-me regressar ao passado...lembro-me como se fosse ontem e olho para o seu T e faz-me lembrar o meu T (Tiago). Tantas consultas, tantas terapias, correr de um lado para o outro..,não optei por este método, confesso que achei demasiado exigente e sabia que a dado momento iria falhar o meu compromisso e isso iria deixar-me com sentimento de culpa. Optei por outros caminhos, outros apoios, vimos resultados e eu mantive a minha qualidade de vida. Pude ser mãe, esposa, funcionária numa multinacional e ver o meu rapaz desenvolver bem. Costumo dizer que sou mãe, não sou nem professora nem terapeuta...para isso pago aos respetivos profissionais. É lógico que necessitam do nosso empurrão e é isso que fazemos todos os dias, dar o nosso empurrão necessário para as coisas avançarem. Desejo do fundo do coração o melhor para a vossa familia! O T é um bebé maravilhoso!
    Uma pequena dica, visto que ele já tem 4 meses, não sei se já tem terapia da fala. O meu filho iniciou a terapia da fala aos 4 meses, não para falar logicamente, mas para o treino de alimentação e foi muito bom. Os exercícios que eram feitos antes da terapeuta dar a papa ou sopa eram de estimulação dos músculos faciais. Um dos exercícios consistia na passagem de um cubo de gelo pela língua, o que fazia com que ele retraísse a língua. Em casa ao longo de todo o desenvolvimento e crescimento, fomos sempre "repreendendo" e dando "pancadinhas" na língua, para ele não a colocar fora da boca. Hoje em dia o meu T nunca tem a língua de fora. Já não fomos a tempo do aparelho, ou melhor, chegou a ser feito e fomos buscá-lo, mas o primeiro dente nasceu logo nessa altura e o aparelho não deve ser usado assim que nascem os dentes...
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar