Fraldas reutilizáveis - Uma Opção?

16.4.20
As fraldas reutilizáveis cada vez mais começam a ser opções para fugir às tradicionais descartáveis.

Engraçado como antigamente todas as fraldas eram lavadas pois não havia outra opção. A minha avó ainda me conta que lavou muitas fraldas minhas. Lembro-me bem da fralda de pano e do alfinete. Depois apareceram as descartáveis e revolucionaram a maternidade pois torno-a mais simples e prática.

Mas a consciência ambiental remeteu-nos para o passado e foram criadas fraldas reutilizáveis que garantissem conforto e uma limpeza igual para o rabinho dos bebés.

À terceira foi de vez e rendi-me às fraldas reutilizáveis, dei o benefício da dúvida e experimentei.

A primeira impressão é positiva. Não me chateou ter que as lavar, o que para mim era o maior contra (mesmo o cocó).

Mas em contrapartida tive consciência que eram precisas muitas mais que as que tinha em casa (cinco). Num dia gastei todo o stock que tinha e ao contrário do que pensava elas não secam rapidamente pelo menos com o mau tempo.

Este para mim é o maior contra. E aliado a isso é necessário um investimento considerável pois pela experiência de outras mães são precisas entre 25 a 40 fraldas para que possamos respirar de alívio e nunca corrermos o risco que nos faltem.

Experimentei as Miosolo da Bambino e o tecido é super absorvente. Sente-se qualidade nos tecidos. Os absorventes são igualmente muito bons e não deixam passar nada. Mesmo durante a noite, desde que se ponha o absorvente extra, aguenta a noite toda sem passar para o pijama.

Outra das vantagens é a economia que se pode fazer com estas fraldas pois dependendo das marcas pode ficar a longo prazo muito mais económico, contudo existe sempre um investimento inicial. Na hora de fazer contas é preciso também ter em conta a água e a luz que se gasta sendo que não será a meu ver o mais relevante.

As lavagens não devem exceder temperaturas acima dos 60 ºC e de preferência com detergente não biológico e com detergente desinfectante. Existem inclusive sacos próprios de lavagem.

O ambiente no meio disto tudo agradece pois soube que cada bebé produz uma tonelada de resíduos de fraldas descartáveis e cada fralda pode demorar até quinhentos anos para se decompor.

Não experimentei outra marca que não a Bambino por isso não posso falar das outras marcas. Esta é sem dúvida uma boa opção. Com uma vantagem que tem fraldas que acompanham desde o nascimento até ao desfralde. E os padrões são super giros.

Confesso que não vou deixar de usar as fraldas descartáveis mas vou variando entre umas e outras. Além de que fora de casa continuo a achar que não é muito prático.

Quem é agora mãe pela primeira vez e tem como ideia ter mais que um filho é garantidamente um investimento rentável a longo prazo.







Bambino Mio 

1 comentário:

  1. 1 fralda descartável a menos já é muito bom. Nós usamos fraldas reutilizáveis e a experiência é muito boa. Curiosamente as bambino são as que menos qualidade têm a nível de absorção (e são também das mais caras). Parabéns por experimentar e usar à sua medida e da sua família. Um beijinho

    ResponderEliminar