Maria Constança

2.7.19
Vou começar pelos inícios dos inícios...

Não queria um parto por cesariana, não que tenha alguma coisa contra mas porque já tinha tido a experiência de um parto natural e sei o quanto nos marca por isso tinha muito presente que tudo faria para que fosse um parto natural.

O que é certo é que as semanas foram passando e mesmo com a agitação do meu dia a dia a MC não queria vir ao mundo.

Como o parto do FM tinha sido por cesariana, este não podia ser induzido e como tal o meu médico sem pressões deixou que o tempo se encarregasse da mãe natureza.

Contudo na minha última consulta tinha a certeza que seria marcada a cesariana, não dava para esperar muito mais e embora quisesse muito um parto natural, tinha de pensar no bem estar da MC.

A consulta das 41 semanas era quarta-feira e nessa mesma semana antes da consulta, dei início a tudo o que estava ao meu alcance para que entrasse em trabalho de parto de forma espontânea.

Foram muitas as dicas que recebi vossas (OBRIGADA!) posso afirmar que neste momento sei tudo o que se deve fazer para entrarmos em trabalho de parto de uma forma espontânea. Por isso se precisarem podem perguntar-me :)

Terça-feira, fui com a minha mãe à praia de Santo Amaro em Oeiras para andar, ao todo foram 5kms. Cheguei a casa tomei um banho de água quente e adormeci. Acordei com contrações mas com a certeza que seria pelo esforço físico que fiz, levantei-me e fui ao médico com esperança que me dissesse que já havia um prognóstico mais favorável.

O CTG acusou contrações e o meu útero tinha passado de fechado a permeável a um dedo. Toque feito!

E antes de acabarmos tivemos todos de tomar uma decisão, marcar o parto. Na minha cabeça já tinha o dia que queria (2ªfeira) mas o meu médico parece que leu os meus pensamentos e disse também 1 de Julho. Dei quase um pulo da cadeira e disse: Está óptimo! Fechado!!

Saí de lá com a certeza que iria dar tudo de mim e que iria meter tudo em prática mas que até sábado não tivesse sinais desistiria desta luta e entregava nas mãos de Deus este meu parto.

Depois do toque e já com muita pressão na bacia (pelo dia anterior), voltei à praia com a minha querida mãe e foram mais 5km sobre a areia mole, quando cheguei a casa, já com poucas forças ainda enchi o peito de ar e subi oito andares, cheguei e tomei um banho bem quente e terminei a ver a novela numa bola de pilates.

Estava confiante que seria durante a noite mas nada. Levantei-me eram 7h porque nesse dia tinha terapia com o T e além da pressão na bacia poucos ou nenhuns sinais tinha, até que de um momento para o outro começo com contrações muito fortes mas muito irregulares, como já tinha tido estas contrações nas 39 semanas desvalorizei por completo, fiz a minha vida normal mas sempre com contrações, fui arrumar coisas no centro de terapias que já partilhei convosco, subi, desci escadas, peguei em livros, limpei, fiz de tudo um pouco e sempre com contrações.

Entretanto eu e a terapeuta do T demos uma entrevista para uma terapeuta do Desenvolve-T e ainda com contrações estava completamente longe de imaginar o que me iria acontecer passado uns minutos.

Acabamos a entrevista, começamos a falar e no meio da conversa senti como se fosse uma rolha a abrir dentro de mim e a água a escorrer pelas pernas.

14.25h "Filipa, rebentaram-me as águas" 
Óptimo. O que quer que faça? Mas já em modo "barata tonta"
Nada, mantenha a calma porque está tudo bem. Dê-me uma cadeira.



Sentei-me e vivi esta experiência pela segunda vez. Aquela sensação de sabermos que seria naquele momento que o nosso filho estava preparado para nascer.
Água por todo o lado!
Feliz!! Muito Feliz!!
Liguei ao meu marido para vir ter comigo, de seguida para a minha mãe, para o meu pai, para o meu médico que me disse para ir para as urgências e para uma pessoa muito especial para mim da CUF.

Enquanto isso a terapeuta do T continuava como uma "baratinha tonta" sem saber bem o que fazer, contrações fortes mas suportáveis!
O Bernardo chega e vamos a casa ainda acabar a minha mala. 
Meto uma cueca fralda e digo estou pronta!
Sou a última a fechar a porta e antes de a fechar olhei para a casa que deixava pois quando voltasse saberia que já não seria a mesma.
Respirei fundo e fechei!

Pelo caminho sempre com contrações. Urgências. Até ser vista pela médica de serviço para me internar, respirei fundo porque as contrações era muito fortes e muito próximas.

2 Dedos.

Entretanto dei entrada no quarto pelas 17h vesti a famosa bata, respirei fundo e todo aquele ar, e quis sentir tudo, quis viver aquele momento mesmo com todas as dores que implicava, porque seria certamente a última vez naqueles quartos.

Tentei aguentar até à epidural mas as dores eram incontroláveis e cada vez mais fortes, peço a epidural e assim que a tomei vi o céu. Que sensação boa!! Que alívio!!



Tudo tranquilo, estava super serena e feliz até ao momento que vejo a enfermeira entrar no quarto com um ar sério e branca da cor da parede.
Percebi de imediato que alguma coisa não estava bem. Pediu para mudar de posição, o CTG acusou uma desaceleração nos batimentos cardíacos, meteu-me uma máscara de oxigénio e naquele momento tinha a minha mãe e o meu marido a olharem para mim em pânico e eu a tentar manter-me calma.

Tudo iria dar certo, não havia como não dar.
Tentei esquecer, mas sempre a olhar para o CTG!

O meu médico entretanto entra na sala, faz-me o toque e fala-me que os batimentos cardíacos desaceleraram muito e que tínhamos de estar a controlar. Nas suas poucas palavras deixou passar a possibilidade de ter que ir para cesariana de urgência tal como aconteceu com o FM.

Não falei disto com ninguém, guardei para mim e rezei para que depois de tanto esforço não acabasse numa cesariana.

Entretanto o efeito da epidural estava a acabar e peço o reforço, a enfermeira faz-me um toque e continuava com dois dedos mas com evolução. Passado uns dez minutos antes do reforço da epidural o médico voltou a fazer-me o toque e 5 dedos.

Achei que ainda iria demorar e digo à minha mãe para ir buscar os miúdos à minha avó e que fosse com eles para casa dela juntamente com a minha avó porque iria demorar ainda.

Mas assim que vai embora e já depois da epidural, o médico volta a fazer-me o toque e disse está pronta! 10 dedos completos! Está pronta...


Como assim?
Então e a minha mãe acabou de sair.
Mas a epidural ainda faz efeito? Sim, disse a enfermeira, não a vou largar, não se preocupe! Vai tudo correr bem.
O B entretanto entra no quarto e eu digo-lhe "é agora". Ficou perplexo a olhar para mim e super nervoso. Parecia ele pai pela primeira vez.



Demos indicação ao fotógrafo que seria agora e lá fomos em direcção ao bloco de partos.

Zero nervosa, a olhar para aquele tecto cheio de luzes e a saborear cada momento como se fosse o último.



Chegou o momento de fazer "Força"! "Força", "Força", "Força", "já vejo a cabeça", "Força", Força", Dê-me as suas mãos e fui eu que a tirei!
Mesmo sem dores senti toda a expulsão e metia-a junto a mim!

Maria Constança, 27 de Junho, 20.15h
3685Kg
51,8cm








 
Que emoção!
Jamais terei palavras para conseguir descrever tamanha grandeza! A mãe natureza sabe bem o que faz.

O B à terceira ganha a coragem (mesmo com medo) de cortar o cordão umbilical e é sem dúvida um momento inexplicável de tão forte que é ver o pai da nossa filha a cortar o que nos ligou durante nove meses.
Que gratidão por um parto tão bonito!



Mas tudo isto foi possível pela equipa maravilhosa que me acompanhou no parto, o meu querido médico que é "só" o melhor e que nos transmite toda a força e confiança necessária mesmo sem usar as palavras. O Professor Dr. Jorge Lima.

À enfermeira Ema que deixou passar a sua hora de saída só para estar ao meu lado, de mãos dadas comigo como se tratasse de um anjo.



E por fim à querida Isabel Vieira que é das pessoas mais queridas e maravilhosas que conheço e que que lutou até ao fim para que tivesse um parto como tanto desejava.

Um agradecimento também especial à Enfermeira Carolina que nos acompanhou no dia seguinte na nossa bolha de amor.

E um obrigada também a toda a equipa que foi sempre incansável connosco e que nos fez sentir sempre em casa.

E um obrigada gigante à Centrimagem por ter fotografado o parto e ter conseguido eternizar um momento tão bonito como o meu parto. As fotografias estão lindas e transmitem com toda a veracidade tudo o que se sentiu no bloco de partos.

Três experiências, três partos diferentes por variadíssimas razões, três emoções vividas naquele bloco de partos, três filhos.

Acabando com a cereja no topo do bolo!

Obrigada pelo vosso carinho que tiveram sempre no meu coração.













19 comentários:

  1. Que lindo post <3 de coração cheio!..espera só um bocadinho....fui ler mais uma vez! Uma delícia de amor! Muitas felicidades, de coração!

    ResponderEliminar
  2. Linda descrição. Tenho acompanhado os passos maravilhosos que nos tem mostrado atraves do blog e instagram. Felicidades para os 5. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns querida Andreia. Faz-me lembrar o meu parto. E é tão bom recordar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso!! Sente-se a emoção em cada fotografia e palavra sua! Muitas felicidades para os 5! 😘

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns. Fotos maravilhosas. Momentos lindos. Beijinhos e felicidades

    ResponderEliminar
  6. Maravilhoso ❤❤ tudo de bom 👶👶👧💜

    ResponderEliminar
  7. Lindo lindo lindo nso tenjo palavra... voces são uma família fantastica. Este texto deixou-me com lágrimas nos olhos:) beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. Que bonito...que saudades de viver esses momentos maravilhosos. A Enfermeira Ema também cuidou da minha Ema quando ela nasceu. Quando descobriu que tinham o mesmo nome não mais a largou ;-) Obrigada Andreia por partilhar connosco este dia tão especial para vocês. Bem-vinda Maria Constança

    ResponderEliminar
  9. Emocionante. Tanto Amor.

    Isabel Oliveira

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha de testemunho, de amor e partilha! Não esperaria outra coisa vinda de si... que esta felicidade seja constante na sua vida e na de todos os que ama! Beijinho grande e mais uma vez... bem-vinda Maria Constança!

    ResponderEliminar
  11. Lindo! que fotos lindas! que parto lindo! Muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  12. Muito bom de ler. A MC é muito bonita.
    Felicidades.
    Susana Teixeira

    ResponderEliminar
  13. Que lindo! Chorei só de ver as imagens. É um milagre da natureza.
    Sou mãe de gémeas e, porque foi cesariana de urgência, não pude vivenciar o momento em si. Mas quando os colocam junto a nós, recuperamos a força toda, tal e qual umas leoas dispostas a tudo para os defender de tudo e de todos!
    Parabéns aos papás, aos manos, lindos por sinal, e Bem_Vinda, Constança!

    ResponderEliminar
  14. Tão bonito 💛 que a vida vos sorria 💛 até me emocionei 💛

    ResponderEliminar
  15. Tão lindo ❤️ Eu da Maria Clara fui às 41 semanas e 4 dias. Exatamente igual não podia provocar porque já tinha feito uma cesariana. Andei km fiz ginástica, dancei e namorei muito é nada. No dia que vou ao médico para marcar a cesariana rebentaram me as águas.. estava a ser chamada pelo médico para ir ao consultório quando me dá um vontade enorme de fazer um xixi, fui meia a correr pois sabia que me ia fazer o toque e não podia ir com a bexiga cheia. Faço o meu xixizinho ao subir as calças molhei a cueca , fiquei toda atrapalhada assim que entrei no consultório expliquei ao médico o que tinha acontecido, onde responde que é normal acontecer. Entretanto manda me deitar e mal elevo as pernas oiço um charco de água a cair �� mas eu estava tão desconfortável pelo que me tinha acontecido na casa de banho que não estava a ter noção do que me estava acontecer, quando o médico diz Raquel está na hora rebentaram lhe as águas, fiquei completamente excitada e cheia de medo pois o meu 1.º parto tinha sido cesariana mas estava na minha terra natal a ter o meu 1.ºfilho tinha as pessoas da minha vida ao meu lado e desta vez com a Maria Clara não, tive-a cá no hospital de Cascais, então era tudo novidade pra mim. No Duarte não senti contrações e na Maria Clara logo que me rebentou a bolsa de água tive logo contrações de 10 em 10 minutos, isto aconteceu no dia 30 de outubro às 16h e eu só tive a Maria Clara no dia 31 às 15.15h foi parto normal. A melhor coisa que me podia ter acontecido, a melhor sensação, a melhor adrenalina que alguma vez podia ter sentido não existe palavras para explicar é tudo muito mágico é muito amor.. tive muitas horas em trabalho de parto ( só tomei a epidural às 7h da manhã) mas repetia tudo outra vez com os mesmos medos e incertezas.. não existe amor mais puro e genuíno como os dos nossos filhos.. �� obrigada pela partilha. Sejam sempre muito mas muito felizes

    ResponderEliminar
  16. Parabéns querida Andreia! que fofura, que grande bênção de Deus!! espero que estejas a recuperar bem!♥ fiquei ainda mais feliz porque nasceu no dia em que o meu filho Gabriel completou 3 anos! assim nunca esquecerei essa vossa data!
    tudo de bom e acredito que os manos estejam super felizes!
    gerir 3 é difícil, muito mas o Amor triplica!

    bjos doces no teu coração

    ResponderEliminar
  17. até me emocionei, muitos parabéns Andreia
    e sim o Dr. Jorge Lima é o melhor do mundo
    beijinhos

    ResponderEliminar