O mundo das terapias!!

19.10.16

Terapias, terapias e mais terapias... um verdadeiro mundo...

Um mundo de esperança...

Um mundo de frustrações...

Um mundo de vitórias...

Um mundo de certezas...

Um mundo de incertezas...

Um verdadeiro mundo complexo!

Há dois anos que uma das frases que uso mais no meu dia-a-dia é "vou a terapia". Sou uma pessoa que vai à luta, que gosta de se informar de todas as terapias que podem potenciar ainda mais o meu filho, que gosta de experimentar e sentir cada experiência, cada incentivo.

Já tive terapias que não corresponderam à minha expectativa, ora pela terapeuta em questão ora pela terapia em si mas isto faz parte da vida, senão experimentarmos também nunca saberemos. E mesmo gostando menos aprendemos sempre qualquer coisa.

Estou focada em dar tudo ao T até aos seus 6 anos de idade, não que depois não continue mas pelo menos a intensidade das terapias acabam por se dissipar.

Os 6 anos não foi uma meta por mim estabelecida na minha cabeça mas sim por saber que o pico de desenvolvimento de uma criança é até aos 6 anos.

Diariamente sou abordada sobre as terapias do T, e na realidade são tantas que muitas vezes até me perco no processo.

Atualmente o T têm 6 terapias e 1 actividade. Uma roda viva de horários e de actividades. Uma verdadeira equipa multidisciplinar.

Método Gleen Doman (aplicado por uma terapeuta) - um método intensivo de estimulação

Snoezelen - um mundo imaginário de estimulação sensorial.

Terapia ocupacional - uma terapia que vê a criança como um todo.

Terapeuta da fala - ajuda na adaptação do T aos sólidos pois não esta a ser uma tarefa fácil, assim como ajuda nos primeiros sons e palavras.

Terapeuta educacional (fornecia pelo estado) - uma terapia que trabalha várias áreas a brincar.

Natação adaptada - Um trabalho motor mas personalizado.

Gymboree - Não uma terapia mas uma actividade bastante divertida e lúdica para as crianças. Desenvolve a sociabilização.

Quando acabo de falar de todas as terapias, é me difícil escolher as mais importantes pois para mim são todas fundamentais para o seu desenvolvimento. Como costumo dizer não existe nenhuma terapia mágica, existe sim um conjunto de terapias que as tornam infalíveis, nunca esquecendo que a resposta da criança é o motor para qualquer criança.

Depois existe outra questão, o desgaste financeiro nas famílias. As terapias são fundamentais é um facto mas depois existe o outro lado, o lado mais negro, o lado dos sacrifícios, o lado da revolta, o lado da igualdade das oportunidades.

Infelizmente cada terapia custa muito dinheiro, o que nos obriga a fazer um esforço financeiro acima da média e que nos priva bastante de alguns jantares fora, de viagens ou até de algumas roupas todas "in". Eu ainda me posso dar ao luxo de fazer sacrifícios mas há quem que por mais queira não consegue.

Esta sim, é a minha maior revolta!! Todos os Pais deviam ter a mesma oportunidade, deviam de conseguir dar o mundo aos seus filhos. Não é justo os nossos filhos não terem as mesmas oportunidades só porque os ordenados são diferentes.

Devia de haver uma maior sensibilidade do nosso estado em apoiar todas as terapias necessárias para o desenvolvimento de uma criança e não disponibilizar apenas uma educadora para vir a casa trabalhar com a criança uma hora por semana. Não, senhores do governo uma hora não chega, muito menos ainda quando se fala de uma vez por semana!!

É urgente ajudar as famílias carenciadas a darem as mesmas oportunidades de desenvolvimento aos seus filhos. Uma terapia não é um luxo mas sim um direito!

Por fim, e mais importante que tudo, o ingrediente com mais força que qualquer terapia do mundo, é o AMOR!! 

E independentemente da circunstância em que vivemos nunca podemos deixar de ACREDITAR, de sonhar pois se somos capazes de sonhar somos capazes de o fazer!!




Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby









Sem comentários:

Enviar um comentário