"Até cair o primeiro avião, nunca tinha caído um antes"

11.12.14

Mais uma consulta para despistar eventuais complicações.. já só falta uma (Otorrino) Ufa!!

Finalmente chegou o dia de rumarmos a Espinho, para que o Dr. DA o visse. Depois de analisar o T, o médico disse que não lhe parecia que o T fosse um caso "bicudo", ou seja, dentro de todos os casos de T21 o T estaria num nível ligeiro, ou seja, não projetava em demasia a língua para fora.

Depois da breve analise, foi tempo de falar nas vantagens e desvantagens do aparelho em formato de chucha.

Vantagens - O aparelho ia fazer com que alargasse o maxilar, segurando assim a língua dentro da sua boca.

Desvantagens - Como se trata de um aparelho, feito através de um molde, o T se engolisse alguma massa poderia correr o risco de asfixiar, acabando assim por sufocar.

Este senão é algo que nunca aconteceu mas existe sempre um risco. Inclusive o Médico disse que "Até cair o primeiro avião, nunca tinha caído um antes". Embora nunca tivesse acontecido havia sempre o risco. Depois também podíamos correr o risco de o T rejeitar o uso da chucha/aparelho.

Perante isto e depois de termos feito várias perguntas ao médico, foi hora de decidir, decisão esta muito difícil, pois sabíamos que a nossa decisão dependia da vida do nosso filho.. Eu e o B olhamos um para o outro a tremer, e sem hesitar decidimos que não. Não tenho dúvidas que decidimos pelo melhor!!

Tínhamos a perfeita sensação que se algo corresse mal, a nossa vida acabaria naquele momento e não estávamos dispostos a correr tal risco. Até porque o T para todos os efeitos esta saudável.

Depois da nossa decisão, abandonamos o consultório com a sensação que tínhamos decidido pelo melhor!!

E rumamos a Lisboa, foram dias cheios de emoção, dias estes que passei por medos,ansiedades e por último, o mais importante uma felicidade extrema.

Embora não tivéssemos ido de uma forma voluntária a Vila Verde e Espinho, gostamos muito de conhecer estes dois locais que até a data desconhecíamos. Foram dias passados em família que jamais trocaria por outra coisa.

Agora a minha cabeça esta a 1000 para começar a fazer os materiais para dar início ao programa de estimulação.

Tínhamos vencido mais uma batalha..




2 comentários:

  1. Bom dia, quero dar-lhe os parabéns pelo blog e pelo tema do mesmo! Tenho um menino especial na família há 45 anos, o meu tio Rogério, é a nossa estrela :D Tem Down bastante acentuado e em criança tinha muita tendência para colocar a língua de fora, nunca usou aparelho e foi sempre corrigido pela família para a colocar para dentro, muito cedo se habituou a ficar com a "boca fechada" :) Sempre tratámos o meu tio como uma pessoal "normal", dentro das suas limitações (que conhecemos muito bem) sempre se exigiu muito dele, todas as pessoas ficam admiradas com a sua postura :) A maior dificuldade é na alimentação, por ele passava a vida a comer :), mas sempre se teve com ele a mesma atitude que com outra criança qualquer e há muitos anos que tem um peso normal. É preciso muita paciência, muitas vezes, mas é a alegria da nossa família. Sempre foi tratado com muito amor pelos pais, irmãos, cunhados e sobrinhos, e julgo que isso foi, e é, o mais importante na sua vida.
    Tudo de bom para vocês e para o vosso menino. Muitas felicidades para a vossa família.
    Vera Silva

    ResponderEliminar
  2. Querida Vera, muito obrigada pela sua querida mensagem.
    Obrigada também por ter partilhado uma historia de sucesso!! Acredito que as pessoas com SD são muito mais felizes que as outras pois vivem a vida de maneira diferente, valorizando muito mais as coisas importantes.
    Um grande beijinho
    Andreia Paes de Vasconcellos

    ResponderEliminar