Mostrar mensagens com a etiqueta desenvolvimento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta desenvolvimento. Mostrar todas as mensagens

O Quarto de brincar

26.1.17

Já tinha partilhado em tempos que estava a preparar um quarto de brincar para os Baby's.

Nesta primeira fase o T e o Baby FM vão ficar no mesmo quarto. Acho fundamental aprenderem a partilhar, além de que é bom incutir a companhia um do outro. Já os imagino em conversas até adormecerem.

Com esta decisão optei por fazer do outro quarto, um quarto de brincar. Um espaço onde quem manda são eles, onde podem desarrumar, brincar, e até dou liberdade para pintarem as paredes caso o entendam.

O quarto não é muito grande e foi um desafio meter tantos brinquedos. Quando estive a montar o quarto é que me dei conta da quantidade de brinquedos que eles têm.

O meu principal objetivo foi fazer um quarto acolhedor, em que eles conseguissem ter os seus brinquedos organizados e de fácil acesso. É importante eles conseguirem ver todos os brinquedos pois caso contrário não brincam nem com metade.

E já que os têm quero que usem e abusem deles. Não quero fazer dos brinquedos peças de louça, quero muito que eles sejam crianças e que brinquem até adormecerem.

Como um quarto de brincar é sempre algo passageiro tentei não gastar muito dinheiro com a decoração. E aproveitei muitas ideias do Ikea pois sem dúvida que eles são óptimos em rentabilizar espaços.

Mantive a estante que tinha para fazer o meu escritório. O sofá serve para eu assistir às suas brincadeiras e aproveitei umas almofadas antigas para lhes mudar o "rosto". Comprei um tecido leve com uma cor muito neutra para transmitir calma ao ambiente e mandei fazer a uma costureira. Tudo não chegou a 30€.

Acima de tudo o que quis foi criar um ambiente leve, acolhedor em que os baby's se sentissem felizes e sem gastar muito dinheiro.

Espero que gostem :)


Cantinho de leitura. Esta prateleira é própria para esse efeito.

Não sabia o que fazer a tantos peluches e molduras e para rentabilizar o espaço optei pelas prateleiras.


Apostei neste móvel do Ikea para arrumar os brinquedos por categorias, mais tarde vou etiquetar as gavetas para que sejam eles a arrumar os brinquedos de uma forma lógica. 


O T já anda

2.11.16

Finalmente o T começou a andar!

Não que ele não andasse mas como gatinhava de uma forma muito ágil, não sentia necessidade de dar esse passo.

Foram uns meses muito trabalhosos para lhe tentar mostrar que estava na altura de andar.

Aos poucos e poucos foi começando pé ante pé a andar, cada passo dele era uma vitória nossa e dele.

Hoje, corre a casa toda de uma ponta a outra vezes sem conta.

E se nos distraímos por breves instantes é ver todos os disparates que ele consegue fazer em tão pouco tempo.

O problema é que o T até para fazer maldades tem o dom da doçura, pois mal nos vê, repete umas 500 vezes "olá" e faz uma carinha de anjo que é impossível não lhe resistirmos.

Todas as etapas dos nossos filhos são desafiantes, todos os dias nos testam os limites, mas quando a noite cerra e o silêncio da casa chega, percebo que todas aquelas endiabrices nos tornam uma família feliz.







Acompanhem-nos também pelo Instagram: @tomas_my_special_baby




Mais uma vitória..e que grande vitória...

6.12.15


O Baby T já gatinha!!

Foi uma luta difícil de ganhar... Embora o T rastejasse com uma grande rapidez, não gatinhava.

Sabíamos que em seis meses o T deveria de gatinhar. O método de estimulação que fazemos é muito exigente e as terapeutas são da opinião que o T devia passar por todas as fases, rastejar, gatinhar e andar.

Durante seis meses trabalhámos muito para isso, mas não estávamos a conseguir..depois em conversa com outras mães ou até mesmo com alguns médicos percebi que o gatinhar não seria obrigatório para o seu desenvolvimento pois há muitos bebés que não chegam a gatinhar...

Mas eu queria mais...sonhava com o dia em que o via a gatinhar pela casa...

Passaram meses e nada..até que me dei por vencida, e pensei que o T passaria do rastejar ao andar.

Sempre tive esperança...mas achei que não iríamos ganhar esta batalha.

Aos poucos ele começava a ter a posição do gatinhar mas depois desistia. A terapeuta do T, ao ver este cenário começou a insistir cada vez mais na posição, primeiro ainda achámos que seria falta de força abdominal, depois com os exercícios percebemos que talvez fosse falta de força nos membros superiores e com uma grande insistência da AF o T começou a gatinhar!!

Quando o vi, não queria acreditar, ainda hoje penso que estou a viver um sonho... ainda não consegui fazer um único filme dele a gatinhar porque cada vez que ele gatinha eu fico a "babar", fico mesmo de boca aberta e com um grande sorriso. Nem sei explicar o que sinto...


Teve que ser a AF a fazer o filme porque eu apenas sei olhar

Uma nova terapia

12.11.15

Depois de muito pensar e de alguns "estudos" optei por investir nesta nova abordagem de estimulação - Snoezelen.

Ontem foi a primeira aula e não podia ter ficado mais contente com todos os estímulos que são proporcionados ao T. O que mais me fascina é aquele ambiente Zen que dá vontade de estar ali um dia todo a observar toda aquela magia.

É uma estimulação muito suave mas muito eficaz pois entra nos cinco sentidos de uma forma muito discreta mas muito eficaz.

O Baby T está fã pois para ele aquilo é um mundo para descobrir.

O Snoezelen é uma estimulação inovadora, com resultados altamente eficazes, toda a intervenção é não invasiva e não farmacológica. É uma sala que está equipada com os mais avançados equipamentos Snoezelen. É um autêntico espaço "state of the art", quem entra naquela sala, entra num mundo imaginário.

Continuo a achar que não existe um único método infalível mas sim um conjunto deles que tornam todos num todo.

Ontem ao ver um programa de televisão, ouvi algo que me inspirou.. "todos as pessoas devem de sonhar, mas devem ter como "obrigação" de torna-los realidade, caso não façamos nada, não passaremos de umas pessoas sonhadoras..."

Eu apenas, sou uma Mãe, uma Mãe sonhadora, mas que todos os dias acorda para tornar o seu sonho realidade!!

E o Snoezelen, foi mais uma peça para juntar à construção do meu sonho.

Vale a pena experimentar!!



Porque brincar é o "trabalho" de um bebé.. Parte II

8.5.15

Os meses vão passando e como tal é preciso mudar algumas brincadeiras..

Hoje em dia olho para os brinquedos com outro tipo de atenção, tento perceber o que é que eles podem dar de mais valia..pois todos eles tem um propósito.

Depois dos brinquedos iniciais (rocas, mobile e animais musicas) foi altura de fazer uma reavaliação e perceber o que agora seria útil para a sua estimulação.

Juntamente com a Dra. LC delineámos as novas metas e para isso foi altura de renovar os materiais para o Baby T brincar.

Não querendo dizer com isto que ele vai deixar de usar com os outros, pois tudo é importante, apenas estes vão complementar ainda mais a sua fase de desenvolvimento.

Estimulação sensorial

Telemóvel. O telefone é muito importante pois ajuda aqueles dedinhos tão pequeninos a tocar nas teclas. É óptimo para implementar outro tipo de toque nos objetos.
Este telefone é optimo pois além de estimular a parte do toque, estimula o tato, a visão e a audição. A perfeição num único objeto tão simples!!

O T quando o viu..adorou.




Galo. Outra abordagem diferente na manipulação dos objetos pois este Galo além de ter uns sons divertidos, tem uma cauda que roda, o que promove o desenvolvimento da coordenação manual





  • Pirâmide dos Anéis. É um conjunto de seis anéis coloridos que juntos se transformam numa pirâmide. Além de muito apelativo pelas suas cores ajuda o bebé a reconhecer os tamanhos pois permite que se ordene os anéis do maior para o mais pequeno. Com a pirâmide o T vai aperfeiçoar e coordenar melhor os movimentos de mão, agarrando e sobrepondo. 
O Tambor formas e sons. Um brinquedo muito completo pois tem dupla função. De um lado é um tambor electrónico em que o T pode tocar com as mãos ou com o martelo e assim ouvir diferentes melodias, efeitos sonoros e o som do tambor. Do outro lado é um brinquedo de primeiros encaixes, que começa a ser importante para o bebé perceber a dimensão das formas. Outro aspeto que me chamou a atenção foi o facto do tambor ter uma forma cilíndrica impulsiona o rolar, encorajando a gatinhar.


Uma grande equipa

24.3.15

Hoje tivemos mais uma consulta no Diferenças com a Dra. LC, uma consulta diferente e especial, pois tivemos a presença da nossa querida AF.

Assim todos juntos delineamos novos exercícios e novas metas. 

Para mim é muito importante para o sucesso do T ter o máximo de pessoas a lutar pelo mesmo..pois se todos trabalharmos para um todo o resultado só poderá ser fantástico!!

Como é bom poder trabalhar com esta equipa!! Equipa esta que me ajuda todos os dias a tornar o meu sonho possível.


Obrigada Dra.LC, C e AF sem vocês não seria possível.




Porque brincar é o "trabalho" de um bebé

22.3.15

Quando o Baby T nasceu e após ter sido diagnosticado a T21 fui bombardeada por familiares, amigos e equipa médica de estimulação precoce.. Mas afinal o que é isso?!? De tanta preparação que tive para a chegada de um filho, ninguém me falou de estimulação..

Estimulação = Ação ou efeito de estimular (incentivar) ou de estimular-se; acção de despertar o ânimo.

Estimulação precoce= fornecer estímulos aos bebês para desenvolver e potencializar as funções do cérebro, dando-lhe mais oportunidades de desenvolver a capacidade de aprendizagem. Diz-se precoce porque deve ter início logo ao nascer.

Com esta pouca ou nenhuma informação, percebi que de tudo se fala quando estamos gravidas (enxoval, amamentação, parto, banho..) e de pouco ou nada se fala de estimulação. A meu ver uma grande lacuna..

Não perdi tempo e tentei perceber o que era estimulação precoce e como podia aplicá-la num bebé tão pequenino.

Comecei de imediato a "trabalhar" com o Tomás. Por vezes ouvia "mas ele é tão bebé", "um bebé precisa de descansar", "um bebé é para comer e dormir", "isso é uma violência para um bebé". E na realidade ao longo dos meus trinta e um anos também achava isso mas para mim foi altura de fazer um "reset" ao cérebro e perceber que os bebés precisam de ser muito estimulados pois os primeiros anos de uma criança ditam o seu futuro, mais ainda em crianças que nascem com um cromossoma a mais.

Também aprendi que o pico de desenvolvimento de uma criança é dos 0 aos 6 anos. Depois disso é um desenvolvimento mais lento.

É este o meu foco, dar tudo o que tenho e o que não tenho nestes seis anos pois sei que vão ser cruciais para o futuro do Baby T.

Por falta de conhecimento muitas vezes achamos o brincar algo supérfluo e na verdade é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento. Afinal o brincar de uma criança é o seu trabalho.

E depois de muitas pesquisas percebi que a Chicco é das marcas que mais se preocupa com o desenvolvimento dos nossos filhos pois tem brinquedos para todas as fases (0 aos 6 anos) e estimulações.

Na hora de escolher os brinquedos, devemos de olhar para ele e perceber qual a sua utilidade de desenvolvimento para a criança em questão. Afinal de tudo vamos ajudar o nosso bebé a desenvolver-se.

Tocar, ver, ouvir, morder, andar e conviver. São pequenos gestos que permitem aos nossos filhos descobrir o mundo enquanto estimulam os seus próprios sentidos e se desenvolvem.

Quando olho para o brinquedo, tento sempre perceber onde vai atuar mais no Baby T pois existem vários áreas de desenvolvimento:

Sensorial (Visão, audição e tato)
Motor
Linguagem
Cognitivo 

Tenho encontrado inúmeros brinquedos da Chicco que atuam nessas áreas de desenvolvimento.

Sensorial (Visão, Auditiva, Tato)