Porque brincar é o "trabalho" de um bebé.. Parte II

8.5.15

Os meses vão passando e como tal é preciso mudar algumas brincadeiras..

Hoje em dia olho para os brinquedos com outro tipo de atenção, tento perceber o que é que eles podem dar de mais valia..pois todos eles tem um propósito.

Depois dos brinquedos iniciais (rocas, mobile e animais musicas) foi altura de fazer uma reavaliação e perceber o que agora seria útil para a sua estimulação.

Juntamente com a Dra. LC delineámos as novas metas e para isso foi altura de renovar os materiais para o Baby T brincar.

Não querendo dizer com isto que ele vai deixar de usar com os outros, pois tudo é importante, apenas estes vão complementar ainda mais a sua fase de desenvolvimento.

Estimulação sensorial

Telemóvel. O telefone é muito importante pois ajuda aqueles dedinhos tão pequeninos a tocar nas teclas. É óptimo para implementar outro tipo de toque nos objetos.
Este telefone é optimo pois além de estimular a parte do toque, estimula o tato, a visão e a audição. A perfeição num único objeto tão simples!!

O T quando o viu..adorou.




Galo. Outra abordagem diferente na manipulação dos objetos pois este Galo além de ter uns sons divertidos, tem uma cauda que roda, o que promove o desenvolvimento da coordenação manual





  • Pirâmide dos Anéis. É um conjunto de seis anéis coloridos que juntos se transformam numa pirâmide. Além de muito apelativo pelas suas cores ajuda o bebé a reconhecer os tamanhos pois permite que se ordene os anéis do maior para o mais pequeno. Com a pirâmide o T vai aperfeiçoar e coordenar melhor os movimentos de mão, agarrando e sobrepondo. 
O Tambor formas e sons. Um brinquedo muito completo pois tem dupla função. De um lado é um tambor electrónico em que o T pode tocar com as mãos ou com o martelo e assim ouvir diferentes melodias, efeitos sonoros e o som do tambor. Do outro lado é um brinquedo de primeiros encaixes, que começa a ser importante para o bebé perceber a dimensão das formas. Outro aspeto que me chamou a atenção foi o facto do tambor ter uma forma cilíndrica impulsiona o rolar, encorajando a gatinhar.








Todos os estes brinquedos tem a sua mais valia e tenho a certeza que serão muito importantes para o desenvolvimento do T!!
O T quando os viu ficou com aquele brilho nos olhos que jamais se conseguirá explicar..





2 comentários:

  1. Nesta fase os brinquedos são sem dúvida muito importantes para os nossos filhos!

    ResponderEliminar
  2. O Baby D tem esse tambor e foi sempre um dos brinquedos preferidos, o Baby T também vai adorar e gatinhar muito atrás dele.

    ResponderEliminar