Reorganizar uma vida para este novo confinamento

9.2.21

 No início não foi fácil para mim aceitar, "recusava" no meu íntimo esta nova realidade.

Ainda tinha sido tudo tão recente, que não me sentia preparada para voltarmos a fechar-nos em casa. Ao mesmo tempo sentia que os meus filhos estavam esgotados pela privação das brincadeiras com os seus amigos.

Aos poucos fui-me mentalizando, mas dei-me tempo para me organizar.

Respirei fundo, deitei fora as lágrimas necessárias, e segui em frente!

Reorganizei-me e pedi ajuda porque sozinha seria mais difícil. 

Experimentei e vi o que podia funcionar.

Permiti-me estar 100% disponível para os meus filhos no turno da manhã e nessa altura não há margem para emails, telefonemas ou lides domésticas.

As refeições são preparadas de véspera, para que no dia seja só ir para a mesa almoçar. Os computadores e todas as atividades são pensadas no dia anterior, o despertador toca à mesma hora, arranjo-me como se fosse trabalhar e organizo a casa para mais um dia. 

Eles vestem-se, tomam o pequeno almoço e às 9.50h estão em frente ao computador para começar.

O Pai, quando é necessário interrompe o trabalho, para ajudar. Após a tele escola vamos fazer as atividades e ambos fazem os trabalhos juntos.

Dou-lhes o reforço da manhã, alguma brincadeira livre, se houver tempo e almoço.

O Tomás à tarde tem terapias e eu aproveito para trabalhar um pouco, o Francisquinho vai para a avó e a Constança fica com a bisavó.

E foi esta a forma que encontrei para equilibrar todas as tarefas, não é seguramente a melhor, mas até agora tem resultado e tem-me dado alento para continuar.

Isto não é fácil para ninguém, e todos os dias deito-me a agradecer por ter passado mais um dia. 

Com esperança que tudo retome e que as nossas vidas voltem ao normal.

E vocês, como se organizaram?





1 comentário:

  1. Olá Andreia,
    Eu tenho duas meninas, uma de 14 anos e outra de 15, são as minhas princesas, a minha vida ♥️♥️, eu estou em teletrabalho semana sim semana não, o meu marido tem de sair para o gabinete e eu deixo o almoço sempre pronto de véspera. Antes de sair já as duas estão em aula síncrona e depois só têm tempo de aquecer e comer, claro que como são maiores tratam dos lanches, mas não é fácil, quando saio de casa já estão em aula e quando chego ainda estão a fazer trabalhos de casa.
    Mas vamos ultrapassar isto com muito amor porque somos uma família feliz e com amor tudo se supera.
    Beijinhos 😘

    ResponderEliminar