(Re)começar

22.2.21

Como se recomeça, depois de uma queda que nos leva a alma e nos silencia a respiração? 

Não sei, ou melhor sei, porque também há seis anos caí num buraco escuro, em que me obriguei a ser feliz. Mas também sei que cada pessoa é uma pessoa, que existe quem se afunde numa tristeza profunda, e quem consiga nadar até encontrar o cimo. 

As quedas livres não são fáceis, necessitam de tempo, de um trabalho solitário e de muita força de vencer. Não é um trabalho do outro, mas um trabalho nosso!

Perder um filho, custa! E custa muito! Tenha ele semanas de barriga, meses ou anos de vida. É um filho e ponto final.

E não é o "deixa lá", o "já passou" ou o "já tem três filhos, é porque não tinha de ser", que nos dá alento. Cada filho é um filho e cada um foi sonhado e projetado de forma única.

Infelizmente a perda gestacional é algo que existe, mais até do que pensamos, é algo que assombra muitas mães, que corrói almas e se torna num caminho solitário. Mas que não se fala! Não é bem visto e não tem espaço nos romances da maternidade.

Não se viu a cara e aquele bebé passa de feto em segundos, e está tudo bem. Pois mas não está nada tudo bem. Houve uma família que se encheu de sonhos, que criou expetativas e de uma forma cruel tudo acaba sem sabermos como ou porquê.

Infelizmente não tenho a pólvora mágica para a dor, sei apenas que a temos de respeitar, de chorar e de a aceitarmos.

A vida é feita de escolhas! Sempre o disse e continuo a dizê-lo. A felicidade depende única e exclusivamente de nós.

E embora ainda esteja a erguer-me posso dizer-vos que hoje levantei a cabeça, mesmo quando o corpo me pediu para se afundar numa cama repleta de pipocas e chocolates, arranjei-me, ergui a cabeça, olhei em frente, respirei e fui! Segui o meu próprio caminho, não escondendo a dor que ainda sinto, mas que a seu tempo acredito que se apazigue.

Não tenho certezas de nada, não sei se voltarei sequer a um bloco de partos. 

Mas posso garantir-vos que voltarei a sorrir por mim!

Agora vou lutar por mim, pela minha felicidade e da minha família!

Recomeçar 💓






Sem comentários:

Publicar um comentário