Uma aventura a quatro

19.8.20



Foi numa noite de insónias, que vi pelo Instagram, uma amiga minha a partilhar esta experiência  com o seu filho.

E confesso que embora fuja ao meu estilo, fiquei num "excitex" só de pensar nos meus filhos a dormirem em cima do nosso carro. Sabia que seria uma experiência única e inesquecível.

E o pretexto perfeito para um fds só com eles, em que pudesse olhar para eles, ouvi-los sem a Constança agarrada a mim.

Corri a agenda e só descansei quando consegui marcar este fim-de-semana.

E foi tal como imaginei, indescritível!

Por sair do meu registo não me aventurei mais que uma noite, era a primeira vez, e não quis arriscar, no entanto da forma que fizemos aguentava mais uma noite sem qualquer problema.

Queria que fosse uma experiência diferente e queria aproveitá-la da forma mais crua que há por isso foi selvagem, sem banhos de água quente, sem casa de banho, sem sofá e cozinha.

Éramos apenas nós e o nosso carro. E só por isso valeu a pena.





Embora não seja uma zona que frequente com frequência, gosto muito da Costa Vicentina. É das zonas do nosso país mais virgens e com praias lindíssimas. Para nós o local perfeito, para esta aventura.

O meu objetivo principal era adormecer e acordar, a ouvir e a ver o mar, por isso Vila Nova de Mil Fontes foi a escolha perfeita. Estudei um pouco o percurso, perguntei, informei-me para que tivéssemos um rumo e não nos sentíssemos perdidos.

Levei tudo programado e quando chegámos foi só usufruir da experiência. Nas malas levei o básico e mesmo assim levei coisas a mais, que nem a luz do dia viram, tais como, os cremes de banho e champô pois não houveram banhos. Levei também três mudas de roupa para mim e de facto só usei duas, uma para ir jantar e a de viagem. Levei dois tipos de pijamas para eles: calções e calças e optei pelas calças porque à noite teve muito húmido. De resto foi sempre de fato de banho e à noite uma roupa mais composta para irmos jantar.




Quando saímos de Lisboa fomos em direção à praia do Malhão e ali passamos a tarde. Em casa tinha preparado uma lancheira com uma massa fria, água fresca (congelei de véspera para aguentar todo o dia), fruta, sumos de fruta e bolachas. E ainda bem que o fiz pois aquelas praias não têm apoio de bar/restaurante. Mas a bola de Berlim não faltou. Almoçamos mesmo na praia e soube tão bem. Estava tudo fresco. Era uma massa simples por isso sabia de antemão que não estragaria se sobrasse.

Junto à lancheira levei cuvetes de gelo para que a comida se mantivesse sempre fresca. Levei também pratos, copos e talheres descartáveis e sacos de lixo para que tivesse sempre tudo organizados e limpo.

No dia seguinte comemos as sobras e juntamos à massa um frasco de salsichas. 

Ao jantar optamos por ir a um restaurante e comermos confortavelmente e assim, também conseguirmos ir à casa de banho. Para mim a resistência maior foi sempre a casa de banho, mas pelo tempo que fomos não chega a ser sequer dramático. 

No mar fizemos os xixis e no restaurante os cocós. Atendendo aos tempos em que vivemos andámos sempre com desinfectante e escolhemos sempre casas de banho que tivessem limpas.

No entanto para eles levei os penicos para que na tenda, caso tivessem vontade fizessem e nós tínhamos o ar livre.

Tivemos sorte porque não houve durante a noite vontades para xixis. Contudo para eles levei fraldas mas para meu espanto quando acordaram estavam secas :) 

Se a nós nos tivesse apetecido tínhamos saído da tenda e feito com as estrelas em cima de nós.

Falaram-me de vários restaurantes mas estavam praticamente todos cheios, só consegui o Ritual mas na lista ficou o Porto das Barcas e a Tasca do Celso

Optamos por jantar cedo para conseguirmos desfrutar do tempo na tenda, no entanto não nos livrámos de a montar já de noite. Mas posso garantir que é super fácil de o fazer. Foi o meu marido que a montou, e eu só ajudei com a lanterna.

Para pernoitar, optámos pela praia do Aivados, que desconhecia ser de surfistas mas que se tornou perfeito porque assim tivemos sempre acompanhados. 




Todos aqueles caminhos até às praias ainda são muito virgens, de terra batida e sem luz, por isso o caminho de noite até às praias impõe respeito. Mas assim que chegámos estavam imensas autocaravanas o que nos descansou no imediato. Mas sentir que ali estamos completamente vulneráveis deixa-nos apreensivos mas é confiar que tudo vai correr bem. 

O Tomás e o Francisquinho estavam radiantes e super excitados na tenda, acredito que todas as pessoas que nos rodeavam ouviram as suas gargalhadas de felicidade. E para tornar a a noite mais doce levei pipocas e gomas. Vimos as estrelas e adormecemos a ouvir o Mar.




Dormimos os quatro super confortáveis na tenda, o colchão da tenda é óptimo e não fica nada atrás das camas tradicionais. Para eles levei os sacos de cama da Minô Babies e para nós como não tinha sacos de cama e não consegui ir comprar levei um edredom. Mas não tivemos frio. Para tornarmos tudo mais acolhedor levámos também as nossas almofadas e também os seus peluches que costumam dormir.

No dia seguinte acordámos com os primeiros raios de sol e que sensação boa abrir a tenda e ver o mar. 


Lavámos os dentes mesmo ali com a água que tínhamos, vestimo-nos e desmontamos a tenda pois  não é permitido acampar em praias e nesta altura a GNR anda em cima, tanto que apareceu, mas simpáticos apenas disseram que tínhamos de sair.


De seguida fomos tomar o pequeno almoço à vila e fomos para a Ilha do Pessegueiro. Outra praia lindíssima.






Foi de facto umas das experiências mais enriquecedoras que fiz com os meus filhos. Onde os senti verdadeiramente felizes com tão pouco. Não é preciso exisitir muita preparação prévia mas sim vontade de ir à aventura, sem medos. Aconselho que levem um percurso planificado para que consigam usufruir ao máximo das coisas e sem incertezas. Eu preparei-me de vésperas, descompliquei na hora de ir à casa de banho e tive sempre papel higiénico comigo para uma emergência. E de facto não é preciso muito para se ser feliz, basta ser. É ir e ser.

Cada vez mais penso que se pensarmos de mais não fazemos metade. E a vida já nos mostrou que tem de ser aproveitada tal como ela é, e da forma mais crua que há. 

No entanto soube por uma seguidora que existe um parque de campismo com óptimas condições ali perto  e que podemos "alugar" para usar a casa de banho e tomar banho. Chama-se: YellohVillage Costa do Vizir, fica em Porto Covo.

O que nunca pode faltar convosco é: medicamentos, papel higiénico, água (fomos comprando frescas nas bombas de gasolina), lanterna, repelente, chapéu de sol, sacos de cama e um grande espírito de aventura.

Gostava de eleger pontos negativos mas confesso que não os encontro, é uma experiência, é uma tenda e não podemos esperar além do básico, se forem com esse espírito posso garantir que vão adorar! Talvez eleja a casa de banho como um ponto negativo mas isso faz parte da experiência e confesso que até duas noites não me incomoda.

Para mim esta experiência faz-se pela tenda pois foge ao registo habitual, é da Topo Tents. O responsável pelo conceito chama-se Diogo e é um querido. Dá-nos todas as informações precisas para usufruir da experiência ao máximo. Considero que seja uma experiência acessível economicamente pois o valor da noite é de 39.90€ (sendo que este valor é por 24 horas).



O que vos posso dizer que arrisquem, saiam da vossa zona de conforto, vivam a vida da forma mais real possível, sintam e cheirem o que o mundo vos dá. Os vossos filhos vão agradecer e nunca mais se esquecerão.

Por fim e para não deixar ninguém sem resposta, não existe uma idade certa para o fazer, façam-no quando acharem que os vossos filhos estejam preparados para usufruirem da experiência e que vocês estejam com uma logística familiar relativamente simples.





3 comentários:

  1. Deve ter sido mesmo uma experiência super entusiasmante para os miúdos e para os pais! Eu teria um pouco de receio por dormir numa tenda fora de um parque de campismo, sou medrosa! Mas quanto a acampar é há muitos anos a nossa forma de passar férias, e mesmo depois de os nossos gémeos nascerem, mesmo um deles tendo paralisia cerebral, não abdicamos deste estilo de férias! Os miúdos adoram!

    ResponderEliminar
  2. olá bom dia,

    Desde de ontem que a publicidade desta empresa que fiquei igual a si ...
    não paro de pensar que gostaria mesmo muito fazer mas assusta me um pouco pois sou sozinha mais o meu filho de 3 anos ..Mas quero tanto
    e um bem haja pela partilha ate me comoveu <3
    beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar