Um Amor louco

24.8.20

Chegou finalmente o dia que mais temia, a seguir à cirurgia, o dia em que a realidade ganhava forma e se tornava visível para todos. O dia em que o Tomás tirava o penso, expondo assim a sua cicatriz.

Quando o estavam a fazer eu fiquei à distância, não quis sequer ver. O que pensando bem, não fez qualquer sentido pois o Tomás tirava o penso para sempre.

Lá de longe via uma cicatriz que me paralisou por completo e que me fez tremer. De seguida fui dar-lhe banho e ali éramos só nós. Respirei fundo antes de lhe abrir os botões do pijama e encarei o que nenhuma mãe quer encarar. Um peito pequenino tão vulnerável. Uma invasão tão grande sobre um corpo tão indefeso.

Pelo reflexo o T viu a sua cicatriz, teve medo, e eu vi o seu brilho do olhar a ir embora. Naquele momento não houve nada que lhe disse-se que o metesse a sorrir.

Dei banho a uma criança triste e aos poucos foi perdendo vida, encolheu-se e não quis fazer mais nada, a não ser dormir.

Não almoçou e só acalmou debaixo dos lençóis. Naquele momento, ali,  eu "morri" com ele. 

Aquele meu filho, forte, de brilho no olhar, confiante em si próprio tornou-se vulnerável e sem confiança.

Ele perdeu e eu perdi ali com ele. 

Perdida nos meus pensamentos, desabafei com o meu marido as minhas angústias. Desligou o telefone e disse-me que ligaria daqui a cinco minutos pelo facetime para falar com o Tomás.

O Tomás que adora falar ao telefone não queria falar, mas lá insisti e assim que viu o pai foi falando timidamente até que o pai lhe mostrou a mesma cicatriz nele próprio (pintada por ele) e assim que percebeu que não era o único ganhou vida e o seu brilho voltou.

Confesso que não estava a acreditar no que os meus olhos viam, mas a verdade é que o Tomás voltou a sorrir, voltou a comer e até saiu da cama. 

É desolador ver um filho perder as forças mas é uma felicidade imensa quando os vemos rejuvenescer.

Isto só mostra que a auto estima destrói e que temos de estar atentos pois é crucial para o seu desenvolvimento humano. 

Ainda sem previsão de saída mas confiante que estas secreções que teimam em estar no pulmão desapareçam rapidamente.

E se virem uma família com uma risca no meio, somos nós. Sempre ouvi dizer que o Amor é louco e começo a achar que é verdade.

Obrigada a todas as mensagens de força, de carinho que tenho recebido e por todas as orações, ainda não consegui responder a tudo pois são milhares delas mas vou fazer por isso. OBRIGADA pelo vosso amor pela nossa família.

Um grande beijinho nosso



10 comentários:

  1. Força mãe forte, nunca perca esse brilho e essa dinâmica que tem com os seus três filhos. O T É FORTE e é um menino LINDO que de certeza Deus vai olhar por ele e dar-lhe muita saúde.beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Nem sei que dizer. Não há palavras da boca de alguém que não foi mãe para dizer a uma menina mãe para a reconfortar. Só te posso dizer Andreia quanto mais leio de ti mais as minhas lágrimas teimam em saltar pela surpresa de tão belo ser que és duma força inexplicável junto da tua família incrivel. E é por esse amor tão forte que esse menino lindo conseguirá ultrapassar mais essa barreira. Só pode tudo correr bem. Só pode. Bem-Hajam. O Tomás tem a tua força, vais ver.
    Até lá, vou-te lendo. 💋

    ResponderEliminar
  3. Incrível a tua força e a desse menino lindo que já venho acompanhando a muito ❤️ só posso mesmo desejar as melhoras e a maior força para todos deus está convosco e de tudo cuidará .

    ResponderEliminar
  4. Muita força e fé que tudo vai correr bem que o Espírito Santo vos ajude, bjs😘

    ResponderEliminar
  5. Quero desejar tudo de bom para esta família que acabo de conhecer mesmo por de trás de um ecrã. Tomás já fazes parte da minha vida. Pela lágrima no canto do olhos.

    ResponderEliminar
  6. Querida mamã. O Tomás perdeu-se e reencontrou-se. Reencontrou-se e renasceu para a vida. Para a vida longa que essa mesma cicatriz lhe vai permitir! Essa cicatriz, esse labirinto que foi a jornada da cirurgia.
    Um beijinho a essa família e a todas as outras de meninos e familias especiais.

    ResponderEliminar
  7. Nós também somos uma família com uma risca no meio, aliás a nossa risca já foi aberta 3 vezes e tem dias em que a M não a quer mostrar, quer roupas fechadas, tem outros dias em que nem se lembra da risca.
    No entanto estas riscas lembram-nos constantemente o quão fortes nós somos e sempre que isso por momentos desaparecer e nós fraquejar-mos basta olhar para as riscas...

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho uma risca, não ao meio, mas de lado.
    Ganhei tecido colóide e a coisa andou feia...
    Uma vez na praia, uma senhora muito maldosa, perguntou "oh, o que é que a menina tem aí? foi alguma doença?"
    ao que prontamente respondi "sim, e contagiosa! Amanhã a senhora acorda com uma risca igual!"
    irra gente sem respeito pelo próximo!!!
    Força pequenino! Força mamã! :*

    ResponderEliminar